Amaciamento do motor: veja aqui a forma correta de se fazer
No passado, recomendava-se cuidado do motorista nos primeiros 5.000 km. Mas hoje em dia, ainda é necessário?
No passado, recomendava-se cuidado do motorista nos primeiros 5.000 km. Mas hoje em dia, ainda é necessário?
Mesmo quase em desuso, o amaciamento do motor ainda é importante para o carro. Isso porque essa prática envolve as partes internas do motor. Entenda:
[TRANSCRIÇÃO]
A expressão amaciar o motor está caindo em desuso em função das novas tecnologias de fabricação dos motores, que andam quase dispensando esse cuidado do motorista no caro zero-quilômetro. No passado, recomendava-se cuidado do motorista nos primeiros quatro a 5.000 quilômetros, sugerindo que se pisasse bem de leve no acelerador.
Hoje não existe isso mais, e o que se pede é que nos primeiros 500 a 1000 quilômetros não se pise fundo no acelerador. Eu estou comentando isso, porque um leitor nosso perguntou se ainda há necessidade de amaciar o motor do carro novo? Se precisa de andar pisando fundo nos primeiros 1000 quilômetros?
Esse daí ouviu o cantar o galo, mas sem saber aonde. Isso porque nos primeiros 500 a 1000 quilômetros é o contrário: não se deve pisar fundo no acelerador; para permitir uma boa acomodação entre as partes internas que se atritam umas com as outras.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O amaciamento do motor, mesmo que em desuso hoje em dia, eu acho muito pertinente.
Assim que compro um carro novo, eu tenho o hábito de viajar por estradas pouco movimentadas até completar 1.000 quilômetros e ultrapasso só se for coisa fácil, sem forçar o motor.
Eu penso que ao agir assim, estou certo.