Amortecedores que geram energia: você conhece?

Amortecedores que só geram energia elétrica para o carro em caso de asfaltos irregulares. Imagina uma novidade dessa aqui no Brasil?

Por BORIS FELDMAN04/11/18 às 07h30

Em meio às inovações automobilísticas, estão os amortecedores que geram energia. Eles buscam melhorar o desempenho dos veículos de uma maneira diferente.

[TRANSCRIÇÃO]

Os engenheiros estão desenvolvendo projetos, para não deixar escapar um grama de energia nos automóveis. Começaram recuperando energia elétrica a partir do motorista pisando no freio do carro, no sistema KERS da Fórmula 1, e nos carros híbridos. Toda vez que freia, a bateria está sendo recarregada, e depois, essa energia elétrica é usada para movimentar o próprio carro, de graça.

Sabe qual é a última novidade? Os engenheiros da Audi estão desenvolvendo um projeto para substituir o amortecedor por um misto de motor com gerador elétrico. Ele faz papel de amortecedor para dar firmeza a suspensão. Mas quando o carro balança, ele gera energia elétrica a partir desse movimento vertical. Num trecho de asfalto liso, ele pouco iria trabalhar como um gerador de eletricidade. Mas em ondulações, trepidações e buracos, gera-se eletricidade. Se quanto mais buraco, melhor, os carros aqui no Brasil teriam energia elétrica pra dar e vender.

amortecedores
car suspension, frontal view. Vector Illustration.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ana Maria Xavier de Moraes 4 de novembro de 2018

    É verdade tudo no Ótimo!!!!

Deixe um comentário