Zinabre na bateria: o que é? Como limpar? Como evitar?
Quando essa crosta esverdeada se formar em torno da bateria do seu carro é preciso remove-lá para não comprometer o funcionamento
Quando essa crosta esverdeada se formar em torno da bateria do seu carro é preciso remove-lá para não comprometer o funcionamento
Um belo dia você decide levantar o capô do carro e conferir se está tudo bem com ele. O óleo do motor está no nível, dentro da data e da quilometragem, e os outros fluidos da mesma forma, sem nenhum sinal de mancha ou respingo. Mas quando a tampa está sendo fechada, você percebe que há algo errado na bateria. Tem uma crosta verde perto dos conectores. É o zinabre.
Esse resíduo pode gerar muitas dúvidas e preocupações na cabeça dos motoristas e proprietários. Realmente não é algo que deveria estar lá, mas é mais comum do que se imagina. Então, o que é isso? O que fazer? Como prevenir?
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É importante também saber como o zinabre pode ser formado. Se o veículo apresentar falhas na partida ou problemas nos componentes eletrônicos, como luzes do carro ou no som, pode ser um sinal para conferir como está a situação embaixo do capô.
O zinabre ou azinhavre é uma camada esverdeada que se forma em componentes metálicos como forma de oxidação. É comum encontrá-lo nos polos das baterias automotivas principalmente quando ela, por algum motivo, não está nas melhores condições.
O zinabre aparece quando o ácido sulfúrico (líquido presente dentro das baterias) vaza para os pólos e conectores, entrando assim em contato com o oxigênio do ar. Quando esses elementos se encontram, a bateria começa a formar uma camada verde.
Isso ocorre por três razões: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.
A Moura, fabricante de baterias automotivas, contém um vasto material que também ensina sobre o zinabre. Neste conteúdo eles alertam que:
“No entanto, mesmo com as garantias de fábrica, o zinabre pode se formar se houver um excesso de aperto no terminal da bateria. O polo é feito de chumbo, um metal mais macio, que pode ser danificado em caso de mau uso. Desta forma, uma pequena quantidade de ácido sulfúrico pode passar por esta brecha que se abre entre a caixa plástica e o polo danificado.”
Remover essa camada corrosiva que pode até atrapalhar na hora de dar partida é um processo bem rápido e fácil. A Moura apresenta duas soluções para remover o azinhavre, utilizando poucos itens que qualquer pessoa tem em casa. Lembre de fazer isso com o veículo desligado.
Para ambas as ações, uma escova de aço pode ser utilizada, após o derramamento dos fluidos, para uma remoção mais eficiente. Uma dica de emergência para esta situação. A recomendação é Coca-Cola, pois sua acidez remove o zinabre. E depois de jogar o refrigerante, lave tudo com água.
A prevenção do zinabre é feita por meio da limpeza periódica da bateria e dos conectores e também da instalação correta. De tempos em tempos produtos como limpa contatos ou desengripantes podem ser utilizados para manter os equipamentos em bom estado.
Sempre que a limpeza for feita, certifique-se que a conexão dos cabos e polos com a bateria seja feita da maneira correta, sem apertar de mais ou de menos.
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Cara tambem coloquei a moura no meu carro da ultima vez, ja tem 2 anos e zerada, mas so coloquei a moura, porque o vendedor nao tinha a Heliar, pois sempre prefiro a Heliar, nunca tive problemas com Heliar, e vou falar, tanto no carro como na moto elas duram comigo mais de 5 anos, nao tem como nao confiar na marca.
Aprendi com meu pai que moura era a melhor! sempre usei bateria Moura e nuca aconteceu isso comigo, devo ter 5 ou mais canhoto de garantia em casa e todas duraram quase 5 anos,
Este ano inventei de compra uma mais em conta, uma tal de pioneira e após 2 meses apareceu esse zinabre no polo , eu besta fui na onde do vendedor. ?, mas é vivendo e aprendendo.
Cara tambem coloquei a moura no meu carro da ultima vez, ja tem 2 anos e zerada, mas so coloquei a moura, porque o vendedor nao tinha a Heliar, pois sempre prefiro a Heliar, nunca tive problemas com Heliar, e vou falar, tanto no carro como na moto elas duram comigo mais de 5 anos, nao tem como nao confiar na marca.
Uma coisa que aprendi e que deu certo para prevenir é passar vaselina nos bornes.
Graxa também resolve