Câmbio automático refrigerado a água: isso realmente existe?

O mecânico de um leitor do AutoPapo disse que o câmbio automático é arrefecido pelo mesmo líquido que refrigera o motor. Será?

Por Boris Feldman07/10/19 às 06h15

Um leitor do AutoPapo disse que teve um problema no sistema de refrigeração, que vazou o líquido. Ao mesmo tempo, o câmbio automático apresentou alguns problemas também.

Ele levou o carro na oficina, e o mecânico disse: “sim, é óbvio que, quando faltou o líquido de refrigeração, o seu carro teve problema de aquecimento. E o câmbio automático também vai sofrer, pois ele é refrigerado pelo mesmo líquido que o motor”.

Ele quer saber minha opinião a respeito: ela é de que você deve levar seu carro rapidamente para uma outra oficina, pois não existe essa história do câmbio automático, e nem do manual, ser refrigerado pelo mesmo líquido que circula no motor.

Mecânico que diz essa besteira ou não entende nada ou está querendo te enganar, ou os dois juntos. Uma única segunda finalidade da água que circula pelo motor é no sistema de aquecimento da cabine.

radiador Câmbio automático
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (5 votos, média: 3,40 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Andreos Rauber 8 de outubro de 2019

    No caso do câmbio modelo AL4 da Peugeot o líquido de arrefecimento passa dentro do câmbio ele possui um trocador de calor

  • Avatar
    Junio da Silva de Jesus 7 de outubro de 2019

    No intervalo do rocknews radio 98 fm
    No auto papo foi ao ar essa dica de que o óleo das transmissões automáticas não são refrigerados pelo líquido de arrefecimento do motor. Vários manuais de reparadores de fabricantes mostram como é o circuito de refrigeração e lubrificação das transmissões automáticas. Nestes manuais mostra claramente que o óleo é refrigerado sim pelo líquido de arrefecimento através de um trocador de calor (radiador).
    Existe uma explicação técnica e física para isso:
    Como as transmissões automáticas trabalhão com acionamento de marchas através de pressurização de pacotes de embreagens, e como pressão influencia diretamente a temperatura, ou seja, quanto maior a pressão maior a temperatura, e também por estes sistemas necessitarem de óleos com um baixo índice de viscosidade, e novamente pelo fato de que quanto maior a temperatura menor a viscosidade do lubrificante.
    Isso tudo comprova a necessidade de que se controle a temperatura do óleo, pois caso a temperatura aumente muito e o óleo perca sua viscosidade não terá a formação de uma película entre as partes moveis da transmissão causando assim um desgaste entre elas. geralmente se utiliza trocadores de calor para refrigerar este óleo. Estes trocadores de calor podem ser acoplados ao próprio radiador do motor ou serem separados, isso depende da taxa de resfriamento necessária para cada transmissão de cada veiculo. Mas a maioria deles utilização o sistema de troca de calor entre fluidos, ou seja, Segundo os princípios da termodinâmica, o fluido mais quente transfere sua temperatura para o mais frio, estes fluidos por sua vez passam por canais isolados dentro dos radiadores e ou trocadores de calor, impedindo que haja uma mistura entre eles, pois muitas vezes são fluidos distintos, por exemplo Liquido de arrefecimento e óleo de transmissão.
    Espero ter ajudado.

  • Avatar
    Jorge Apolinário 7 de outubro de 2019

    Ouvi hj em uma rádio aqui em BH esse comentário, desse dito engenheiro, meu carro é automático com conversor de torque, e o óleo da caixa de marcha passa no radiador de água (líquido de arrefecimento) do motor para refrigeração, SIM, se faltar água ou houver um super aquecimento vai afetar a transmissão com certeza.
    O mecânico está correto, é preciso fazer uma correção aí,

  • Avatar
    Claudinho 7 de outubro de 2019

    Mas pelo que sei o liquido de arrefecimento do motor não tem nada a ver com a transmissão.
    Agora o radiador sim pode ser para o óleo da transmissão e também ser para o arrefecimento, mas trabalham em suas galerias separado, e em muitos casos são radiadores separados.
    Portanto Auto Papo está correto em afirmar que o liquido de arrefecimento do motor não tem a nada a ver com o sistema de refrigeração da transmissão.

