O bloqueio das portas não aumenta a segurança

Vai pegar estrada? Então, não trave as portas. Mas, não é mais difícil das portas se abrirem involuntariamente quando elas estão travadas?

Por BORIS FELDMAN02/07/18 às 23h30

Dirigir na estrada com as portas travadas, seja de maneira manual ou elétrica, não ajuda na segurança dos ocupantes. Entenda o porquê.

[TRANSCRIÇÃO]

Uma das regras de segurança quando se coloca o carro na estrada é não acionar o bloqueio central das portas. Porque no caso de um acidente, com as portas travadas, fica ainda mais difícil o trabalho de resgatar os passageiros. Mas, esta dica sempre provoca uma reação de alguns motoristas, que perguntam: “mas, não é mais difícil das portas se abrirem involuntariamente quando elas estão travadas? E, na verdade isso é uma falsa impressão que se tem quando se travam as portas, elétrica ou manualmente.

Não existe um dispositivo extra de segurança para evitar que essas portas se abram ou não. A trava é simplesmente um dispositivo que neutraliza o acionamento das maçanetas interna e externa de cada porta. E, por isso, não aumenta em nada a segurança do automóvel.

portas travadas
(Mercedes-AMG/Divulgação)

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Franklin 3 de julho de 2018

    Notícia sem nenhum embasamento técnico, seja ele contra ou a favor da opinião apresentada no texto, até parece uma conversa de Bar, perdi alguns minutos de minha vida lendo isso.

Deixe um comentário