Bardahl: saiba como usar esse tipo de aditivo

Muitos desses aditivos do sistema de refrigeração já vêm misturados. Mas a utilização do Bardahl depende do que está escrito no frasco

Por BORIS FELDMAN02/11/18 às 07h30

O Bardahl é um aditivo mineral que protege o sistema de refrigeração do carro. Veja aqui a forma correta de usá-lo:

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo diz estar em dúvida em relação ao aditivo Bardahl ecológico, que ele vai usar no automóvel, no sistema de refrigeração para completar o líquido do radiador. Ele quer saber se usa puro ou se usa misturado à água. E aí depende do que diz o frasco do seu Bardahl. Se ele falar que é puro, então deve ser misturado à água. Mas muitos desses aditivos do sistema de refrigeração do radiador já vêm misturados, de acordo com a especificação da fábrica, que em geral é 50% do aditivo 50% de água.

A função do aditivo é de aumentar o ponto de ebulição da água, ou seja, fica mais difícil de ferver quando esquenta. Além de evitar a formação de ferrugem, de proteger as partes internas do sistema de refrigeração. Lembre-se: ao completar o nível, não use água pura, mas sim misturada ao aditivo.

Bardahl
Foto iStock 

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • André Almeida 7 de novembro de 2018

    Wagner, dê uma olhada na tampa do bocal do combustível. No meu Classic tá lá.

  • Wagner Antônio 2 de novembro de 2018

    Bom dia. Muito bom, pra quem sabe nada de mecânica, esse site do Boris Feldman é muito instrutivo, fica por tudo a respeito do veículo, pois um veículo zero Renault Sandero Stepway dimanique eiser 1.6 16 v apenas para passeio, qual a calibragem dos pneus não encontrei no manual, geralmente vem na porta. Desde já agradeço pela atenção. Wagner

Deixe um comentário