A água do radiador ferveu? Saiba o que fazer neste caso

Se isso ocorrer, o fluido do radiador deve ser completado com o carro ligado. Além disso, não se esqueça da proporção 50% água e 50% aditivo

Por BORIS FELDMAN10/10/18 às 23h30

Você foi para o trabalho e, de repente, a água do radiador ferveu e não soube o que fazer? Veja aqui os procedimentos corretos a se realizar nessa situação.

[TRANSCRIÇÃO]

Com água fervendo não se brinca. Nem na cozinha, nem no automóvel. Se você perceber que a temperatura da água do motor está aumentando – o ponteiro da temperatura está se aproximando da faixa vermelha ou a luz da temperatura se acendeu – é hora de desligar o motor para verificar o que está ocorrendo. Se nessa hora você ouvir aquele fatídico barulhinho da água em ebulição, é sinal de problema no motor. Por que não tinha esse barulhinho antes? Porque as temperaturas ambientes estavam mais baixas.

Depois que apareceu esse calorão, aí a água do radiador ferveu. E o jeito é abrir o capô e verificar o reservatório de expansão da água. Depois de algum tempo, depois de acalmados os ânimos, você envolve mão e braço com um pano molhado de boa espessura e vá abrindo devagar a tampa do reservatório.

De modo que o vapor d’água vá saindo aos poucos e não aconteça aquele jato de vapor e água, extremamente quente que pode te queimar. Ligue então o motor e, em marcha lenta, vá completando novamente o nível com o líquido próprio do sistema de refrigeração, que é metade água metade aditivo.

A água do radiador ferveu

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário