10 carros usados que quase não precisam de manutenção

Separamos 10 modelos que têm fama de serem resistentes e dar pouca dor de cabeça para seus donos quando o assunto é oficina

toyota corolla 2015 frente 5
Corolla é feijão sem bicho e praticamente não prega surpresas na hora de parar na oficina (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 24/09/2024 às 09h00

Dono de carro parece ter alergia à oficina. Não gosta de ter de levar o seu automóvel à mecânica, nem quando é revisão. Então, prefere sempre aqueles usados que quase não precisam de manutenção.

VEJA TAMBÉM:

Separamos 10 modelos que têm fama de dar pouca ou nenhuma dor de cabeça ao proprietário. Claro que como todo veículo de segunda mão é preciso ver se o antigo dono manteve essa reputação.

Veja agora 10 carros usados que quase não precisam de manutenção e basicamente vão te fazer matar as saudades do mecânico só em revisões preventivas.

1. Honda Fit

honda fit 2015 prata frente parado em frente a portao
Honda Fit é querido pela praticidade, mas também é famoso por ter mecânica robusta e pouca manutenção (Foto: Honda | Divulgação)

A fabricante japonesa por si só já tem fama de fazer carros que quase não precisam de manutenção, e o Fit é um desses usados. Quem tem – ou teve – o monovolume não abre mão do modelo (e hoje sofre com a saída de linha do compacto, cuja produção foi encerrada em 2021).

Seja em qualquer uma das três gerações, com motor 1.4 ou 1.5, o Honda Fit é daqueles carros confiáveis e com imagem de inquebráveis. Só fique de olho em possíveis folgas nas válvulas e nos componentes da suspensão – o Fit tem aquela calibragem bastante dura e costuma sofrer no asfalto brasileiro.

2. Fiat Palio Fire

palio fire 0001
Em qualquer lista de 10 carros usados com manutenção suave sempre terá a presença do saudoso Palio Fire (Foto: Fiat | Divulgação)

O nome Fire passou a denominar as versões mais “defasadas” do Palio a cada reestilização, o que confere ao hatch um caráter bastante simples. Porém, desde a primeira geração (lá de 1996) que o carro da marca italiana tem fama de robustez e está entre os usados que quase não precisam de manutenção.

No caso do Palio só observe o corpo de borboleta, o estado das bobinas de ignição e o desgaste das bielas do sistema.

3. Toyota Etios

toyota etios hatch branco de frente
Toyota tem fama de carro inquebrável e com o Etios não é diferente (Foto: Toyota | Divulgação)

O Etios jamais agradou no estilo, só que na mecânica não há quase do que reclamar. O compacto manteve a boa qualidade mecânica e de construção de outros carros da Toyota para ser um usado que quase não precisa de manutenção.

Vendido de 2012 a 2022, em versões hatch e sedã, o modelo costuma parar pouco na oficina, seja com motor 1.3 ou 1.5. Um defeito que pode perturbar o sono é no sistema de embreagem.

4. Nissan March

nissan march sl 1 6 cvt 2017 branco frente em movimento
Nissan March já deixou o mercado, mas é boa opção para quem quer um usado com manutenção barata e mecânica resistente (Foto: Nissan | Divulgação)

Mais um carro de marca japonesa com fama entre os usados que quase não precisam de manutenção. O hatch, além disso, ainda tem reputação de revisões com preço competitivo na rede autorizada.

O March foi vendido no Brasil com motores 1.0 e 1.6. Fique atento apenas a problemas que podem aparecer no conjunto da embreagem e no trambulador do câmbio.

5. Volkswagen Gol

volkswagen gol highline prata 2015 frente e lateral
Gol é bom de mercado e tem manutenção barata, mas é bom ficar atento com as trocas de óleo de unidades com motor VHT (Foto: VW | Divulgação)

Parte considerável do sucesso que fez o Gol ser o veiculo mais vendido do país por quase 30 anos está na sua robustez. Mesmo nas últimas fases, o compacto continua com fama de carro valente e que quase não precisa de manutenção.

Ainda mais se formos considerar o G3 vendido por quase toda a década de 2010. E a segunda geração que passou a usar a plataforma do Fox.

O motor 1.0 EA 111 o que tem de veterano, tem de manutenção descomplicada. Só fique atento quando esse propulsor ganhou o sobrenome VHT, que apresentava problemas de lubrificação.

6. Chevrolet Onix

chevrolet onix 2012 vermelho
Primeira geração do Onix figura entre as melhores opções de carros usados que dão pouca manutenção, graças ao veterano e confiável bloco Família I (Foto: GM | Divulgação)

A General Motors meio que tentou repetir a receita do Gol e deu certo. O Chevrolet Onix começou sua trajetória no Brasil com os conhecidos motores Família I, baixo custo de manutenção e que quase não precisam ir para o conserto.

Não surpreende que o hatch foi o mais emplacado do Brasil por cinco anos. E que continue nas primeiras posições do ranking de vendas. Só fique ligado em problemas mais persistentes no atuador de embreagem.