  • Avatar
    Fernando S.Chevis 7 de outubro de 2019

    Realmente o consultor deste programa está enganado, existem vários carros que o câmbio automático é refrigerado pelo mesmo radiador do motor, tendo apenas uma colméia separada.
    Seria interessante que houvesse uma correção da informação e o pedido de desculpas ao profissional que passou a informação.

    • Avatar
      IVANILDO L COSTA 13 de outubro de 2019

      Amigo, meu carro é um sonic aut. tem óleo na reservatório de água. o mecânico falou que não é óleo do motor, o óleo esta limpo. Concluiu que poderia ser o radiador furado e o óleo da caixa automática que estaria passando para o reservatório. Porém levei o carro em uma casa de troca de óleo e o mecânico disse que não é óleo da caixa pois se fosse a caixa já teria parado com algum problema e o óleo da cx é vermelho e o óleo que tá indo para o reservatório é meu marrom.
      você poderia me ajudar com alguma luz sobre o que realmente poder?
      abç

  • Avatar
    Leonardo Landim 7 de outubro de 2019

    Resposta mal dada e prepotente! “Procure uma outra oficina!” Vc tem q ter mais responsabilidade antes d falar! Vai saber se a pessoa proprietaria do veiculo entendeu o q o mecanico falou? Tenho 2 carros AT. Um com radiador de oleo independente e outro q o oleo é refrigerado no radiador. Logo, se a serpentina furar, vai contaminar.. ou, se o radiador furar e vazar toda a agua, vai “fritar” o cambio por superaquecimento tal qual o motor. Entao elabore melhor as respostas, entenda melhor a pergunta se for o caso, e respeite quem tem que ralar pra ganhar a vida, em vez de ficar de bunda no ar condicionado escrevendo babozeira

  • Avatar
    Pablo 7 de outubro de 2019

    Acredito que o consultor técnico deva melhorar a resposta ao consulente, pois o radiador da minha Mercedes é misto, circula tanto o fluido refrigerante quanto óleo do câmbio.
    Portanto, pode ocorrer interferência na circulação do líquidos.

  • Avatar
    Leonardo Leite 7 de outubro de 2019

    O óleo do câmbio automático do meu Corolla passa por dentro do radiador por meio de um cano pequeno de ferro, então sim, é refrigerado.

  • Avatar
    sergio 7 de outubro de 2019

    Acho melhor o ouvinte procurar outro consultor técnico, pois o líquido de arrefecimento do motor também refrigera o fluido da transmissão.

  • Avatar
    Ernesto 7 de outubro de 2019

    O ar que vem do turbo dos motores TSI também é refrigerado pelo liquido do radiador.

    • Avatar
      Fernando S.Chevis 7 de outubro de 2019

      Realmente o consultor deste programa está enganado, existem vários carros que o câmbio automático é refrigerado pelo mesmo radiador do motor, tendo apenas uma colméia separada.
      Seria interessante que houvesse uma correção da informação e o pedido de desculpas ao profissional que passou a informação.

  • Avatar
    Igor 7 de outubro de 2019

    É claro que é refrigerado a água. A bomba de óleo do câmbio automático com sistema de conversor de torque mantêm o sistema pressurizado e com o atrito dos discos de Composite e outras partes mecânicas do câmbio, fazem o óleo esquentar. Com isso o óleo é forçado a passar por um radiador no qual passa a mesma água que refrigera o motor. Não significa que a água entra dentro do câmbio. Meu A zera 2009 tem isso e muitos outros carros também.

  • Avatar
    Cassio 7 de outubro de 2019

    Meu Honda civic 1993 com câmbio AT tem o câmbio refrigerado com água.

Avatar
Deixe um comentário