Por que bateria de carro costuma pifar no inverno?

Quem gosta de inverno é vendedor de agasalho, cobertor e bateria, porque elas pifam preferencialmente no frio

iStock 25268774 XLARGE
Por Boris Feldman
Publicado em 23/06/2018 às 09h00
Atualizado em 20/02/2020 às 20h26

Quem gosta de inverno é vendedor de agasalho, cobertor e bateria de carro. Por que as baterias pifam no inverno, preferencialmente? Porque existem três fatores conspirando contra elas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O primeiro é a maior dificuldade do combustível de se vaporizar nas temperaturas mais baixas. Se é difícil para a gasolina, é quase impossível para o etanol. Tanto que a maioria dos carros flex ainda tem aquele tanquinho que injeta gasolina para o motor pegar nas manhas mais frias. Então, se é mais difícil fazer o motor funcionar, exige-se mais da bateria.

VEJA TAMBÉM:

Os segundo motivo pelo qual bateria de carro pifa no inverno é que, com as temperaturas mais baixas, o óleo do motor fica mais viscoso, o que aumenta a dificuldade das peças móveis de deslizarem umas contra as outras. A bateria tem que trabalhar mais para vencer esta resistência e acionar o motor.

Boris Feldman explica melhor esse assunto: assista ao vídeo!

E, além do tombo, o coice: é justamente no frio que a bateria tem maior dificuldade em fornecer corrente elétrica. Pois ela funciona a partir de uma reação química em seu interior. E, quanto mais baixa a temperatura, mais difícil dessa química ocorrer. Ou seja, tudo leva a bateria a entregar os pontos nos dias mais frios.

Não é só a bateria: frio também dificulta ligar o carro

O frio faz mal também para o carro flex pela dificuldade do combustível de se vaporizar em baixas temperaturas. Por isto o sistema de partida a frio ter um tanquinho que injeta gasolina no motor quando o tanque está abastecido com etanol. Em modelos mais modernos, este arcaico sistema já foi substituído por outras tecnologias que dispensam o tanquinho.

as baterias pifam no inverno carro

Alguns motoristas se irritam quando chega o inverno pois já imaginam a canseira de fazer o motor pegar pela manhã. E tome de verificar o injetor de gasolina, a central eletrônica, o sensor de temperatura e… nada. E nem imaginam que, muitas vezes, o problema foi a gasolina que envelheceu por ter ficado um ano parada no tanquinho!

Por via das dúvidas, vai aqui uma dica infalível: chegou o inverno, seu carro é sempre abastecido com etanol e o motor tem dificuldade para pegar? Então, nestes dias mais frios, acrescente uns 30% de gasolina no tanque, o suficiente para que o motor funcione mesmo nas temperaturas mais baixas, pois o percentual acrescentado de gasolina ao etanol dispensa o tal do tanquinho.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário