Tipos de moto: conheça todos!
Assim como qualquer outro veículo, as motos também têm subdivisões que são fundamentais para definir a aventura a se encarar
Assim como qualquer outro veículo, as motos também têm subdivisões que são fundamentais para definir a aventura a se encarar
Várias coisas no nosso cotidiano têm suas subdivisões e com as motos não é diferente, afinal para cada local ou piloto deve existir um tipo de moto que se encaixa melhor. Nakeds, custom, big trail, todas estas variantes de motocicletas compõem uma gama de vários outros tipos, que listamos abaixo.
Cada um dos tipos de moto se diferencia na proposta de pilotagem, tipo de terreno e também em toda sua estrutura e componentes.
VEJA TAMBÉM:
O tipo de moto mais comum no Brasil é o street. Chamado também de city estas motos são realmente feitas para o trânsito urbano.
Estas que geralmente são pequenas e possuem um motor entre 110 cm³ e 300 cm³ também tem uma mecânica mais simples, sendo interessantes para quem quer gastar menos e/ou usa a moto em meio ao trânsito de grandes centros urbanos.
Além do preço mais em conta, manutenção acessível e economia, o maior destaque delas está na facilidade de achar peças, pois são modelos muito comuns.
A moto street mais comum do Brasil também é a mais vendida de todos os tempos por aqui, a Honda CG, que hoje está na sua motorização 160.
As scooters na verdade não são motos, pois tecnicamente as motos são pilotadas em uma posição montada e as scooters se conduzem sentado. Porém como são veículos com uma condução bem semelhante entram na categoria.
Estes modelos, como dito, se caracterizam por sua posição de pilotagem além de obrigatoriamente serem automáticas, ou seja não tem pedais de marcha ou freio (até porque os pés do piloto ficam na plataforma). Todos os comandos estão nas mãos. Outro ponto muito importante é que este tipo de moto sempre tem um compartimento embaixo do banco que costuma caber ao menos um capacete ou outro item que o condutor desejar.
As motos trail são um tipo de moto que quem é mais alto costuma gostar, pois são pequenas trilheiras que contam com uma altura do banco, distância mínima do solo e suspensões mais elevadas, deixando as pernas do piloto mais esticadas.
Porém é importante deixar claro que, embora o nome trail, não são todas as que suportam alguns caminhos mais desafiadores. Muitas têm motor 160 e são muito usadas nas mesmas situações que as street.
Agora sim uma trilheira que aguenta mais o off-road, dependendo do modelo. Fazendo jus ao nome as big trail tem motores grandes, geralmente maiores de 650 cm³, e são muito usadas para quem busca rodar de forma confortável nas estradas ou quer uma trilheira mais parruda que ande bem também no asfalto.
Sua ergonomia costuma ser uma das melhores dentre todos os tipos de moto, além da alta tecnologia que também é comum nesta categoria.
Voltando para modelos menores as naked são pequenas esportivas, porém sem aquela carenagem frontal que as motos de velocidade usam para melhorar a aerodinâmica. Por isso o nome naked.
Estas esportivas podem vir em todos os tamanhos e costumam variar entre motores 300 cm³ e 1000 cm³. Estas são mais compactas, mas possuem motores muito potentes e que atingem altas velocidades muito rápido. São também chamativas e costumam ter roncos inconfundíveis. Elas podem ser usadas tanto em regiões urbanas quanto estradas, mas o alto consumo às vezes faz com que o dono prefira usar uma mais lenta no dia a dia.
Agora sim as reais esportivas. Quem já viu corridas de moto sabe que estas são as motocicletas mais rápidas dentre todos os tipos de moto. Todo o conjunto de motores potentes e aerodinâmica fazem com que as maiores desta categoria atinjam facilmente 300 km/h – algumas hoje em dia passam dos 400 km/h.
Sendo bem coloridas e chamativas, as moto tipo esportivas tem todo seu chassi, sistemas de freios, suspensão, pneus e outros preparados para o desempenho dos motores que tem variados tamanhos, mas geralmente variam entre 600 cm³ até 1200 cm³.
Estas são as mais clássicas dentre todos os tipos de moto. Com seu visual único e que chamam atenção em todo lugar, desde as menores até as maiores, uma custom é sinônimo de paixão por motocicletas.
Sendo boas para percorrer longas distâncias estes modelos costumam ter uma condução que deixa as pernas e os braços esticados, fazendo o famoso “C” e levando o piloto a uma condução mais relaxada. Seu forte não é a alta velocidade, mas o torque alto junto dos motores muitas vezes em V cria roncos espetaculares.
Interessante falar que dentro deste tipo de moto existem muitos outras subdivisões:
Essa categoria de motos customizadas (como no nome custom sugere) se destaca pelo seus guidão e garfos dianteiros, que por serem alongados chamam atenção onde passam. Muitas são modificadas de maneira personalizada e se tornam únicas para seus pilotos.
Diferente das Chopper, as Café racer são modelos de guidão e suspensão bem curtos, colocando assim os condutores em uma posição de ataque usada nas primeiras corridas de moto da história. Trazendo esportividade a um estilo clássico, elas são muito queridas até hoje.
As Scrambles, de grosso modo, são as trilheiras das motos custom. Estas clássicas que inspiram modelos para correr no deserto até hoje são famosas por terem sido as grandes cruzadas de milhas no século passado.
O termo “bobber” tem origem no verbo “bobbing”, relacionado às corridas de cavalo, e caracteriza um estilo de motocicleta com banco baixo e guidão elevado. A ausência de para-lamas reforça a estética do modelo, criando a impressão de que o piloto está montado em um “cavalo sobre rodas”.
Esse estilo emergiu nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, quando ex-soldados adaptaram motocicletas para torná-las mais ágeis e leves, visando competir com os modelos europeus.
As turing são um dos tipos de moto que integra a categoria custom, porém por suas enormes diferenças ela foi posta separadamente. Com muito mais tecnologia do que quaisquer outras motos, estes modelos são os melhores para viajar. Em sua grande maioria elas contam com GPS integrado, motores de mais de 1200 cm³, toque alto para boas saídas e ultrapassagens, malas laterais para carregar vários itens, caixa de som e algumas até marcha ré e airbag. Não é pra menos também que estas são as motos mais caras dentre todos os tipos.
Barateando a lista dos tipos de moto, aqui temos os ciclomotores que são modelos que se assemelham um pouco mais as scooters (na estética), mas ainda mais com as motos, criando uma categoria própria.
A condução destas é como a das motos, tendo comandos nos pés e nas mãos, mas com uma motorização menor e sendo bem mais simples do que qualquer outra listada. Com no máximo 50 cm³ de capacidade no motor estas que são famosas pela economia podem ser conduzidas com uma permissão especial aqui no Brasil.
Atropelando as motos trail e big trail vem as off-road. Usadas em campeonatos de endurance profissionais, competições de motocross e trilhas. Estas realmente são feitas para rodar na terra e subir quase qualquer coisa. Seus motores são geralmente de tamanhos pequenos e intermediários, mas todo o conjunto de chassi, suspensão, pneus rodas e outros são cuidadosamente preparados para receber os impactos do fora de estrada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |