Ar-condicionado na potência máxima aumenta o consumo?
Ouvinte pergunta: "se eu deixar o ar-condicionado do carro sempre no máximo, vai haver um aumento de consumo?"
Ouvinte pergunta: "se eu deixar o ar-condicionado do carro sempre no máximo, vai haver um aumento de consumo?"
Que o ar-condicionado ligado aumenta o consumo, isso já é sabido de muitos. Mas, será que se ele estiver na potência máxima esse consumo irá se manter ou vai aumentar?
A pergunta do leitor do AutoPapo é: “se eu deixar o ar-condicionado do carro sempre no máximo”, que eu entendi na temperatura mínima, “vai haver um aumento de consumo?”. E a resposta é positiva, porque, como dizem os economistas não tem almoço de graça: quanto maior o conforto, maior o pagamento.
Quanto mais frio o interior do carro, mais o ar-condicionado vai ter que trabalhar, para isso o seu compressor vai ficar ligado no máximo direto. E de onde o compressor tira energia? Do motor.
Então quanto mais o compressor trabalha, mais energia ele exige do motor, e, para isso, maior o consumo de combustível. A melhor temperatura para se regular o ar é entre 22ºC e 23ºC, mantendo-se o clima agradável, sem exigir excessivamente do compressor e também sem provocar um exagerado consumo de combustível.
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Concordo com a maioria que não entendeu mas adora dar opinião. Obs.: não tenho carro.
Acho que a matéria errou nos termos, o que a matéria quis dizer é que o ventilador de fato não altera em absolutamente nada o consumo (tive um palio e agora um sandero), o que muda no consumo é a temperatura que você quer, é igual ar condicionado residencial, quanto menor o diferencial de temperatura interno e externo, menos o compressor irá trabalhar pra atingir a temperatura que se deseja (entre 23 e 25 graus geralmente já é a faixa ideal para se economizar até 50% de energia).
Sinto em informar que tá tudo errado. Na grande maioria dos carros o consumo é o mesmo para qualquer temperatura. Somente em alguns carros com regulagem digital de temperatura o compressor desarma. Em geral o que faz a temperatura subir e a mistura com ar quente.
material totalmente ERRADA. quem escreveu nao sabe nada do q ta falando. nao muda o consumo se vc mudar a temperatura do ar condicionado do carro. o q acontece é q se vc diminuir o frio, a q o carro faz é simplesmente desperdiçar o frio gerado pelo sistema pra aumentar a temperatura da cabine. as excessoes sao a Peugeot e Citroën, pq o compressor tem geometria variavel
Pelos comentários abaixo vê-se que o Brasileiro não gosta de estudar exatas, a conta é simples, na natureza a energia é trasformada, diminuir a energia térmica de um ambiente tem um custo energético, quanto menor a temperatura, maior esse custo, pode até ser pouco perceptível, mas existe, queira você ou não, é simples física. Não fiquem dando views para motores perpétuos no Youtube, peguem um bom livro de física e leiam, estudem antes de vir aqui falar m…
nao muda o consumo se vc mudar a temperatura do ar condicionado do carro. o q acontece é q se vc diminuir o frio, a q o carro faz é simplesmente desperdiçar o frio gerado pelo sistema pra aumentar a temperatura da cabine. as excessoes sao a Peugeot e Citroën, pq o compressor tem geometria variavel
Nossa, que vergonha para vc!!! Na grande maioria dos carros se vc ligar o ar no máximo (temperatura mínima) gasta menos que no médio ou mínimo. O ar gera sempre o mesmo e se vc resolver subir um pouco a temperatura do ar do carro vc acionará o aquecedor (no seu caso, sem saber). É como vc disse, tem que estudar!!!
Que é isso gente. Quando você liga o ar condicionado do carro o consumo não varia, o compressor é accionado pelo motor do carro, o compressor do carro não consome energia da bateria, a única energia que ele consome é do acoplamento magnético ao motor do carro, o compressor vai consumir parte da potencia do motor, para gerar o frio. O compressor vai sofrer as variações do motor do carro, e mesmo na marcha lenta ele já gera o frio. O que faz alterar a quantidade de ar frio dentro do carro e somente a variação de um ventilador elétrico dentro do painel do carro. Uma mistura de um pouquinho de ar quente e uns 85 por cento ou mais de ar frio. Então c o ventilador no máximo ou no mínimo o peso do compressor no motor do carro não muda. Ja existe carros c ar inteligente c termostato, exe sim altera o peseo no motor do carro. Mas existe outros sistemas que desligam o compressor numa subida longa ou ingreme, adotando um mecanis mo de variação de nível, do carro,isto e quando o nível inclina muito na subida aciona um sensor que desacopla o compressor, voltando a acoplar quando o carro esteja na g
Horizontal ou declínio.
Eu acho q esse texto é pra carro com condicionador de ar inteligente; pq o ar comum, me desculpe o texto aí…tem nada a ver não…
O ar automotivo com raras excecoes nao possui diferenca no consumo do max pro min. A diferenca de velocidade do ventilador altera o consumo do alternador. Mas a diferenca eh minima.
O controle de temperatura tanto no digital quanto no convencional eh feito sob liberacao do ar quente. O mix entre o ar frio do evaporador e o ar quente do sistema.
O texto esta errado.
Num ar condicionado residencial SIM. Existe diferenca.
Caro Rodrigo precisa aprender um pouco mais sobre ar automotivo, pois o sistema de ar condicionado automotivo não possui válvula eletrica, válvula torre de controle, e muito menos termostato, o compressor e acionado através do atracamento de um dispositivo magnético. O controle de temperatura e feito com a liberação do ar quente.
Caro amigo técnico da protec,,,vc está equivocado com seu diagnóstico,ar condicionado em sua potência máxima exige mais tempo do compressor ativado para q ele chegue em sua temperatura ideal para o desarmamento do compressor pela válvula elétrica, válvula torre de controle ou termostato!¡!mas si o ar condicionado estiver no mínimo ele desligará com menor tempo de funcionamento, consequentemente reduzindo o consumo de combustível
Caro Rodrigo precisa aprender um pouco mais sobre ar automotivo, pois o sistema de ar condicionado automotivo não possui válvula eletrica, válvula torre de controle, e muito menos termostato, o compressor e acionado através do atracamento de um dispositivo magnético. O controle de temperatura e feito com a liberação do ar quente.
ele está correto em afirmar isso, o ac automotivo tem um sensor na frente do evaporador dentro do painel para que evite o congelamento do evaporador, assim que esse sensor detecta tal temperatura, ele desarma o compressor, isso conforme a temperatura escolhida no painel do veículo!
Isso so ocorre nos condicionadores de ar digital que controla a temperatura ligando e desligando o compressor, no caso da maioria dos carros que tem condicionador comum nada muda porque ele não controla desligando o compressor.
Olá bom dia isso de deixar o ar condicionado no máximo ou no mínimo e mito pois qaundo o mesmo chega na sua baixa temperatura e desliga e qundo sobe 1 ou 3 graus positivo ele volta a ligar então o consumo fica o mesmo geralmente o gasto de conbustivel e de 15% então fica a dica sou técnico de ar condicionado na Protec
Olá Boa tarde isso de deixar o ar condicionado no máximo ou no mínimo e mito pois qundo o mesmo chega na sua baixa temperatura e desliga e qundo sobe 1 ou 3 graus positivo ele volta a ligar então o consumo fica o mesmo geralmente o gasto de conbustivel e de 15% então fica a dica sou técnico de ar condicionado na Protec Ar condicionado
Ok. Mais e se o carro não tiver o marcador de temperatura digital ? Como irei saber onde está a temperatura de 22° e 23° c ?
Comprei um termômetro no mercado livre