Ar-condicionado exige aditivo na água do radiador?

Disseram para um ouvinte do AutoPapo que, pelo fato do carro dele ter ar-condicionado, é muito importante usar o aditivo na água do radiador

Por BORIS FELDMAN15/09/18 às 07h30

Carros com ar-condicionado devem ter uma atenção maior ao uso do aditivo do líquido de arrefecimento? De onde será que tiraram isso?

[TRANSCRIÇÃO]

Disseram para um ouvinte do AutoPapo, numa oficina, que pelo fato do carro dele ter ar-condicionado ele não poderia deixar de colocar o aditivo na água do sistema de refrigeração, a água do radiador. E a explicação foi de que o ar-condicionado exige mais do motor e que esta sobrecarga é que torna, então, necessária a presença do aditivo. Só que essa recomendação não tem pé nem cabeça. Porque todos os automóveis têm que ter esse aditivo na água, tenha ou não tenha o equipamento de ar-condicionado. Este aditivo é o etilenoglicol que vai misturado na água, na base de 50%. Este percentual pode variar, porém os líquidos que se encontram a venda para colocar no radiador já vêm prontos com a mistura água/etilonoglicol no percentual correto para cada automóvel.

As finalidades básicas do aditivo: em primeiro lugar, lubrificar o sistema de refrigeração e evitar que seus componentes se enferrujem; em segundo lugar, subir o ponto de ebulição da água. Ou seja, se o motor esquenta acima de sua temperatura normal, fica mais difícil da água ferver, o que pode prejudicar o sistema de refrigeração. Vai aqui, então, uma dica: toda vez que completar a água do radiador, use o líquido que já contém o aditivo.

ar-condicionado

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Jamil 15 de setembro de 2018

    Deve que o mecanico queria dizer era o sistema de ar quente

  • Gideon Caldas 15 de setembro de 2018

    Além das finalidades acima, existe uma outra que se aplica à regiões frias, que é baixar o ponto de solidificação, ou seja, evitar que o fluido do radiador congele à zero graus centígrados.
    Outra dica é que o líquido de arrefecimento não deve está baixando o nível com frequência. Se isto estiver acontecendo é bem provável que exista a presença de vazamentos.
    Parabéns pelo canal! Abraços!

Deixe um comentário