DUAS DICAS FURADAS sobre carro automático
Um dos maiores portais do Brasil insiste em desinformar insistindo em práticas que não são compatíveis com este tipo de veículo
Um dos maiores portais do Brasil insiste em desinformar insistindo em práticas que não são compatíveis com este tipo de veículo
Um dos maiores portais de carros do Brasil, mas que nada entende do assunto, continua repetindo a besteira que eu já critiquei aqui, que é de afirmar que o carro com câmbio automático pega no tranco.
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Não pega! Pois a maioria deles tem o conversor de torque que liga o câmbio ao motor. Se o motor está desligado, o conversor de torque está parado e não tem jeito de acionar o motor com o movimento das rodas.
Mas não satisfeito de mal informar e confundir seus leitores, dá outra dica completamente furada sobre câmbio automático, ao explicar o perigo de danificar os sincronizadores com a alavanca na posição “P”, de parking.
Já está informação também não procede pelo simples motivo de que: câmbio automático não tem sincronizadores.
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Nas ocasiões em que a minha bateria descarregou por estar na época de trocar, acionei o seguro (imprescindível ter nesse trânsito caótico) e fui prontamente atendido com um profissional que trouxe uma bateria, fez a “chupetinha”, me orientou onde comprar uma nova e se prontificou a fazer tudo novamente caso necessário.
Coisas da modernidade com uso do smartphone e GPS.
Creio que essa alternativa e muitas outras, deva ser conhecida por quem faz seguro do veículo e o usa.
Simples assim.
Uma boa transmissão automática dificilmente quebra porque ela não aceita barbeiragens com engates errados, como poderia ocorrer nas transmissões manuais.
Já tive muitos carros manuais e automáticos que somados ultrapassaram 1 milhão de kms rodados.
Nunca tive problemas com os automáticos, mas nos manuais já tive vários problemas com as embreagens.
Com relação a problemas na bateria, sou da opinião que todos deveriam carregar cabos para chupeta em seus porta-malas.
Com o meu cabo de chupeta que custou menos de 50 reais, já ajudei muita gente com problemas com a partida, independente de serem carros manuais ou automáticos.
Você já fez seu carro equipado com câmbio automático pegar no tranco? Pois o manual do proprietário do meu carro não recomenda esta atitude.
É claro que não e, nunca vou tentar.
O texto do Boris é claro.
É por isso que sempre carrego no meu carro um cabo para chupeta. Se algum dia tiver problema na partida, uso o cabo para chupeta.
Num carro com transmissão manual, o uso do cabo para chupeta pode ser até mais rápido e seguro que tentar pegar no tranco. Já soube de uma moça que, ao tentar ligar o motor no tranco, bateu o carro porque o volante e o freio não funcionaram como esperava com o motor desligado.
O manual do proprietário do teu carro não recomenda pq é impossível dar tranco em carro automático. Entenda isso, nos câmbios automáticos, existem válvulas eletromagnéticas que direcionam a pressão de óleo para imponsionar o componente que atua mecanicamente p realizar o engate, e mudança de marchas. Esse acionamento é feito por pressão hidráulica. Pressão esta gerada por uma bomba hidráulica acoplada ao conversor.de torque que é fixado no eixo do motor. Portanto, se o motor não está em funcionamento, o conversor de torque não gira e não aciona a bomba hidráulica. E sem acionar a bomba hidráulica, não existirá presso de óleo para realizar o engate de marcha. E para dar um tranco, uma das marchas obrigatoriamente tem q estar engatada.
**Resumindo** motor desligado=conversor parado=bomba de óleo parada=sem pressão hidráulica=sem engate de marcha=roda livre=tranco impossível. Nem precisa desenhar.
É um simples raciocínio lógico de um dos princípios básicos da física.
Ação e reação. Simples assim
Cabo de chupeta pra mim já tá ultrapassado. Carrego um auxiliar portátil de partida de emergência composto por uma bateria de lítio e mais alguns acessórios. Serve como lanterna, carrega celular e tem até calibrador de pneus. Já usei todos os acessórios e funcionam muito bem. Ocupa o mesmo espaço de um cabo de chupeta. Custou 280 Reais pelo MLivre mas valeu cada centavo. Imprescindível principalmente pra quem tem carro automático!
Um auxiliar de partida também é muito bom.
Eu tenho um da Black & Decker mais parruda que esse citado. Como é maior e mais pesado, não deixo no carro, deixo ela em casa. Caso eu tenha problema de bateria na garagem de casa, posso usar ela.
O problema desses auxiliares de partida é que elas exigem que sejam recarregadas periodicamente. Não se pode esquecer disso.
Por outro lado, é muito bom ter um auxiliar de partida como o meu porque com um inversor (12V – 120V) posso manter a minha casa bem iluminada por várias horas nos dias de falta de energia da concessionária.
Por isso que tem câmbio automático que quebra. O mais sensato é comprar uma bateria nova. Tem lugar que leva em casa e instala.