Câmbio automático: afinal, preciso ou não trocar o óleo da caixa?

"Essa é a dúvida de muitos motoristas, já que no caso do câmbio manual o óleo da caixa pode durar a vida toda do automóvel"

Por Boris Feldman21/09/19 às 07h30

Cada vez que uma fábrica lança um automóvel com um novo modelo de câmbio automático volta a discussão: troca-se ou não o óleo desse tipo de câmbio? E a resposta não é nem sim, nem não, mas depende. Do quê?

Do manual do seu automóvel. Os câmbios manuais, em quase sua totalidade, já não exigem a troca do óleo. O câmbio automático pode exigir com uma elevada quilometragem que varia entre 50 mil ou até mais de 100 mil quilômetros.

E existem algumas caixas automáticas que sequer exigem a troca do óleo, ele dura a vida inteira. Entretanto, o nível do óleo do câmbio automático de qualquer carro deve ser verificado periodicamente, pois pode acontecer um vazamento que exige levar o carro para reparo.

câmbio automático
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Carlos Antonio da Silva Pala 25 de setembro de 2019

    Nao e o que dizem os reparadores e especialistas sobre o assunto. Nao existe oleo eterno.

Avatar
Deixe um comentário