A altitude pode alterar o consumo e a potência do motor?

Durante uma viagem, para um local acima do nível do mar, você percebe que o seu carro vai perdendo cada vez mais potência. Por que isso acontece?

Por BORIS FELDMAN11/07/18 às 19h30

Você sai de uma região acima do nível do mar com o seu carro com destino ao litoral. Então, percebe que a potência do automóvel melhorou. O que aconteceu?

[TRANSCRIÇÃO]

A variação da altitude onde roda o carro influi na eficiência, no consumo e no desempenho? Sim, influi e muito. Para começo de conversa, os dados de consumo de um automóvel valem a nível do mar, onde o motor desenvolve também sua máxima potência. Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar e há uma perda de potência de mais ou menos de 1% a cada 100 metros que se sobe.

Essa variação só não vale se o carro for turbo. Porque a turbina se encarrega de injetar o ar para dentro do motor. Mas, nos motores aspirados, se alguém sai com o carro do litoral e vai para as montanhas percebe nitidamente uma perda do desempenho. E vice versa, saiu da montanha e desceu para o litoral, o carro vai andando cada vez melhor e bebendo cada vez menos.

nível do mar
(Volkswagen/Divulgação)

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário