Amortecedor: importância além da estabilidade

Componente da suspensão do carro é essencial para o comportamento dinâmico, mas quando ele está ruim afeta outro aspecto de segurança

AMORTECEDOR
Peças mais firmes aumentam a estabilidade enquanto os macios contribuem para o conforto (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/11/2024 às 18h00

Para que servem os amortecedores? Bom, sem eles as molas ficariam balançando o carro para cima e para baixo o tempo todo.

VEJA TAMBÉM:

Essas peças são calibradas especificamente para cada modelo. Dessa forma, se o carro é mais esportivo, elas são mais firmes, o que aumenta a estabilidade.

Se os amortecedores forem mais macios, vão tornar o carro mais confortável. E muitos motoristas imaginam que só é possível perceber o mau funcionamento do amortecedor quando o carro começa a balançar um pouco mais nas curvas.

Isso não está errado, mas o amortecedor tem uma outra importantíssima finalidade, que é ajudar os freios. Se eles não estiverem operando corretamente, as rodas perdem o atrito com asfalto e o resultado é aumentar muito a distância de frenagem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário