Alavanca do automático travou no “P”. Será por quê?

Você tenta sair com o seu carro automático e descobre que a alavanca da marcha travou no P. E agora? Saiba porque isso acontece

Por Boris Feldman07/06/18 às 06h30

Os carros automáticos vieram para facilitar a vida de muitos motoristas. Mas, algumas pessoas acabam prejudicando o bom funcionamento do câmbio desse tipo de automóvel.

[TRANSCRIÇÃO]

O ouvinte do nosso AutoPapo reclama que no seu Toyota Corolla a alavanca do câmbio resiste na hora de tirá-la do P, de parking. E ele quer saber, qual é o problema? Pois, saiba então que o problema está entre o volante e o banco. Porque se alavanca resisti pra sair do P é por culpa do próprio motorista, que usou a posição parking de maneira errada.

Quando se para numa subida ou numa descida com o carro de câmbio automático, primeiro se puxa o freio de mão para depois tirar alavancado D ou do N e colocar no P de parking. Ou seja, quem está travando o carro é o freio de mão, a alavanca no P é para uma emergência e não pra segurar o carro.  Então, ao sair com o automóvel, faça a operação inversa: ligue o motor, tire a alavanca do P e só depois você solta o freio de mão.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
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    zaqueu da cruz 18 de setembro de 2018

    sera que o volante trancado pode influenciar a paralizacao da alavanca de mudancas de um carro automatico

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    Oliver 6 de abril de 2019

    Boa noite, isso aconteceu comigo por acidente, estava parado em uma subida e tive que fica muito tempo, puxei o freio de mão e coloquei no P, depois tirei o freio de mão pra arrancar, mas tive que continuar parado, então tinha esquecido que havia tirado o freio de mão, soltei o pé do freio e o carro jogou o peso em cima do câmbio que ainda estava em P. Após isso, o câmbio ficou fazendo um barulho estranho, alguém teria uma sugestão? Obrigado.

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