Crash test: Brasil NCAP elevaria segurança dos nossos carros?

Nossas fábricas e importadoras já são obrigadas a apresentar ao governo um certificado de que o veículo foi submetido e aprovado no crash-test

teste de impacto latin ncap volkswagen t cross 9
Por Boris Feldman
Publicado em 24/10/2019 às 06h15

Foi apresentado no Senado um Projeto de Lei para que todos os automóveis sejam submetidos a crash-test antes de colocados à venda. E (que também sejam obrigados a) afixar no para-brisa um selo que comprova sua segurança.

Eu não entendi qual o propósito desse Projeto de Lei, pois nossas fábricas ou importadoras já são obrigadas a apresentar ao governo um certificado de ter sido submetido e aprovado ao crash-test. Ele determina o nível de segurança e proteção aos ocupantes em qualquer laboratório de qualquer país, desde que seja homologado pelo governo local, de acordo com os critérios da Europa ou dos Estados Unidos.

Na verdade, o que falta ao Brasil é, primeiro: uma legislação mais rigorosa de segurança. Segundo: uma entidade nacional, que seria por exemplo Brasil NCAP, homologada para realizar esses testes. Ou o senador pretende transferir para os uruguaios do Latin NCAP o poder de decidir sobre a segurança dos nossos carros?

fiat argo latin ncap lateral Crash-test
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário