Porta-malas: bagagens mal acomodadas são um perigo

As malas podem ser perigosas pois, numa freada de emergência ou num impacto frontal, elas serão projetadas para frente, se não estiverem acomodadas direito

renault fluence porta malas
Por Boris Feldman
Publicado em 24/05/2018 às 11h00
Atualizado em 07/02/2020 às 19h15

O automóvel do tipo sedã, ou três volumes, tem o porta-malas destacado na traseira. Com uma tampa própria, o espaço destinado à bagagem é independente do habitáculo de passageiros. Já o carro do tipo hatch ou perua (“station-wagon”) tem o porta-malas agregado à cabine, atrás do banco traseiro. Sua tampa fica na vertical e facilita o acesso à bagagem.

Vantagens e desvantagens? O sedã tem a bagagem mais protegida e invisível do exterior do automóvel. O hatch pode ter seu volume ampliado com o rebatimento do banco traseiro, mas a bagagem, em geral, é visível do lado de fora do carro. Embora alguns sedãs ofereçam também a possibilidade de rebater o encosto do banco traseiro, também em duas partes. Baixando apenas uma é possível ainda se acomodarem um ou dois passageiros.

renault fluence porta-malas
Renault | Divulgação

Mas existe um perigo ao transportar bagagem no hatch ou na perua. É a possibilidade de se colocar malas e pacotes acima do nível do encosto do banco traseiro. Ou seja, é possível carregar o porta-malas até o teto do automóvel. Basta retirar a “tampa”, chamado bagagito, que cobre o espaço.

Esta prática é extremamente perigosa pois, numa freada de emergência ou num impacto frontal, esta parte da bagagem será projetada perigosamente para frente. Voa como um míssil e atinge motorista e passageiros. Sempre se lembrando de que, o peso de um pacote se multiplica várias vezes quando é atirado dentro de um carro que vinha a uma determinada velocidade e estancou subitamente. Um peso de 10 kg pode ultrapassar 200 kg nestas condições. Até no caso dos sedãs, há quem coloque objetos pesados na superfície horizontal entre o banco e o vidro traseiro, que oferece o mesmo risco.

É por isso que algumas destas peruas (ou hatches) são equipadas com uma rede vertical colocada sobre o encosto do banco traseiro e chegando ao teto do carro: para evitar o arremesso de qualquer objeto do porta-malas.

Foto Renault | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário