Ar quente gasta mais combustível como o ar-condicionado?

Já que o ar-condicionado ligado faz com que o automóvel consuma mais combustível, será que o ar-quente também faz o mesmo?

ar quente carro portal
Ar quente aproveita a água do radiador para irradiar calor no sistema de ventilação (Fotomontagem: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/10/2022 às 07h32

Afinal, quando se liga o ar quente para se esquentar o interior do carro, existe um aumento de consumo?

VEJA TAMBÉM:

E essa pergunta é obviamente a propósito de se ligar o ar-condicionado para esfriar o interior do automóvel. Porque, neste caso, existe um aumento do consumo de combustível. Pois o compressor do equipamento de ar-condicionado é acionado pelo motor, então ele rouba uma certa potência, o que significa aumento de consumo.

E no caso do ar quente? Aí não existe aumento do consumo de combustível, pois este ar quente é gerado pelo sistema de arrefecimento do motor. Para evitar o seu superaquecimento.

Então, tanto faz o motorista acionar ou não o comando de ar quente, que ele será sempre gerado pelo motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário