Dirigir falando ao celular: o maior problema não é segurar o aparelho

Na Inglaterra já se estuda uma possibilidade de proibir o motorista usando o celular mesmo com recurso de viva voz

Por Boris Feldman26/08/19 às 06h15

Por mais que se fale e aconselhe, por maior que seja o número de multas aplicadas, os motoristas dificilmente deixam de falar ao celular enquanto dirigem. E, dizem os analistas de trânsito, os especialistas em acidentes, que não é só segurar o aparelho que prejudica o motorista.

Mas, até mesmo quando ele usa o chamado hands free, ou seja, sem as mãos, o viva-voz. Ele está prestando mais atenção na conversa que no trânsito. E por isso já se estuda na Inglaterra, uma legislação para proibir o motorista de dirigir falando ao celular mesmo com recurso do viva-voz.

Pois os ingleses comprovaram que o maior problema não é o motorista segurar o aparelho, mas ter sua atenção desviada do trânsito enquanto conversa.

Dirigir falando ao celular
Avalie o conteúdo:
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Marcello 26 de agosto de 2019

    Se for assim, também é ideal banir rádios, CD Players e centrais multimídia, além de ar condicionado, que demanda atenção para regulagem da temperatura, . Todos eles só servem para o motorista desviar a atenção do trânsito.

    • Avatar
      IVAN VASCONCELLOS 26 de agosto de 2019

      Alem de tudo o que o Marcelo mencionou, se formos nos basear nesse argumento (meio idiota) Inglês, devemos banir também todos os passageiros e principalmente o “carona” e mais ainda se for a(o) namorada(o).
      Não vejo como conversar com alguém no viva voz pode distrair mais do que conversar com o passageiro ao lado. Alias o que se vê muito são motoristas que em conversa com os passageiros desviam o olhar constantemente do transito para encarar o interlocutor.

  • Avatar
    Leandro 26 de agosto de 2019

    Pra mim o problema é 50/50.. quando vc ta com o cel na mão vc desvia o olhar e fora isso tem o problema da desatenção, mesmo em viva voz…

Avatar
Deixe um comentário