Amaciamento dos freios: preciso fazê-lo ao trocar as pastilhas?
Trocou as pastilhas de freio? Então, saiba que é preciso tomar certos cuidados nos primeiros 100, 200 quilômetros
Trocou as pastilhas de freio? Então, saiba que é preciso tomar certos cuidados nos primeiros 100, 200 quilômetros
Você vai trocar as pastilhas do seu automóvel e aí surge uma dúvida: Preciso fazer o amaciamento dos freios?
[TRANSCRIÇÃO]
Poucos mecânicos e poucas oficinas se lembram de recomendar ao motorista um certo cuidado depois que as suas pastilhas de freio são substituídas. Que cuidado é esse? Quando se pisa no freio, essas pastilhas são pressionados contra os discos, esse atrito que faz o carro parar, mas faz também surgir mínimas irregularidades no disco.
Então, é importante o motorista saber que nos primeiros 100 a 200 quilômetros com as pastilhas novas é preciso ir com certo cuidado até que ela se assentem, até que haja um bom acasalamento entre a pastilha e o disco. Aliás, se esta recomendação vale para um carro zero, onde as pastilhas e discos estão novos, ela é ainda mais importante no caso de uma pastilha nova com o disco usado.
O sistema de freios dá sinais claros quando algo não vai bem. Muitos problemas são, literalmente, sentidos pelo motorista. O AutoPapo enumerou 7 indícios de que o carro não está brecando corretamente. Se você perceber algum deles, não perca tempo e procure rapidamente o seu mecânico de confiança. Afinal, a segurança do veículo não pode ficar para depois. Clique aqui e confira quais são esses sinais.
Você já ouviu falar em “Fading dos freios”? Em uma descida longa, os freios, se muito exigidos, podem superaquecer e provocar o ‘fading’. Clique aqui e conheça algumas medidas que podem evitar esse problema.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |