Por que a calibragem dos pneus varia tanto?

Depende muito do automóvel e das condições impostas

Por BORIS FELDMAN16/02/18 às 15h47

Por que o nível recomendado de pressão dos pneus varia de acordo com a situação? Boris responde a dúvida do fã do nosso AutoPapo sobre calibragem.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo quer saber por que tantas pressões diferentes na hora de calibrar os seus pneus. Ele diz: “Na frente é diferente da traseira. 32 libras nos dianteiros, mas apenas 30 libras nos traseiros”. Ou vice-versa. Dependendo do automóvel.

Isso para o caso de duas pessoas no carro. Se forem quatro ou cinco passageiros, e mais bagagem, outra pressão um pouco maior. E, mesmo assim, essa calibragem vale para o trânsito urbano.

Quando o carro entra na estrada o manual já recomenda mais duas ou três libras em todos eles. E a explicação da diferença dos dianteiros para os traseiros está no peso maior do carro na frente ou atrás. Mais passageiros e carro, também justificam aumento do peso e da pressão.

No caso do carro pegar a estrada, o aumento da calibragem é explicado pelas velocidades bem mais elevadas permitidas nas rodovias.

calibragem dos pneus

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Cláudio Arrabal 18 de junho de 2018

    A maioria das pessoas quando vai comprar pneus não procura um especialista. Elas simplesmente age por impulso ou porque o preço é interessante. Os fabricantes tão pouco importa qual a aplicação dos mesmos. O que está em jogo é vender mais.

  • Cláudio Arrabal 18 de junho de 2018

    A maioria das pessoas quando vai comprar pneus não procura um especialista. Simplesmente compra sem critério algum! Age por impulso ou porque o preço é interessante. Não avalia se é ou não correto para o veículo. Os fabricantes tão pouco importa qual a aplicação dos mesmos! O que está em jogo é vender mais.

Deixe um comentário