Bateria de carro: há um vilão que impede seu funcionamento correto

Não é coincidência que as baterias sempre pifam no inverno... Uma série de fatores complicam a vida deste componente nesta época do ano

Por Boris Feldman15/07/19 às 20h30

Um leitor do AutoPapo pergunta: “por quê no inverno as baterias sempre pifam, é coincidência?” Não, é uma série de fatores que, acumulados, transformam o inverno no grande vilão das baterias.

A começar da dificuldade do combustível em se vaporizar, principalmente o álcool – que acaba entrando no motor em estado líquido. E esse daí não pega de jeito nenhum, a menos que ele seja aquecido ou com uma injeçãozinha de gasolina para ajudar.

Outro problema é que o óleo lubrificante, no frio, fica mais viscoso e as partes móveis do motor têm mais dificuldade em se movimentar, exigindo muito mais do arranque e da bateria.

Além do tombo, o coice, porque a bateria fornece energia elétrica a partir de uma reação química, com mais dificuldade de ocorrer no frio.

Bateria de carro
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (7 votos, média: 4,86 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário