Por que bateria de carro costuma pifar no inverno?
Quem gosta de inverno é vendedor de agasalho, cobertor e bateria, porque elas pifam preferencialmente no frio
Quem gosta de inverno é vendedor de agasalho, cobertor e bateria, porque elas pifam preferencialmente no frio
Quem gosta de inverno é vendedor de agasalho, cobertor e bateria de carro. Por que as baterias pifam no inverno, preferencialmente? Porque existem três fatores conspirando contra elas.
O primeiro é a maior dificuldade do combustível de se vaporizar nas temperaturas mais baixas. Se é difícil para a gasolina, é quase impossível para o etanol. Tanto que a maioria dos carros flex ainda tem aquele tanquinho que injeta gasolina para o motor pegar nas manhas mais frias. Então, se é mais difícil fazer o motor funcionar, exige-se mais da bateria.
VEJA TAMBÉM:
Os segundo motivo pelo qual bateria de carro pifa no inverno é que, com as temperaturas mais baixas, o óleo do motor fica mais viscoso, o que aumenta a dificuldade das peças móveis de deslizarem umas contra as outras. A bateria tem que trabalhar mais para vencer esta resistência e acionar o motor.
Boris Feldman explica melhor esse assunto: assista ao vídeo!
E, além do tombo, o coice: é justamente no frio que a bateria tem maior dificuldade em fornecer corrente elétrica. Pois ela funciona a partir de uma reação química em seu interior. E, quanto mais baixa a temperatura, mais difícil dessa química ocorrer. Ou seja, tudo leva a bateria a entregar os pontos nos dias mais frios.
O frio faz mal também para o carro flex pela dificuldade do combustível de se vaporizar em baixas temperaturas. Por isto o sistema de partida a frio ter um tanquinho que injeta gasolina no motor quando o tanque está abastecido com etanol. Em modelos mais modernos, este arcaico sistema já foi substituído por outras tecnologias que dispensam o tanquinho.
Alguns motoristas se irritam quando chega o inverno pois já imaginam a canseira de fazer o motor pegar pela manhã. E tome de verificar o injetor de gasolina, a central eletrônica, o sensor de temperatura e… nada. E nem imaginam que, muitas vezes, o problema foi a gasolina que envelheceu por ter ficado um ano parada no tanquinho!
Por via das dúvidas, vai aqui uma dica infalível: chegou o inverno, seu carro é sempre abastecido com etanol e o motor tem dificuldade para pegar? Então, nestes dias mais frios, acrescente uns 30% de gasolina no tanque, o suficiente para que o motor funcione mesmo nas temperaturas mais baixas, pois o percentual acrescentado de gasolina ao etanol dispensa o tal do tanquinho.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |