Combustível errado? Saiba o que fazer para não perder o motor
Na dúvida, estacione o veículo e chame o reboque para levá-lo a uma oficina; não tente tirar o composto sozinho!
Na dúvida, estacione o veículo e chame o reboque para levá-lo a uma oficina; não tente tirar o composto sozinho!
Parece pouco provável, mas não é incomum! Por descuido do motorista ou do frentista, um automóvel pode ser abastecido com o combustível errado. Por exemplo: se o cliente tem um SUV flex e, por equívoco, o carro recebe alguns litros de diesel, o melhor é mesmo chamar o guincho! Explicamos o que você deve fazer para evitar um bom prejuízo.
Em primeiro lugar, é preciso saber que o combustível errado deve ser retirado do tanque. E não basta extrair a quantidade colocada, toda a mistura precisa ser inutilizada. Isso porque, quando o veículo é abastecido, o combustível que já está no tanque se mistura com a conteúdo despejado.
O técnico automobilístico e consultor de mecânica João Barreto faz uma ressalva:
Não tente tirar o combustível sozinho. É muito complicado e um leigo pode até gerar um curto-circuito. Os carros novos, inclusive, têm uma válvula que não permite que o líquido seja extraído pela boca do tanque. O dispositivo foi criado para evitar que, num capotamento, o combustível vaze.
O diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, acrescenta: “O ideal é levar o veículo ao mecânico (no reboque) para que ele possa drenar o tanque com ferramentas adequadas. Qualquer outra ação no posto ou em casa é contrária às práticas de segurança e proteção ao meio ambiente”.
Os centros automotivos possuem diretrizes para fazer o descarte correto dos combustíveis.
As recomendações se diferem se considerarmos qual é o tipo de motor e combustível que foi colocado. De toda forma, o carro vai conseguir se locomover durante alguns poucos quilômetros. É que no sistema fica armazenado aproximadamente um litro de combustível.
De acordo com o técnico automobilístico, “assim que essa ‘reserva’ é consumida, a mistura com o composto equivocado entra no sistema e o carro começa a falhar e perder potência até o motor apagar”. Na pior das hipóteses, o erro pode custar os bicos injetores, o motor e o filtro de combustível.
Gonçalves ressalta, ainda, que só de manter o carro ligado por um tempo, a mistura incorreta circula no sistema de alimentação. “O automóvel vai pegar, mas como o sistema funciona sob pressão e a vazão é muito grande, o combustível contaminado logo vai chegar ao motor”.
O erro afeta o sistema de alimentação: em primeiro lugar o tanque, os filtros e a linha de combustível, depois a bomba pode ficar comprometida e os problemas chegam até os bicos injetores. A insistência em rodar com combustível errado pode inutilizar o propulsor.
Se o motor do veículo abastecido for movido a gasolina ou a etanol e o combustível colocado for o diesel, os danos são muitos.
Nesse caso, o ideal é nem colocar nem a mão na chave e logo chamar o reboque. O diesel é viscoso e deixa uma camada de óleo no tanque e nos bicos, que precisam ser limpos para voltar a funcionar bem.
Atenção! Os cuidados devem ser tomados independentemente da quantidade de óleo diesel colocada no carro.
O carro a diesel abastecido com gasolina não vai pegar. Nesse caso, a gasolina vai entrar em combustão espontânea e voltamos à recomendação inicial: se percebeu qualquer anomalia, leve o veículo para fazer uma inspeção.
Se o automóvel for movido a gasolina e o frentista colocar etanol, a quantidade se faz relevante.
“Quando o número de litros abastecido for menor do que a quantidade de combustível que já estava no tanque, você pode ir no carro até uma oficina” explica Barreto.
O carro pode falhar e o consumo aumentará consideravelmente, mas os danos são poucos. Se a proporção de combustível errado for maior do que essa, o ideal é tirar o combustível antes de andar no veículo. Isso porque o sistema pode superaquecer.
A gasolina tem uma octanagem mais baixa que o etanol. Os carros mais antigos, com motores a etanol, tem uma taxa de compressão alta. O que pode acontecer, quando o motorista, por engano, coloca gasolina na mistura, é a detonação do motor ou batida de pino, que pode acabar quebrando o motor.
Os automóveis com motor a diesel podem ter especificação. A maior parte das picapes e SUVs que utilizam o combustível devem ser abastecidos com o tipo S10, o que muitos não sabem, no entanto, é que abastecer com o S500 pode trazer prejuízos.
O S500 é mais barato, mas destrói, com o tempo, o sistema de emissões do veículo. Além disso, é prejudicial ao meio ambiente. No caso do abastecimento equivocado, basta completar o tanque com a especificação correta.
Não há problemas se o motorista colocar S10 em um veículo que aceita S500.
