Câmbio automático na descida: Neutro ou Drive?
Descer com o carro automático engatado no neutro, ou seja, na "banguela" ajuda no consumo? Há algum risco nessa prática?
Por Boris Feldman02/06/18 às 19h30Jogar o câmbio automático no neutro, em descidas, para fazer a famosa banguela, não é a melhor solução para se economizar combustível. Conheça os pontos negativos dessa prática.
[TRANSCRIÇÃO]
O ouvinte do AutoPapo diz ter um automóvel com câmbio automático e que nas longas descidas ele joga a alavanca de mudanças no N, de neutro, e se isso tem algum problema? Algum problema não tem não, têm vários: primeiro, porque jogar no neutro não economiza combustível nenhum, os automóveis com injeção eletrônica tem que ficar alimentando o motor com combustível para não morrer, se a marcha tiver engatada o próprio movimento das rodas mantém o motor funcionando; em segundo lugar, não é seguro, porque se por um motivo qualquer o motorista precisar de acelerar o carro, a caixa está desengatada; terceiro lugar, força o sistema de freios desnecessariamente; quarto lugar, o carro está rodando, a caixa também está girando, mas o motor está em marcha lenta e pode então haver uma deficiência na lubrificação do câmbio automático.
Em resumo, tanto faz se o carro tem câmbio manual ou automático, numa longa descida não se deve jogar ponto morto , a famosa banguela pra economizar combustível. Pois, além de não se economizar nada, muito antes pelo contrário, o consumo de combustível é ainda maior, a banguela ainda provoca outros problemas, inclusive de segurança.
