Batida de pino: afinal, o que realmente ‘bate’ dentro do motor?
Um choque entre duas frentes de combustão dentro do motor do carro provoca o fenômeno que é popularmente chamado de batida de pino
Um choque entre duas frentes de combustão dentro do motor do carro provoca o fenômeno que é popularmente chamado de batida de pino
Pergunta que é uma das campeãs de bilheteria aqui no AutoPapo é a respeito daquele barulhinho do motor, um ‘toc toc toc’ metálico que o pessoal chama de batida de pino. E a pergunta é: qual pino ‘bate’ dentro do motor?
E mais uma vez nós vamos explicar que não bate pino nenhum. Esse barulhinho vem de uma combustão irregular, de um choque entre duas frentes de queima do combustível que, tecnicamente, pode se chamar de pré-ignição. Ela é provocada, por exemplo, por um ponto quente que inicia a combustão antes mesmo da faísca na vela.
E então, quando essas duas frentes de combustão se encontram, uma vindo da faísca da vela, outra vinda desse ponto quente, há um choque entre elas. E então, é provocado esse barulhinho que é a tal batida de pino.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |