‘Fading’ nos freios: o que é e como evitar

Em uma descida longa, os freios, se muito exigidos, podem superaquecer e provocar o 'fading'; Aagumas medidas podem ajudar a evitar o problema.

Por BORIS FELDMAN18/07/18 às 13h27

Em uma descida longa, os freios, se muito exigidos, podem superaquecer e provocar o ‘fading’. Algumas medidas podem ajudar a evitar o problema.

Boris Feldman fala sobre o assunto:

[TRANSCRIÇÃO]

Ao descer uma estrada longa e cheia de curvas apertadas, o motorista é obrigado a frear consecutivas vezes, o que provoca o superaquecimento dos freios. E a primeira consequência pode ser o “fading”, quando o freio perde eficiência por excesso de temperatura nas pastilhas e nos discos.Neste caso, pare no acostamento, espere alguns minutos até o sistema esfriar, que ele volta ao normal.

Outro problema que o excesso de temperatura pode provocar, só acontece se você não tiver trocando seu fluido de freio cada dois anos. Como ele é higroscópico, ele absorve umidade que resulta em pequenas bolhas de água, que ferve quando o fluido se aquece e o freio perde eficiência; o pedal fica inclusive ‘muxibento’. Além de trocar o fluido, poupe o sistema de freios engatando, ao descer o morro, a mesma marcha que você usaria para subir (o freio-motor).

Fading é o superaquecimento nos freios

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • helio 22 de julho de 2018

    Caro Boris, tenho um gol ano 2014 com freio abs e estou notando que quando estou numa velocidade acima de 90km e piso no freio um pouco mais forte o volante treme ou seja vibra.e em baixa velocidade fica dando aranquinho como se tivesse pisando e soltando, o que pode ser?

  • Rodolfo 18 de julho de 2018

    Caro Boris,
    Este artigo ficou excelente! Nota 1000 ! Parabéns!
    Forte abraço,
    Rodolfo
    Engenheiro Mecânico

  • Luiz Fernando Machado 18 de julho de 2018

    Prezado Boris, otima tarde. Te acompanho por mtos anos. Somos BRASILEIROS. Pq tratar a FADIGA DO FREIO por fadin ou coisa parecida????

Deixe um comentário