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o carro deve ser rebocado imediatamente para uma oficina para que todo o combustível errado seja retirado.
No caso de etanol em carros a gasolina, ele menciona que, se a oficina estiver próxima, é possível dirigir até lá com cuidado, mas sempre com riscos.
“Vai ter falha de potência e pode estragar vários componentes, falha de ignição pode estragar vela, pode estragar cabo de vela pode estragar a bobina, e pode estragar, também, bico injetor”.
o carro deve ser rebocado imediatamente para uma oficina para que todo o combustível errado seja retirado. No caso de etanol em carros a gasolina, ele menciona que, se a oficina estiver próxima, é possível dirigir até lá com cuidado, mas sempre com riscos.
“Vai ter falha de potência e pode estragar vários componentes, falha de ignição pode estragar vela, pode estragar cabo de vela pode estragar a bobina, e pode estragar, também, bico injetor”.
O indicado é nem ligar o carro nesses casos. Guinche o carro imediatamente e leve a uma oficina para realizar a drenagem do combustível indevido.
ao perceber o erro, o motorista deve tentar drenar o tanque imediatamente no posto. “Provavelmente continuará funcionando, caso seja um motor a gasolina erroneamente abastecido com etanol e vice-versa. Haverá falhas, dificuldades na partida e perda de potência”.
Carros a diesel abastecidos com gasolina podem sofrer danos severos e devem ser levados para limpeza completa do sistema de alimentação.
No caso de motores a diesel, os cuidados devem ser ainda maiores, dado o papel do diesel na lubrificação do sistema de injeção. “A gasolina não suporta a alta taxa de compressão dos motores a diesel.
Fui em um posto de gasolina e o frentista colocou 3 litros de gasolina em meu carro que foi taxado no álcool, foi colocado mais 6 litros de álcool por cima, andei uns 6 quilômetros com ele aí agora está saindo uma fumaça branca, fui e coloquei mais 50 reais de álcool para ficar pouca gasolina, mais ainda está saindo muita fumaça, já entrei em contato com a gerente do posto de gasolina pois ela estava ciente de tudo que ocorreu e disse para por álcool por cima que não teria problema nenhum pois o mecânico dela disse que não teria problema, e assim foi feito.
Será que terei algum problema com isso, estou com medo pelo meu carro…..
Por engano meti 20 litros de gasolina no depósito de 70 litros de diesel.
Sera que vai dar problemas?
Sim, basta que você tenha mantido o veículo ligado por alguns minutos.
E meu vizinho que tava com meu carro (GNV) e o combustível é etanol…. ele colocou meio tanque de gasolina… Hoje fui numa oficina (o tanque tava com 1/4) o mecânico disse pra colocar etanol pra misturar e diminuir a porcentagem de gasolina…. Tava rodando, coloquei no combustível líquido e o carro ficou todo estranho.
Coloquei gasolina em meu astra 2004 a álcool vou danificar o motor
Coloquei 1.800 litros de gasolina numa Hilux que acabava de entrar na reserva e depois coloquei mais 21 litros de S10 a pedido do cliente e ele foi embora. Pode dar algum problema?
Com certeza.
A gravidade vai depender do quanto ele vai rodar.
Coloque só3,13 de gasolina no carro a diesel500 isso dar alguma problema mais logo em seguida coloque enterro de 30lintros de s500
Coloquei 15 litros de gasolina numa caminhonete a diesel ele tinha um quarto no tanque vai dar problema
Mandei o rapaz bota 100 reais de diesel ele botou gasolina mais ele conseguiu ver e só botou 1,87 litros e depois mandei ele botar os 100 reais de diesel S10 que era o certo vai dar problema no meu carro ?
Mandei completar o tanque coube 12litros porém o frentista errou colocou álcool e agora está falhando ebaem força tenho que esvaziar o tanque me de uma sugestão
Se for veículo com injeção direta, guinche e leve para oficina, para esvaziar o tanque lá.
Terão que trocar o filtro de combustível e, seria aconselhável limpar os bicos injetores.
Abasteci, e o frentista colocou gasolina no meu caminhão,esgotemos o tanque, troquei os filtros e sangrei a flauta dos bicos injetores e funcionou! gostaria de saber se futuramente pode dar algum problema ? já que está funcionando normalmente !
Eu parei no posto e pedi pra completar o tanque e por engano falei álcool ao invés de gasolina tenho um Ford KA 2002 … só me dei conta do engano qdo já estava ha mais de um km do posto do equívoco!! Tentei voltar mas na subida o carro não andava e jeito nenhum … resolvi ir pra casa andei por volta de 3 km carro falhando muitoooo !! E estou com muito medo do que pode acontecer amanhã vou levar ao mecânico pra esvaziar o tanque !!
