Pneu que se calibra sozinho é apresentado pela Continental

Marca desenvolveu um protótipo que conta com bomba centrífuga que monitora e corrige a pressão do ar no interior

conticare pneu que se calibra sozinho prototipo continental
Por AutoPapo
Publicado em 13/10/2019 às 15h00

A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, apresentou no Salão Automóvel de Frankfurt o protótipo de um pneu que se calibra sozinho. Combinando engenharia inteligente e integração eletrônica, ele é capaz de monitorar e ajustar a pressão em seu interior em tempo real utilizando uma bomba centrífuga embutida na roda.

Participe do nosso Canal no WhatsApp
Continental desenvolveu um protótipo de pneu que se calibra sozinho, contando com bomba centrífuga que monitora e corrige a pressão do ar.

Para operar, essa bomba utiliza a força de rotação da roda de forma a aumentar a pressão do ar e assim manter o pneu rodando dentro das especificações adequadas. Ele também é capaz de monitorar a profundidade dos sulcos. Esse conjunto de tecnologias foi batizado pela marca alemã de C.A.R.E (Conectado, Autônomo, Confiável e Eletrificado).

Pneu que se calibra sozinho presa pelo baixo consumo

O consumo de combustível está diretamente ligado à calibragem correta. O pneu que se calibra sozinho apresentado pela Continental tem a proposta de aumentar a eficiência do produto nesse quesito. Uma ação de verificação realizada pela Continental Pneus do Brasil em 100 postos das cidades de São Paulo e Jundiaí inspecionou 3.500 veículos e 14 mil pneus.

Desse total, 34% estavam com a pressão incorreta. Para se ter uma ideia do impacto dessa realidade no bolso do motorista, se a pressão dos pneus estiver somente 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%. Um exemplo real, utilizando como base esses números: um veículo que rode 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros, segundo a marca.

“Além da segurança ficar em risco quando um veículo trafega com pneus com pressão inferior ou superior à recomendada pelo fabricante, sua vida útil pode ser reduzida em cerca de 50%”, comenta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus. A Continental acredita também que a nova tecnologia C.A.R.E aplicada aos pneus permitirá a oferta de veículos ecologicamente mais eficientes, colaborando para uma redução considerável nas emissões de CO2.

Foto Continental | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário