Calibrar abaixo do recomendado aumenta o conforto?
Existem algumas dicas na internet que ensinam que calibrar os pneus com uma pressão abaixo da recomendada, pelo fabricante, aumenta o conforto. Será?
Existem algumas dicas na internet que ensinam que calibrar os pneus com uma pressão abaixo da recomendada, pelo fabricante, aumenta o conforto. Será?
Calibrar os pneus com uma pressão abaixo da recomendada tem seus prós e contras. É bom avaliar primeiro antes de colocar em prática tudo que é dito na internet.
[TRANSCRIÇÃO]
É verdade, pergunta um ouvinte nosso, que se rodar com o pneu ligeiramente abaixo da calibragem recomendada pelo fabricante, umas 3 libras a menos do que está no manual, o carro fica um pouco mais confortável? Anda mais macio? Transmite menos as irregularidades do piso para os ocupantes? Sim, com a calibragem reduzida, o carro fica um pouquinho mais macio. Eu também já vi essa recomendação na internet, que aliás, é uma fonte de informações, em sua maioria, falsas.
Pois, é verdade também, e isso ninguém explica na internet, que quando se reduz a calibragem recomendada no manual vai haver um aumento no desgaste do pneu. E não só isso, ele vai ter uma menor durabilidade e o consumo de combustível vai aumentar. Afinal, quanto menos pressão nos pneus, mais atrito terá que ser vencido pelo motor. Além do mais, com a pressão, com a calibragem reduzida, o carro perde também em estabilidade e fica mais sujeito a derrapar nas curvas. De modo que você analise os prós e contras para ver se realmente vale a pena reduzira pressão dos pneus para deixar o carro um pouquinho mais confortável.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Com.as ruas de SP,calibragem de fabrica acaba com.a suspensão,isso ninguém fala,meu fabricante recomenda 35 sinto um grão de arroz no asfalto além fazer o veículo bater seco..rígido em ruas acidentadas e buracos.
Cheio demais o pneu arredonda e marca uma faixa no meio da bandagem dele e tudo que tiver no chão vc vai sentir enquanto dirige e vazio ele fica com uma faixa muito larga marcada na bandagem do pneu so que consume de combustível é maior
E se eu trocar os pneus 1.75/65 r-14 por 1.85/70 r-14 o carro ganha mais estabilidade e melhora o conforto? Calibrando corretamente.
Sim, ganha mais estabilidade, porque ele é mais largo trm mais base de contato com chão
eu fez isso uma vez levei 2 multa troquei porque o carro se deslocava mas rápido e radar pega por aproximação e não marca certo no painel
Esqueceram de mencionar que tambem aumenta o risco de furar