Foram 36litros ????
Oi o qye aconteceu dps? Pois aconteceu cmg mais no caso meu marido emprestou o carro e a pessoa pensou q era flex e abasteceu com álcool. Estamos em saber o correto a fazer.
Existe algum sistema ou sensor que faz com que a pistola nao funcione quando colocada no deposito errado?
Exemplo: pistola de gasolina, voce coloca no deposito diesel e ela nao sai combustivel por questoes de segurança.
Não existe, a única de diferente é a entrada do cano pois é. Maior, mesmo assim cabe em um carro a gasolina , o único sensor que tem é de destravar o bico, fora isso e atenção mesmo.
Coloquei por engano 250ml de gasolina no depósito do sistema de arrefecimento do Sandero. Isso pode causar algum problema no motor?
Aconteceu? Teve problemas?
Sem querer abasteci 26 litros de gasolina aditivada, para completar a caminhonete a diesel. Capacidade de 70litros. Andei uns 300 metros e percebi o erro. Será que tem que registrar mesmo assim? Ou a proporção abastecida não interfere ?
Uai amigo ? Deu algum problema responde aqui por favor !!!
Comprei um gol 83 a cara me disse que é a gasolina ele sempre usa gasolina mas no documento ta álcool eu falei pra ele ele mandou por álcool. Como faço pra descobrir se é a álcool ou gasolina
Como voce falou no começo o carro sempre andou com gasolina e não teve nenhum problema mais,fácil voce mudar o documento para gasolina.
Provavelmente foi trocado o motor, por algum proprietário anterior, sem ter feito a mudança no documento.
Abasteci 300 ml de gasolina num carro a diesel, logo percebi aí completei o tanque com diesel S10 vai ter algum problema ?
Iai amigo deu algum problema ?
Coloquei 662ml de gasolina numa pagero 2012, em seguida 15 litros de diesel S10. O carro vai dar algum problema?
Meu carro é injeção eletrônica,o posto colocou 10 litros de etanol e adicionou mais 6 litros de gasolina aditivada,mas o meu carro é movido a gasolina, o q pode acontecer??
Provavelmente só vai render menos e, consequentemente vai gastar mais combustível. Mas, com o tempo, se continuar usando, vai danificar os sensores.
Gostaria de saber porque os carro a diesel o motor dura mais
Coloquei 13 litros de gasolina em um carro à dieesel,isso vai ter algum problema ou se eu completasse logo o tanque com o combustível correto solucionaria o problema
O posto da minha cidade abasteceu diesel no carro a gasolina.
Tiraram o diesel, mas 15 depois o carta estava com cabeçote queimado.
Preciso de um laudo de um engenheiro ja que o posto se nega a pagar o prejuízo.
Como posso conseguir o laudo?
Misturei álcool e gasolina na minha biz agora ela está falhando o que eu faço
Minha moto é gasolina misturei álcool agora ela está falhando é agora
Aconteceu comigo…tinha um Gol Flex e parei em um posto que tinha aquelas bombas com tres combustiveis, a frentista que estava em treinamento colocou diesel no gol…pra minha sorte, vi no momento que ela colocava a mangueira na bomba e notei a cor da “pistola” que era preta, sendo que a de alcool é verde e a de gasolina vermelha…
Não liguei o carro e pra minha sorte o posto era ligado a uma oficina, do mesmo dono…empurramos o carro e foi feita uma lavagem do tanque…mesmo assim o carro ficou “fumando”…um bom tempo…mas não apresentou problemas…tive sorte…
Só retirar e limpar o tanque, não é suficiente.
Tem que trocar filtro e verificar os sensores e limpar os bicos injetores.
Meu pai teve um caso muito curioso no início dos anos 70… ele tinha um Fusca que todos aqui sabem que é refrigerado a ar e não a água. Então ele deixou a chave com o frentista do posto de confiança e enquanto o carro era abastecido o meu pai foi ao banheiro.
Por quando meu pai retorna o frentista diz:
– Patrão já enchi o tanque e complei o nível da água do radiador.
Meu pai pensou que era engano do frentista, como a pessoa pensa uma coisa e fala outra no automático.
Então poucos metros depois de sair do posto o motor começou a fazer barulhos metálicos… meu pai encostou o carro e foi ver o óleo… estava na cor de café com leite, sinal de mistura de óleo com água.
Resultado:
Riscou os mancais de biela e bronzinas e teve que fazer a retífica completa da parte de baixo do motor. Desse dia em diante meu pai nunca mais saiu da frente do carro enquanto o mesmo é abastecido.
boa tarde, eu coloquei 500ml de s10.
No tambor de 10 litros de etanol.
E gostaria de usar esse combustível.
Devo fazer o que para usar?