7. Hyundai HB20

hyundai hb20s 2015 frente e lateral
Hyundai HB20, assim como o sedã HB20S, tem estilo bacana e mecânica robusta (Foto: Hyundai | Divulgação)

O compacto chegou ao Brasil não só com design ousado. Mesmo com uma variada gama de motores e versões, o HB se estabeleceu no mercado pelo aspecto mecânico.

Revisões com preços baixos e projeto acertado na manutenção descomplicada, hoje é um dos carros usados que quase não precisam ir para a oficina. De mais frequente mesmo, trepidação excessiva nos pedais do freio.

8. Renault Sandero

sandero cvt 2020 019
Sandero é pau para toda obra, econômico, simples e com manutenção barata, mas quem busca segurança deve optar pelos motores 8V (Foto: Renault | Divulgação)

Quando lançou o Sandero no Brasil, em 2007, a Renault bateu na tecla da manutenção simples e barata, a exemplo do Logan, com quem compartilha a base. Mesmo no segmento de usados, o hatch compacto mantém essa reputação, seja com motor 1.0 ou 1.6.

De qualquer forma, vale ter uma atenção a mais com os propulsores 16V, cujas correias costumam apresentar desgaste precoce.

9. Fiat Strada

fiat strada trekking cd cinza frente parada
Com mais de 25 anos de labuta, a Fiat Strada sempre se vendeu pela suspensão robusta e pelas boas opções de motores (Foto: Fiat | Divulgação)

A picape tem a fama de pau para toda obra também pelo fato de ser um dos carros que quase não precisam de manutenção. Isso mesmo ao longo de quase 30 anos e com uma infinidade de conjuntos mecânicos.

A picape tem acerto de suspensão robusto e nível de construção que não exige tantas revisões além das preventivas. Porém, é sempre bom observar a embreagem e possíveis vazamentos no cilindro mestre. Em unidades equipadas com o motor 1.8 da GM verifique o corpo de borboleta.

10. Toyota Corolla

toyota corolla altis prata frente
Quem tem um Corolla se gaba da durabilidade “milenar” dos motores (Foto: Toyota | Divulgação)

O Corolla não poderia ficar de fora de uma lista de carros usados que quase não precisam de manutenção. Tamanha confiabilidade mecânica acompanha o modelo pelo menos desde 1998, quando o sedã começou a ser produzido no Brasil.

Os motores 1.8 e 2.0 são elogiados pela durabilidade e ajudam nessa imagem de carro inquebrável que o Corolla construiu ao longo dos anos. Fora o fato que tradicionalmente donos do sedã são zelosos nas revisões, o que aumentam as chances de conseguir um carro usado que quase não precisa de manutenção.

Nesta geração atual do Corolla, todavia, fique ligado nos rolamentos dianteiros.

10 carros usados que quase não precisam de manutenção

  1. Honda Fit
  2. Fiat Palio Fire
  3. Toyota Etios
  4. Nissan March
  5. Volkswagen Gol
  6. Chevrolet Onix
  7. Hyundai HB20
  8. Renault Sandero
  9. Fiat Strada
  10. Toyota Corolla
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ilheu 11 de outubro de 2024

carros eletricos nao quero ne de graça kkkk carro bom e toyota bmw volvo o resto e conversa todos dao pal e ja era …

Avatar
Ariosto S Rodrigues 26 de setembro de 2024

O melhor pra mim eo Corolla tenho um 2003 até agora e só óleo e gasolina e já vai fazer 5 anos.

Avatar
César 25 de setembro de 2024

O melhor da lista sem dúvidas é o Honda fit , o tanque de guerra .

Avatar
Artur 26 de setembro de 2024

Qualquer carro da Honda em que o dono cuida bem não terá problema.

Avatar
William 25 de setembro de 2024

O gol,dá manutençao sim..adquiram um p ver se não terá q resolver problemas d arrefecimento e vazamento d agua

Avatar
Carlos Alberto Ranieri 25 de setembro de 2024

Mais uma imensa vantagem do carro elétrico: Não precisa trocar óleo (só o do diferencial), sem filtros (só o da cabine), sem velas, sem correias/correntes, baixíssimo consumo de pastilhas de freio etc etc

Avatar
Valdir Dias 25 de setembro de 2024

dos dez, carros mencionado só dois tá aprovado são eles o gol e o Onix o resto é suspeito principalmente o Sandero, e o Sandero é o mesmo Logan, tive um Logan me incomodou muito,de carros importados tou fora..
.

Avatar
Roberto de Siqueira Bertoche 25 de setembro de 2024

Muito boa essa lista. Na minha experiência acrescento outro Hyundai, em 11°, o Creta.

Avatar
Santiago 24 de setembro de 2024

O único porém dos Toyotas é conseguir achar um usado que esteja a venda. Quando aparece um na revenda, ele ja acha comprador em seguida.

Avatar
Eden Fernandes os 24 de setembro de 2024

Os carros da Toyota como por exemplo o Etios é um carro que não se quebra tem um bom motor e caixa o conforto tbm é bom principalmente o sedan é muito econômico a Toyota precisa colocar mas tecnologia nesse carro.

Avatar
Bruno 26 de setembro de 2024

Acho que o editor não conhece um carro chamado Civic.🤔🤔🤔 Ou não conhece ou é dono de Corolla.

Avatar
Deixe um comentário