Freio de mão elétrico travado: o que fazer?

Com a chegada do freio elétrico, muitos motoristas ficam sem saber o que pode acontecer com ele se a bateria do carro acabar

Por Boris Feldman25/05/18 às 21h30

Algumas novidades eletrônicas deixam os motoristas preocupados, pois ninguém ignora que o avanço tecnológico contribui de um lado, mas quase sempre traz um probleminha do outro. Uma destas novidades recentes é o freio de mão elétrico.

O freio de mão (ou freio de estacionamento) sempre foi acionado pelo motorista por uma alavanca ou pedal. Mas o freio elétrico é acionado de duas maneiras.

Ele trava o carro automaticamente quando o motorista desliga o motor. E o destrava quando se liga o carro e o coloca em movimento. Mas tem sempre, também, o comando manual, que permite ser acionado pelo motorista.

Bateria acabou: como destravar o freio de mão elétrico

Alguns motoristas receiam deixar o carro estacionado com o freio de mão elétrico acionado numa descida ou subida íngreme, ocorrer de a bateria se descarregar por qualquer motivo (faróis ligados, por exemplo) e o freio destravar o carro por falta de corrente elétrica.

Entretanto, é exatamente o contrário do que se imagina: o carro jamais desceria morro abaixo por ter ficado sem bateria, mas o motorista teria problemas para destravá-lo e não conseguiria sair do lugar. Ou seja, se o freio estiver acionado, só é possível soltá-lo com corrente elétrica disponível.

Se a bateria pifa, o motorista não movimenta o carro pois o freio elétrico só destrava o carro com a troca da bateria por outra carregada ou com auxílio externo de uma outra, para carregar a do carro (a famosa “chupeta”).

Freio elétrico em situação de emergência (acionamento com o carro em movimento)

O freio de mão elétrico também pode ser usado em caso de emergência, como uma falha no sistema principal. Neste caso, o botão de acionamento deve ser puxado e segurado para que o sistema entre em ação.

Em alguns modelos, o freio elétrico, em situação de emergência, só atua sobre as rodas traseiras. Em outros, pode atuar sobre as quatro rodas.

Freio de mão elétrico do Civic

Hoje, diversos carros têm freio de mão elétrico: Na linha Honda, o Civic e o HR-V têm freio elétrico. Os Jeep Compass e Renegade também têm o freio de mão elétrico. Na Volkswagen, Jetta, Tiguan e o Golf “alemão” têm o dispositivo.

Foto Honda | Divulgação

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    cefas souza 19 de abril de 2019

    Caro amigo, o titulo da matéria oferece uma solução para falta de bateria, e isso não foi resolvido. Se eu tiver outra bateria como fazer? “Acabou a bateria e o seu freio é elétrico? Saiba como resolver” sem bateria.

    • Avatar
      Luciano 16 de dezembro de 2019

      Pouca informação ao próprio. Existe a possibilidade de destravamento manual, encontrará uma chave que provavelmente vai ser a mais estranha junto ao kit do pneu reserva, essa essa chave vai liberar as rodas

  • Avatar
    jose roberto amorim 9 de abril de 2019

    Disse bem Nem todos tem o dispositivo manual de destravamento , Semana passada um Renegate deu pane na saida da garage aqui do predio , não pegava nem soltava o freio , foi arrastado lixando os pneus pelo guincho

    • Avatar
      Luciano 16 de dezembro de 2019

      Lamentável, parece que nem tds que fazem reboque de veículos tem conhecimento, existe sim.
      Provavelmente vai encontrar uma chave estranha junto ao kit de troca do pneu (junto ao macaco, chave de roda etc) essa chave vai ter um local no interior do veículo que vai destravar as rodas , obs: depois do reparo voltar a chave para posição original

  • Avatar
    Felipe Brito 9 de julho de 2018

    Excelente matéria. Mas os veiculos com freio elétrico, não todos, tem um dispositivo de destravamento manual do freio de estacionamento. Tenho um Citroën e dispõe desta solução para o caso de ficar sem energia da bateria.

    • Avatar
      jose roberto amorim 9 de abril de 2019

      Disse bem Nem todos tem o dispositivo manual de destravamento , Semana passada um Renegate deu pane na saida da garage aqui do predio , não pegava nem soltava o freio , foi arrastado lixando os pneus pelo guincho

Avatar
Deixe um comentário