Ar-condicionado na potência máxima aumenta o consumo?

Ouvinte pergunta: "se eu deixar o ar-condicionado do carro sempre no máximo, vai haver um aumento de consumo?"

Por BORIS FELDMAN24/06/18 às 22h30

Que o ar-condicionado ligado aumenta o consumo, isso já é sabido de muitos. Mas, será que se ele estiver na potência máxima esse consumo irá se manter ou irá aumentar?

[TRANSCRIÇÃO]

A pergunta do nosso ouvinte é: “se eu deixar o ar-condicionado do carro sempre no máximo”, que eu entendi na temperatura mínima, “vai haver um aumento de consumo?”. E a resposta é positiva, porque, como dizem os economistas não tem almoço de graça: quanto maior o conforto, maior o pagamento.

Quanto mais frio o interior do carro, mais o ar-condicionado vai ter que trabalhar, para isso o seu compressor vai ficar ligado no máximo direto. E de onde o compressor tira energia? Do motor. Então quanto mais o compressor trabalha, mais energia ele exige do motor, e, para isso, maior o consumo de combustível.A melhor temperatura para se regular o ar é entre 22ºC e 23ºC, mantendo-se o clima agradável, sem exigir excessivamente do compressor e também sem provocar um exagerado consumo de combustível.

ar-condicionado ligado aumenta o consumo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

10 Comentários

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  • Lourival Pereira da Silva 13 de outubro de 2018

    Que é isso gente. Quando você liga o ar condicionado do carro o consumo não varia, o compressor é accionado pelo motor do carro, o compressor do carro não consome energia da bateria, a única energia que ele consome é do acoplamento magnético ao motor do carro, o compressor vai consumir parte da potencia do motor, para gerar o frio. O compressor vai sofrer as variações do motor do carro, e mesmo na marcha lenta ele já gera o frio. O que faz alterar a quantidade de ar frio dentro do carro e somente a variação de um ventilador elétrico dentro do painel do carro. Uma mistura de um pouquinho de ar quente e uns 85 por cento ou mais de ar frio. Então c o ventilador no máximo ou no mínimo o peso do compressor no motor do carro não muda. Ja existe carros c ar inteligente c termostato, exe sim altera o peseo no motor do carro. Mas existe outros sistemas que desligam o compressor numa subida longa ou ingreme, adotando um mecanis mo de variação de nível, do carro,isto e quando o nível inclina muito na subida aciona um sensor que desacopla o compressor, voltando a acoplar quando o carro esteja na g
    Horizontal ou declínio.

  • jose 27 de junho de 2018

    Eu acho q esse texto é pra carro com condicionador de ar inteligente; pq o ar comum, me desculpe o texto aí…tem nada a ver não…

  • Antonio 26 de junho de 2018

    O ar automotivo com raras excecoes nao possui diferenca no consumo do max pro min. A diferenca de velocidade do ventilador altera o consumo do alternador. Mas a diferenca eh minima.
    O controle de temperatura tanto no digital quanto no convencional eh feito sob liberacao do ar quente. O mix entre o ar frio do evaporador e o ar quente do sistema.
    O texto esta errado.
    Num ar condicionado residencial SIM. Existe diferenca.

  • Auto Elétrica Zero e Ar Condicionado - Jaru/RO 26 de junho de 2018

    Caro Rodrigo precisa aprender um pouco mais sobre ar automotivo, pois o sistema de ar condicionado automotivo não possui válvula eletrica, válvula torre de controle, e muito menos termostato, o compressor e acionado através do atracamento de um dispositivo magnético. O controle de temperatura e feito com a liberação do ar quente.

  • Rodrigo 25 de junho de 2018

    Caro amigo técnico da protec,,,vc está equivocado com seu diagnóstico,ar condicionado em sua potência máxima exige mais tempo do compressor ativado para q ele chegue em sua temperatura ideal para o desarmamento do compressor pela válvula elétrica, válvula torre de controle ou termostato!¡!mas si o ar condicionado estiver no mínimo ele desligará com menor tempo de funcionamento, consequentemente reduzindo o consumo de combustível

    • Auto Elétrica Zero e Ar Condicionado - Jaru/RO 26 de junho de 2018

      Caro Rodrigo precisa aprender um pouco mais sobre ar automotivo, pois o sistema de ar condicionado automotivo não possui válvula eletrica, válvula torre de controle, e muito menos termostato, o compressor e acionado através do atracamento de um dispositivo magnético. O controle de temperatura e feito com a liberação do ar quente.

  • jorge 25 de junho de 2018

    Isso so ocorre nos condicionadores de ar digital que controla a temperatura ligando e desligando o compressor, no caso da maioria dos carros que tem condicionador comum nada muda porque ele não controla desligando o compressor.

  • Jeferson 25 de junho de 2018

    Olá bom dia isso de deixar o ar condicionado no máximo ou no mínimo e mito pois qaundo o mesmo chega na sua baixa temperatura e desliga e qundo sobe 1 ou 3 graus positivo ele volta a ligar então o consumo fica o mesmo geralmente o gasto de conbustivel e de 15% então fica a dica sou técnico de ar condicionado na Protec

  • Jeferson 25 de junho de 2018

    Olá Boa tarde isso de deixar o ar condicionado no máximo ou no mínimo e mito pois qundo o mesmo chega na sua baixa temperatura e desliga e qundo sobe 1 ou 3 graus positivo ele volta a ligar então o consumo fica o mesmo geralmente o gasto de conbustivel e de 15% então fica a dica sou técnico de ar condicionado na Protec Ar condicionado

  • Hugo 25 de junho de 2018

    Ok. Mais e se o carro não tiver o marcador de temperatura digital ? Como irei saber onde está a temperatura de 22° e 23° c ?

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