Sem modéstia, Zeekr quer abocanhar donos de Porsche
Depois de JAC, Caoa Chery, GWM e BYD, chegou a vez da Zeekr ampliar a opções de marcas chinesas no mercado brasileiro
Depois de JAC, Caoa Chery, GWM e BYD, chegou a vez da Zeekr ampliar a opções de marcas chinesas no mercado brasileiro
É de espantar a euforia das marcas chinesas com o mercado brasileiro. Eu já ouvi de um especialista que as que não vierem muito bem infraestruturadas, conhecendo muito bem nosso mercado, vão acabar fazendo o que se chama de voo de galinha… sobe e cai logo. E tem novidade no pedaço. Baseadas talvez no sucesso das quatro já presentes CAOA Chery, JAC e principalmente BYD e GWM.
Muitas outras estão desembarcando por aqui. BYD e GWM lideram entre os eletrificados e provocaram um desarranjo, quase que um tsunami no setor. Porém mais de marketing que de vendas, pois poucos perceberam que este ano as duas cresceram menos que o mercado como um todo. Mesmo tendo driblado a alta dos impostos que vão continuar subindo até o patamar de 35% em julho de 2026, a concorrência está cada dia mais desafiadora entre elas mesmas.
VEJA TAMBÉM:
Duas já desembarcaram, agora, Neta e Zeekr. Outras três estão chegando, GAC e duas da Chery sem a CAOA, Omoda e Jaecoo. A Neta já levou seus carros ao Festival de Interlagos e a próxima será Zeekr que apresenta dois modelos no começo de outubro. Ah, você nunca ouviu falar delas?
Eu também não. Mas as chinesas não se intimidam por serem desconhecidas do brasileiro. Essa Zeekr pertence ao poderoso grupo Geely, detentor de várias marcas, Volvo entre elas. Um dos seus primeiros modelos aqui será o SUV X, que divide plataforma com seu primo Volvo X30. Outro, o Zeekr 001, uma perua. Pretensiosa, a marca diz que vem pra concorrer com Porche, Mercedes, BMW, Audi e que vai operar apenas com dez concessionárias, quase todas no sul e sudeste do país.
O problema é que carro premium também dá defeito, quebra roda, pára brisa e o dono se sente confortável com uma rede mais capilarizada de revendas para atendê-lo. Mas otimistas, os marqueteiros dessa tal Zeekr acreditam que vencerão o conservadorismo do freguês brasileiro, concentrando seu foco apenas em marcas premium. E nem pretendem chegar com preços mais em conta como outras chinesas, mas custando o mesmo ou até mais que a concorrência.
A dúvida é: será que a falta de fidelidade do brasileiro o levará a migrar de um Volvo X30 para o SUV X da Zeekr? Ou que o feliz proprietário de um Porsche Panamera vai trocar seu alemão pela desconhecida Zeekr 001? Só o mercado e o tempo dirão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |