Quanto mais marcha melhor!

Já temos no mercado carros equipados com caixas de 10 velocidades, mas qual a vantagem de ter tantas relações?

cambio automatico portal
Um veículo com várias marchas está mais preparado para as variações de aceleração do que o mesmo, com uma caixa pequena (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
Publicado em 15/12/2023 às 07h02

Mas, escuta, para que tanta marcha? É o que muitos motoristas perguntam ao perceberem esses novos lançamentos, principalmente de carros um pouco mais sofisticados, com câmbios de nove ou 10 marchas. E dizem: “Mas eu estava tão feliz com meu carro de cinco ou seis marchas, para que tanta marcha?”

VEJA TAMBÉM:

É simples de explicar! Tem sempre, no câmbio, uma marcha mais adequada àquela situação. É por isso que quando sobe muito a rotação do motor, na segunda marcha, o motorista instintivamente joga a terceira, e assim por diante.

E tem sempre uma rotação ideal para que o motor tenha melhor desempenho com menor consumo. Por exemplo, se a rotação mais adequada para um motor é de 3.000 giros, quanto maior o número de marchas na caixa, mais provável do motor trabalhar mais próximo possível da rotação ideal.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José 19 de dezembro de 2023

Se a análise for apenas do ponto de vista rotação do motor (potência e torque), não resta dúvida que quanto mais marchas tiver pode ser melhor.
A dúvida é qual é o número ideal de marchas?
O número de marchas ideal também deve ser diferente para cada tipo de carros (carros populares ou carros de alto desempenho).
Penso no problema de manutenção. Sabidamente, as boas transmissões automáticas raramente dão problemas, mas se apresentarem algum problema, com certeza, o custo de manutenção será consideravelmente menor num carro de apenas 4 marchas quando comparados com um de 9 ou mais marchas.
Até a mão de obra ficará mais caro num carro de muitas marchas porque exige mais tempo de trabalho dos mecânicos. O custo por hora da mão de obra de algumas marcas ultrapassa em muito a dos médicos.

Avatar
Olivio kondlatsch 16 de dezembro de 2023

Na verdade é pura enganação nos cvt as marchas não existem podem ter 5,6,7,8…..20 não vai mudar nada

Avatar
Deixe um comentário