Barulhos estranhos no motor? Preste atenção!

Você pode até não entender nada de automóvel, mas ao deixar o carro na oficina, tente explicar o que está acontecendo: irá facilitar a vida do mecânico

h2zkyvo64bc
Por Boris Feldman
Publicado em 24/07/2018 às 13h25
Atualizado em 05/08/2019 às 15h38

Você pode até não entender nada de automóvel, mas ao deixar o carro na oficina, tente explicar da onde vem aqueles “barulhos estranhos”. Isso irá facilitar a vida do mecânico ao identificar o problema.

[TRANSCRIÇÃO]

Você pode até não entender nada de automóvel, mas, na hora de levá-lo a oficina, é sempre melhor explicar o que está acontecendo; prestar mais atenção nas manifestações de suas entranhas mecânicas. Por exemplo, uma coisa é você deixar o carro lá e falar para o mecânico: “o carro tá fazendo uns barulhos, uns ruídos estranhos”, e vai embora sem passar nenhum detalhe.

Outra coisa é você explicar que lá na frente, na região do motor, você escuta uns assovios, uns chiados que desaparecem quando o carro ganha uma certa velocidade, ali pelos 40 ou 50 km/h. E aí, um bom mecânico com essa informação, ao invés de sair procurando às escuras, já vai ter uma ideia bem mais clara de que esses ruídos e chiados podem estar vindo de correias que provocam ruídos, que desaparecem em velocidades mais elevadas.

barulhos na frente do carro podem ser problema nas correias
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nilo PInho 19 de julho de 2020

Prezado Boris, espero poder ajuda-lo sempre que puder aqui vai algumas dicas do meu trabalho.
Estou a disposição caso possa ajudar.
Barulhos, grilos, assobios, estalos, ruídos…
Um correto isolamento acústico é uma das chaves para fazer com que o nosso veículos seja agradável e confortável. A proteção frente ao ruído ajuda-nos a transitar tranquilos e descansados.

A função de um isolamento acústico é criar uma barreira para diminuir ou impedir a passagem do ruído do exterior ao interior ou que o ruído interior saia para fora. Ou seja, é a forma de nos proteger do ruído gerado.

É preciso conhecer as zonas que se pretende isolar e a origem do ruído para escolher o isolamento adequado às necessidades e a forma mais adequada de instalação.

Existem diferentes tipos de ruído e quase todos têm solução se colocarmos o isolamento adequado. Tem de se analisar bem, se realmente é necessário isolar ou se o que se pretende é melhorar a acústica.

Tipos de ruídos

Ruídos aéreos: Os ruídos aéreos são os mais comuns, os mais fáceis de transmitir. Têm uma intensidade baixa ou média. Exemplos: vento canalizado, ruídos dos carros, motos, caminhões ou maquinários…

Ruídos de impacto: São os ruídos produzidos pelas vibrações transmitidas através das estruturas do veículo. Ex. Peças frouxas, protetores frouxos, acessórios ou revestimentos desajustados, painel, tebelier, console, forrações de teto, etc.
São os s mais complicados de se mitigar porque é preciso atuar no local onde são gerados.

Insonorização de um espaço: Evitar ecos e reverberações e impedir a transmissão do som ao exterior. Ex. Quando por limitação de continuidade de um ruído, trata-se no local um gerador de barulhos evitando que ele se propague a outras regiões.

*

Avatar
CAMILA SILVA 14 de janeiro de 2019

Suas explicações são ótimas, estou adorando seu canal não sabia nada de mecânica e com sua ajuda e do curso online que estou fazendo hoje já estou até discutindo o que pode ser a causa do defeito com meu mecânico *
EDITADO

Avatar
Marcelo Braga 25 de julho de 2018

Caramba, acessei a matéria com tanta espectativa pra terminar num ruído que pode ser a correia!!!?

Avatar
Rodolfo 25 de julho de 2018

Caro Boris, muito bom dia!
…. É essencial tanto escutar os barulhos estranhos quanto sentir o carro…
…. Me lembro que uma vez minha irmã foi morar sozinha e quem chegava o nível do óleo era eu. Então um dia ela me emprestou o carro e após uns 15 km eu sentia o motor perder potência, ficando amarrado. Poucos km adiante o motor começou a rajar, como estava perto de casa o levei até em casa. Puxei a vareta de óleo e nem marcava o mínimo.
…. Comprei um litro de óleo caro por sinal Castrol Magnatec para um Gol de 3 anos de uso, e então passou a marcar o nível um pouco acima do mínimo.
…. Perguntei para minha irmã se ele não estava escutando um ruído metálico do motor e ela disse que sim! E então eu disse que poderia ter fundido o motor pois estava quase sem óleo.
…. Também já vi carro por aí a suspensão fazer uma barulheira e a pessoa só vai arrumar isso quando a roda pular fora devido a quebra de pivô de bandeja?
Um forte abraço,
Rodolfo
Engenheiro Mecânico

Avatar
Deixe um comentário