Sintomas de que está na hora de trocar as velas de ignição

A vela é um dos itens que costumam ser esquecidos pelos donos de automóveis. Saiba quais são os sinais de que algo está errado com ela

Por BORIS FELDMAN16/06/18 às 07h30

Apesar de constar no manual do automóvel, as velas costumam ficar esquecidas e, por isso, acabam não sendo trocadas nos prazos recomendados. Aí quando começam a falhar algumas funcionalidades do motor, é que elas são lembradas.

[TRANSCRIÇÃO]

Uma das peças do motor que costuma ficar meio esquecida é a vela de ignição. Apesar de custar pouco, hoje na faixa de 15 a 30 reais, ela pode provocar problemas no funcionamento do carro. É preciso lembrar que ela deve ser verificada a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros, é só conferir no manual.

Quais são os sintomas de uma vela que precisa de ser trocada? São os seguintes: o motor fica falhando, apresenta um problema no desempenho, dificuldade na partida, e até excesso de consumo do combustível. Apesar de meio menosprezada, a vela tem um papel fundamental no funcionamento do motor, pois é ela quem emite uma faísca que dispara o processo de combustão, responsável por fazer o motor funcionar. E é bom prestar bastante atenção ao trocar as velas, pois várias delas podem se encaixar no cabeçote, porém se estiver fora da especificação, pode provocar problemas no motor e um belo rombo no seu saldo bancário.

velas

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário