Ar quente pode aumentar o consumo?

Boris tira a dúvida de um ouvinte sobre a relação entre ar quente e consumo de combustível

Por BORIS FELDMAN11/11/17 às 15h33

Boris tira a dúvida de um ouvinte sobre a relação entre ar quente e consumo de combustível.

O ouvinte do nosso AutoPapo faz uma pergunta interessante: “quando eu ligo o ar condicionado para esfriar o carro nos dias mais quentes, eu sei que eu estou aumentando o consumo de combustível. E quando eu ligo o ar quente, também aumenta o consumo?”. Não.

O ar frio exige que o motor do carro movimente um compressor, igual ao da geladeira ou do ar condicionado da casa da gente. Esse compressor rouba potência do motor e aumenta o consumo. O ar quente já existe sempre no motor, quer você o direcione para dentro do carro, quer ele seja dissipado pelo radiador.

Aliás, esse é um dos motivos pelos quais o nosso motor, a combustão, é considerado tão pouco eficiente. Porque a maior parte da energia contida no combustível é transformada em calor.

Dizem, brincando, que o motor do nosso carro é um ótimo aparelho de calefação aproveitado, também, para movimentar o automóvel.

aquecimento ar quente ventilacao ajuste de temperatura

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário