Câmbio automático refrigerado a água: sim, ele existe!

Na semana passada eu disse a um ouvinte que não existe câmbio automático refrigerado a água. Mas eu errei: ele existe, sim

Por Boris Feldman14/10/19 às 06h15

Eu errei e quero pedir desculpas. Na semana passada, eu disse para um ouvinte que não existe câmbio automático refrigerado com a água do radiador. Isso porque o mecânico dele disse que teve um problema na caixa porque a água do radiador esquentou muito. E eu critiquei ainda o mecânico, a quem peço desculpas também.

Na verdade, eu sei de carros que têm a refrigeração do fluido do câmbio automático através de um cooler, de um trocador de calor colocado ao lado do radiador, mas refrigerado a ar. Exatamente para evitar esse problema: um superaquecimento do motor vai prejudicar também a transmissão automática.

Então, entre os carros nacionais que possuem esse sistema (que eu desconhecia), que têm o fluido do câmbio automático refrigerado pela mesma água do sistema de refrigeração do motor, há, por exemplo, o Peugeot. Então, mais uma vez, minhas desculpas a todos.

caixa marchas automatica fluido oleo transmissao shutterstock Câmbio automático
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Wellington Chaves 15 de outubro de 2019

    Recentemente eu troquei o trocador de calor de meu carro. Um golf 2005. No caso é câmbio 01M e o trocador de calor é com o líquido refrigerante do radiador.

  • Avatar
    Dirceu Sebastião silva 15 de outubro de 2019

    só lembrando que fiat usa esse sistema de troca de calor do cambio também

  • Avatar
    Anibal brandao 14 de outubro de 2019

    Profissionais sérios admitem quando erram e ae retratam da forma correta – parabéns.

  • Avatar
    Jorge Raphael 14 de outubro de 2019

    Boris, o erro faz parte do desenvolvimento . Parabéns por todos os acertos.

Avatar
Deixe um comentário