ABS todo mundo conhece. Mas, e o BAS? É a mesma coisa?

Os freios com sistema ABS já estão presentes nos automóveis desde 2014. Mas, e o sistema BAS? Qual é a sua finalidade?

Por BORIS FELDMAN22/06/18 às 22h30

Em alguns momentos, esse monte de siglas dos sistemas de segurança do automóvel confundem a cabeça de muita gente. Um exemplo é o BAS. Você sabe como ele funciona?

[TRANSCRIÇÃO]

Com a chegada da eletrônica e de dezenas de dispositivos que aumentam a segurança, o conforto e a informação para o motorista, surgiu essa verdadeira sopa de letrinhas, iniciais em inglês, destes dispositivos e muitos ignoram o seu significado. Por exemplo, nos nossos carros já é obrigatório o freio ABS, Anti-lock Braking System, que evita o travamento das rodas numa freada de emergência. Mas, às vezes, aparece também freios BAS, e muitos acham que BAS é igual a ABS, mas não é.

BAS é um sistema de assistência aos freios que percebe, no momento de uma freada de emergência, que o motorista não pisou com a força total no pedal. O que faz então o BAS? Ele aumenta no limite a pressão do circuito hidráulico para se obter a máxima eficiência possível do sistema de freios.

siglas dos sistemas de segurança

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário