Calibrar abaixo do recomendado aumenta o conforto?

Existem algumas dicas na internet que ensinam que calibrar os pneus com uma pressão abaixo da recomendada, pelo fabricante, aumenta o conforto. Será?

Por Boris Feldman13/09/18 às 06h30

Calibrar os pneus com uma pressão abaixo da recomendada tem seus prós e contras. É bom avaliar primeiro antes de colocar em prática tudo que é dito na internet.

[TRANSCRIÇÃO]

É verdade, pergunta um ouvinte nosso, que se rodar com o pneu ligeiramente abaixo da calibragem recomendada pelo fabricante, umas 3 libras a menos do que está no manual, o carro fica um pouco mais confortável? Anda mais macio? Transmite menos as irregularidades do piso para os ocupantes? Sim, com a calibragem reduzida, o carro fica um pouquinho mais macio. Eu também já vi essa recomendação na internet, que aliás, é uma fonte de informações, em sua maioria, falsas.

Pois, é verdade também, e isso ninguém explica na internet, que quando se reduz a calibragem recomendada no manual vai haver um aumento no desgaste do pneu. E não só isso, ele vai ter uma menor durabilidade e o consumo de combustível vai aumentar. Afinal,  quanto menos pressão nos pneus, mais atrito terá que ser vencido pelo motor. Além do mais, com a pressão, com a calibragem reduzida, o carro perde também em estabilidade e fica mais sujeito a derrapar nas curvas. De modo que você analise os prós e contras para ver se realmente vale a pena reduzira pressão dos pneus para deixar o carro um pouquinho mais confortável.

Calibrar
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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    Jura 23 de maio de 2019

    Com.as ruas de SP,calibragem de fabrica acaba com.a suspensão,isso ninguém fala,meu fabricante recomenda 35 sinto um grão de arroz no asfalto além fazer o veículo bater seco..rígido em ruas acidentadas e buracos.

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    Maciel 13 de setembro de 2018

    Cheio demais o pneu arredonda e marca uma faixa no meio da bandagem dele e tudo que tiver no chão vc vai sentir enquanto dirige e vazio ele fica com uma faixa muito larga marcada na bandagem do pneu so que consume de combustível é maior

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    Cássio 13 de setembro de 2018

    E se eu trocar os pneus 1.75/65 r-14 por 1.85/70 r-14 o carro ganha mais estabilidade e melhora o conforto? Calibrando corretamente.

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      Maciel 13 de setembro de 2018

      Sim, ganha mais estabilidade, porque ele é mais largo trm mais base de contato com chão

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      armando farias 13 de setembro de 2018

      eu fez isso uma vez levei 2 multa troquei porque o carro se deslocava mas rápido e radar pega por aproximação e não marca certo no painel

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    GIUSEPPE MARCUS MARIANO SABATINI 13 de setembro de 2018

    Esqueceram de mencionar que tambem aumenta o risco de furar

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