Em que marcha se atinge a velocidade máxima?

Por BORIS FELDMAN19/04/18 às 20h50

Há algum tempo que o número de marchas dos câmbios manuais tem aumentado. Mas, dentre as disponíveis, qual a melhor marcha para atingir a velocidade máxima?

[TRANSCRIÇÃO]

Em qual marcha você acha que o seu automóvel chega à velocidade máxima? Há uma tendência do motorista em dizer que ele vai conseguir a máxima velocidade na última marcha, na mais longa, que pode ser a 5ª ou a 6ª e, ultimamente, a 8ª, a 10ª, pois o número de marchas não para de aumentar. Mas não é nada disso, somente no passado, quando a caixa tinha 3 ou 4 marchas, que a velocidade máxima era obtida engrenando a marcha mais longa.

Hoje as mais longas não são capazes de imprimir a velocidade máxima, pois ali estão para manter o carro em alta velocidade, porém com baixo consumo, sem força para vencer a resistência do ar. Quer um bom exemplo? A última geração do Mustang, que começou a ser importada agora para o Brasil, o câmbio é de 10 marchas, mas só se consegue atingir a velocidade máxima engrenando a 7ª.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Andre silva 20 de abril de 2018

    Ñ sei quanto aos demais, mas no meu caso; tenho um Polo Sedan 1.6 ; para dar mais força pro motor; eu; digo eu; coloco uma marcha mais forte; uma terceira ou segunda e logo dps retorno pra quarta e quinta afim de manter a velocidade e consequentemente reduzir o consumo…

Deixe um comentário