Batida de pino: afinal, o que realmente ‘bate’ dentro do motor?

Um choque entre duas frentes de combustão dentro do motor do carro provoca o fenômeno que é popularmente chamado de batida de pino

Por Boris Feldman21/01/20 às 06h15

Pergunta que é uma das campeãs de bilheteria aqui no AutoPapo é a respeito daquele barulhinho do motor, um ‘toc toc toc’ metálico que o pessoal chama de batida de pino. E a pergunta é: qual pino ‘bate’ dentro do motor?

E mais uma vez nós vamos explicar que não bate pino nenhum. Esse barulhinho vem de uma combustão irregular, de um choque entre duas frentes de queima do combustível que, tecnicamente, pode se chamar de pré-ignição. Ela é provocada, por exemplo, por um ponto quente que inicia a combustão antes mesmo da faísca na vela.

E então, quando essas duas frentes de combustão se encontram, uma vindo da faísca da vela, outra vinda desse ponto quente, há um choque entre elas. E então, é provocado esse barulhinho que é a tal batida de pino.

motor tres cilindros 3 cilindros cilindros motor shutterstock 53000788 Batida de pino
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário