Carro automático: use o pé esquerdo para frear!
"É muito mais prático você tirar o pé esquerdo de onde está para apertar o pedal do freio do que tirar o pé direito do acelerador"
"É muito mais prático você tirar o pé esquerdo de onde está para apertar o pedal do freio do que tirar o pé direito do acelerador"
Pela primeira vez na história o brasileiro está comprando mais carro com câmbio automático do que manual. O tabu de que o câmbio automático era difícil de arrumar e os mecânicos cobravam muito caro foi superado. Agora, a situação se inverteu, e o brasileiro já aceitou o carro automático. Porque, evidentemente, ele é muito mais confortável, prático.
VEJA TAMBÉM:
Só que ficou aí uma dúvida no meio do caminho, até porque a imprensa ajuda muito a confundir a cabeça do motorista. Toda vez que uma montadora lança um modelo que só tinha câmbio manual e passa a ter o automático, o título é: “o modelo tal permite que o motorista descanse o pé esquerdo.” Por que descanse o pé esquerdo?
“Ah, porque ele só vai trabalhar com o direito no acelerador e no freio?”
Negativo!
Se o homem tem dois pés e o carro tem dois pedais, o mais correto, mais prático e mais eficiente é o pé direito no pedal do acelerador, como sempre foi; o pé esquerdo no pedal do freio, e não mais no da embreagem – porque não existe.
É muito mais prático você tirar o pé esquerdo de onde está para apertar o pedal do freio do que tirar o pé direito do acelerador.
Até os pilotos de competição, por esse motivo e por outros, porque eles freiam enquanto estão acelerando para não deixar abaixar o giro do motor – entretanto, isso é uma outra história. Mas até para você no dia a dia e que não é piloto de competição, é mais prático usar um pé para cada pedal.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boris tinha uma Subaru Forester e sempre dirigi com os dois pés. Agora comprei um Jeep Compass diesel e o carro do nada começou a dar umas perdas de potência na estrada que me levaram a situações bastante assustadoras frente a carretas carregadas. Levei o carro na concessionária Globo Jeep de Curitiba e me disseram que a falha é causada por o carro entrar em modo de proteção quando se pisa no freio e acelerador ao mesmo tempo. Isso pode ser verdade? Não achei nada no manual do carro a respeito.
Uso o pé esquerdo para frear e já me livrou de algumas batidas em fechadas de outros carros. A rapidez é muito maior porque o pé fica em prontidão em qq emergencia. Só é contra quem ainda não aprendeu essa técnica. Apenas o pedal do freio deveria ser mais largo para facilitar a ergonomia. Fiz um alagador no pedal do freio e melhorou muito. A DICA É DEIXAR APOIADO O CALCANHAR NO ASSOALHO AO FREAR..
Nem deveriam levantar está questão. Quem foi o maluco que fez isso ? O mestre Boris sabe disso e qual é o parecer dele ? Se assim fosse as próprios fabricantes já teriam mudado o projeto dos pedais. E quem tem um Toyota Cross (ou caminhonetes) em que o freio de mão é acionado com o pé esquerdo ?
Quanta bobagem e inutilidades na reportagem.
Em primeiro lugar, a fração de segundo que o pé direito leva pra sair do acelerador e chegar no freio na hora da emergência vai fazer a diferença entre a vida e a morte, pois o pé esquerdo não tem esse caminho a percorrer.
Em segundo lugar, se você não tem habilidade pra frear com o pé esquerdo ou se não tem coragem de tentar/é avesso a mudanças de paradigmas, nem por isso deve criticar quem sabe fazer isso, porque se não fosse a melhor opção os pilotos profissionais não usariam.
Quem quiser tentar/aprender com certeza não vai se arrepender nunca, os outros medrosos vão ficar pro resto da vida perdendo os grandes benefícios disso. O máximo de recursos corporais que puderem ser usados para a direção devem ser usados.. nós usamos duas mãos, dois olhos, dois braços e dois ouvidos… por que usar só um pé? Da mesma forma como o corpo aprendeu um dia a frear com o pe direito ele aprende a frear com o esquerdo em menos de 48h (garanto), e isto implica ensinar o subconsciente a reagir com o pé esquerdo também de modo automatizado. Onde está escrito que o corpo humano não aprende coisas novas? Nós somos o animal mais evoluído ou deixamos de ser a ponto de termos perdido a capacidade a aprender algo tão simples e eu não to sabendo?
Vdd. Só é contra quem ainda não aprendeu essa técnica. Apenas o pedal do freio deveria ser mais largo para a esquerda facilitando a ergonomia. Fiz um alagador no pedal do freio e melhorou muito.
Eu preciso urgente de um carro Automático tenho problema na perna esquerda tenho problema na perna esquerda por favor me ajuda eu preciso estou negativado mais as parcelas pode ser descontados as parcelas direto na minha conta corrente Caixa econômica meu salario Amparo Social Portadora deficiência á
Me acostumei a usar o pé esquerdo no freio e estou adorando.
Uma dica é encostar o calcanhar no assoalho para ter mais sensibilidade.
Vlw.
A principal razão sobre se usar o pé direito para frear é que ao usar o pé direito vc tira ele do acelerador, esse é o motivo logico e mais seguro para se frear um automóvel.
Certíssimo. O pé direito deveria até ser imobilizado quando começar a usar um automático, para não tentar debrear e tocar no freio involuntariamente.
Muito valida sua posição! Mais as montadoras teriam que ajustar a posição do pedal de freio, que hoje está mais próxima ao pedal do acelerador, este feito para facilitar o seu uso pela perna direita! Pois atualmente apenas giramos o pé para efetuar os devidos controles…
Mesmo que acostumassemos a frear com o pé esquerdo, já pensou em um simples susto no trânsito como por exemplo :
Um pedestre surge na frente do seu carro em movimento, qual pé vc vai usar ?
Certeza que grande parte usaria os dois pés, dependendo da força do carro, o freio não vai compensar a aceleração, aí já viu o resultado
Conclusão: Melhor nem tentar
Só pilotos costumam utilizar o pé esquerdo pois possuem a sensibilidade para tal, e aproveitarem o máximo do carro. Totalmente desnecessário um civil utilizá-lo para andar nas ruas.
não sou nenhum piloto e tenho sensibilidade para tal, eaí?
Já é 3º carro automático que possuo, e desde o 1º que só uso o pé dereito para acelerar e frear o carro! Eu acho que é mais seguro! Até mesmo em uma emergência, ou parada busca! O pé esquerdo só servia mesmo para embreagem! E olhe que eu sou canhoto! Meu pé esquerdo virou o pé de apoio!
Na autoescola os instrutores recomendam usar somente o pé direito
Eu li todas as respostas e tirei a
a conclusão de que essa ideia absurda de freiar um carro automático com o pé esquerdo é fake. Por isso disconsiderem essa opinião absurda…!
nada de absurdo amigo!! você que é acostumado a dirigir nossas carroças, sejam elas manuais ou automáticas, nunca prestou atenção nos carros automáticos de outros países que tem um baita pedal de freio? isso mesmo esse pedal mais largo é justamente para ser usado pelo pé esquerdo! assista o canal acelerados onde o Rubinho Barrichello usa o pé esquerdo para as frenagens!! pesquise antes de opinar!!
Todos os protocolos voltados aos motoristas indicam a utilização exclusiva do pé direito nos veículos automáticos, por uma questão de segurança. Além disso, todos os veículos automáticos têm o pedal do freio mais largo, não tem nada haver com carros deste ou daquele país. Por fim, gostaria de lembrar que o Rubens Barrichelo é um piloto profissional e não serve de paradigma para nós meros motoristas. Ao invés de mandar o coleguismo pesquisar antes de opinar, pesquise você antes de falar bobagem.
é isso mesmo.
Em que lugar do mundo está este especialista para afirmar que a manutenção de câmbio automático tem preços acessíveis? Fala sério!!!
Parei de seguir o Sr Boris.
Fumou um do bom esse tiozinho, nem quero pensar se acaso seu pé esquerdo esbarrar no direito que esta no acelerador.
Parabéns pela bela aula de como capotar um carro! Se a engenharia do carro pede e projeta o carro para ser freado com o pé direito, porque alguém vem dizer o contrário? Não levem a sério isso, só pode ser pra se aparecer.
Eu também penso .. onde já se viu .. nem com o câmbio normal a gente freia com o pé esquerdo .. isso pode confundir a gente e ainda fazer acontecer um acidente grave .. prefiro mesmo usar sempre o direito
Ô Renata! num carro de cambio manual existe o pedal de embreagem e nós motoristas de carroças nos acostumamos com essa mecânica! os carros automáticos de outros países tem um pedal de freio bem largo justamente porque lá eles aprendem desde sempre que o pé esquerdo é para frear!
Essa matéria não tem cabimento, deixe as pessoas frear como se sentem mais seguras, ter que condicionar o corpo a fazer uma coisa que não está condicionado a fazer certamente vai causar acidentes, e leva tempo para isso.
Que tese maluca é essa? Coisa de doido. Um conselho, não publique nada quando vc estiver bêbado.
Vai usar o pé esquerdo pra freiar e causar um acidente. O pé esquerdo é pesado na hora de frear um carro automático. ????
Leio o Boris há anos. Desde moleque esperava o Caderno de Veículos do Estado de Minas e aprendi muito lendo suas reportagens. Mas esta aí foi a maior besteira que já ouvi. Por vários anos tive um carro automático e um manual. Dirigia os 2 tranquilamente. Virava a chavinha e pronto. Pé direito no acelerados e freio. Pé esquerdo para embreagem no manual.
Quanta bobagem. Freiar com pé esquerdo é coisa para pilotos…no dia a dia é pura besteira…
Reportagem lamentável…
Que isso? Dica de como desgastar seus freios e correr o risco de bater o carro?! Quanta irresponsabilidade e incompetência!
Impressionante como um provedor gigantesco como UOL permitir que seja publicado uma matéria tão ridícula quanto esta, sem fundamento algum, onde somente irá trazer prejuízos aquelas pessoas que acreditarem nesse conteúdo sem sentido. Vergonha alheia.
Acho melhor você se retratar dessa besteira que você falou: comparar carro de competição com carro comum. E essa ideia maluca do pé esquerdo no pedal de freio de onde você tirou isso??? Baseado em quê?
Fundamentado em quê?
Baseado em um basiado
Pra mim isto é coisa de doido ,inventor prof.pardal não tem lógica uma coisa dessa os pedais do automático já são colado um com outro e isto desde da versão mecânico onde o motorista já tem uma coordenação e a resposta é automática, use o direito para frear e o mesmo pé para acelerar ,não dá pra inventar ,esquerdo só serve para pisar embreagem ou no caso de automático ele é para descansar mesmo e ponto final não tem que inventar nada os pedais foram assim distribuído por engenheiros capacitados, melhor deixar como está.
Falou tudo! Esse senhor só da bola fora, impressionante.
Bom reavaliar Senhor Bóris, pois mesmo nos carros manuais se pisa no freio com o pé direito.
MEU DEUS, GENTE SÓ FAÇAM ISSO C VCS NÃO TIVEREM O PÉ DIREITO
Melhor o pe dreiro , porque se a pessoa for usar o esquerdo p frear ela pode se atrapalhar e acelerar , causando um acidente .eu dirijo carro automático 30 anos.
Foi exatamente isso que pensei ????
Acho errado, já estamos acostumados a usar o pé direito no acelerador e freio, continuemos assim.
Só tem um problema, a coordenação motora, se usar o pé esquerdo bai fazer uma frenagem seca e em curva com certa velocidade e capotamento.
Resumindo o pé emais pensado6 r
Na minha opinião, essa de frear com pé esquerdo só serve pra competição, respeitando a coordenação motora , imagina frear,como se usasse a embreagem! Nem pensar!!!
É melhor ler isso do que ser cego.
Melhor reposta!
Mas se seguir o que o Boris escreveu, há uma grande chance de ficar cego mesmo. Dica mais absurda que eu já li.
Tb acho!!!
Meu Deus do céuuuuuuu !!! Não acredito no que meus olhos estão vendo… O pé esquerdo está acostumado com a força da embreagem o toque no freio na maioria das vezes é sempre mais delicado assim como no acelerador. Pelo amor se Deussss não façam isso, vão causar muitos acidentes… eu realmente não acredito que estou vendo essa reportagem.
Realmente,Leonardo vc tem toda razão não sei quem teve essa idéia de girico.
Concordo plenamente com vocêLeonardo ?????
O snr Boris, esqueceu de colocar que o artigo é destinado aos canhotos e não aos destros. Portanto todos os comentários estão descartados…
Eu sou canhoto, mas se eu for ter freiar com o pé esquerdo no começo vai dar merda, pois estou acostumado a freiar com o pé esquerdo. Não estamos em um carro de corrida para freiar e acelerar ao mesmo tempo!
Que absurdo essa reportagem, a chance de confundir na hora de dirigir é imensa. Não precisa usar os dois pés porque se você freia, não usa o acelerador.
Tanto que em carros manuais se usa o pé esquerdo somente pra embreagem
Nunca devemos fazer isso é muito perigoso no caso de uma emergência a pessoa pode capotar o veículo
Já dizia meu patrão , o papel aceita tudo , inclusive para escrever besteiras..
Imagina quem tem um site agora, pode escrever qualquer coisa e ainda alcançar os 4 cantos do mundo rs
Bom dia!
Tenho carro automático a 13 anos, sempre fui orientado a usar só o pé direito, e deu certo. O carro automático tem o descansa pé em todos os modelos, isso significa que o pé esquerdo não tem função nos automáticos, se fosse um usar o pé esquerdo não teria descanso para o pé. Carro de competição é totalmente diferente, precisa de muito giro para ter melhor desempenho. No dia a dia precisa baixo giro pra melhor consumo e segurança. Se frear enquanto acelera vai ter menos eficiência na frenagem e maior desgaste no sistema de freio isso é fato.
Tenho muito respeito e carinho pelo Boris, mas nesse vídeo ele foi infeliz. Abraços.
Vdd… Bom observar também a disposição nos pedais de carros automáticos convencionais. Os mesmos estão posicionados para o uso do pé direito e se vc por acaso for usar o pé esquerdo vai perceber que é muito desconfortável o posicionamento para tal ação.
Isso é pra quem tem prática! Usar o pé esquerdo no freio não é pra qualquer um, um pé que tá acostumado com o peso de um pedal de embreagem não vai se adaptar rapidamente com a sensibilidade do pedal do freio. Quem sabe para os novos motoristas que aprenderão a dirigir direto em um carro automático a teoria seja válida. As vezes uso o pé esquerdo, mas só pra segurar o carro após parado ou para sair em aclive muito acentuado, mas não me atrevo a parar o carro com o pé esquerdo.
Nós como condutor não entendemos muito,mas a lógica é;Poder no freio para o carro para ou perder velocidade,então é mais óbvio tira o pé do acelerador e pisar no freio.Qualquer leigo irá fazer assim.
Usar o pé esquerdo??? Tá de brincadeira???
O baita desconforto que é pressionando a genitália, para mulher ainda pode ser possível, mas para o homem com os “documentos” entre as pernas, e coxas grossas… Definitivamente não é melhor… Me inventam cada uma que…!!!
Dois pés, dois pedais. Então câmbio manual é pra quem tem três pés?
Uma coisa é certa de quem tem carro automático ….. Quem nunca tentou pisar com o pé esquerdo no freio e dar um ” baita tranco ” por causa da sensibilidade do pé …. Aposto ainda que quem leu isso deu uma risada e sabe do que estou falando ….. Não usem o pé esquerdo para frear o carro !!!
Kkkkkkkkkkkk
Bem isso!
A primeira vez que dirigi um automático do nada eu pisei no freio achando que era embreagem, foi sem pensar, costume… deu maior freada kkkkkkk
Pura verdade Rogério ????
Sem dúvida, certíssimo o comentário, por que não usar o pé Esquerdo? Aprendi a dirigir com carro de cambio manual e uso o pé esquerdo para freiar no cambio automático, sem problemas.
Eu também aprendi a dirigir o carro automático pisando o freio com o pé esquerdo. Eu não tenho problema nenhum, foi assim o jeito que aprendi a dirigir um carro automático. já tentei frear com o pé direito, mas não é a mesma coisa, sinto mais segurança e autonomia freando com o pé esquerdo. É a forma como se aprende, então seja com o pé direto ou esquerdo, cada um deve dirigir da forma que se sentir melhor e mais seguro.
Eu aprendi a dirigir o carro automático pisando o frei com o pé esquerdo. Não tenho problema nenhum. É esse o meu jeito de dirigir…foi assim que eu aprendi! Se for o jeito errado, então, aprendi a fazer certo do jeito errado. Eu ouço algumas críticas pelo fato de frear com o pé esquerdo, mas é assim que eu consigo dirigir de forma autônoma e com total segurança. Já tentei frear com o pé direito, mas fico insegura. Eu dirijo assim, freando com o pé esquerdo… Esse é meu jeito certo de dirigir! Penso que cada um deve frear com o pé que se sente melhor e mais seguro.
Isso de não deixar o pé em descanso não faz o menor sentido. Qual a diferença de velocidade de reação de vc tirar o pé do descanso e levar até o freio e de vc tirar o pé do acelerador e levar até o freio?! Eu até acho mais rápido tirar do acelerador por estar mais perto. E outra, vc nunca vai frear e acelerar ao mesmo tempo.
Será que o autor do texto pensou na besteira que escreveu? Já acontecem muitos acidentes com carros automáticos quando as pessoas se atrapalha acelerador com o freio, imagina freando com pé esquerdo e mantendo o pé direito no acelerador.
Ok. Concordo que com treinamento a pessoa possa conseguir usar o pé esquerdo, para frear, mas na própria fala do Boris ele explica que os pilotos usam o pé esquerdo, pois o direito permanece no acelerador para manter o giro alto do motor. Não acredito que precisamos realizar esse tipo de manobra no nosso trânsito.
Essa dica é um perigo e pode causar muitos acidentes! Não mudem o que dá certo desde o início dos automóveis. Pé esquerdo é para embreagem e tem gente que já não tem coordenação, imagina pra controlar o freio!! Fiquem com ele no descanso de pé e deixem o direito trabalhando que funciona muito bem 🙂
Estou iniciando no mundo automático e até o momento somente insegurança bate com o pé esquerdo e a tal troca de marchas. Na verdade agradeço os comentários que foram ilustrações significativas de que cada um consegue realizar as manobras com a devida atenção. Na verdade acredito na maioria de usar um pé para os dois pedais. Vejo que seja lógico, já realizávamos antes. Então, o pé direito é o protagonista em ação e o esquerdo coadjuvante em repouso.
Apenas e uma questão de adaptação, quando dirijo carro automático tenho este abito! Freiar com o pé esquerdo, e muito mais confortável. E impressionante a resistência a cultura e aprendizados novos, olha que tenho 60 anos.
Vergonha. Esse blog está péssimo. Vários “conselhos” sem explicação… Se for para apresentar alguma proposta, justifique o motivo.
Nunca se dirige um carro automático com dois pés. Somente o direito.
Eu só usa essa asneira quando estou me divertindo no kartódromo. Pilotando kart.
Meu Deus! Eu já escutei muitas coisas absurdas trabalhando no ramo automotivo, mas essa rapaz… Superou todas
Pior que é um senhor de mais de 60 anos. Uma dica lamentável e que coloca as pessoas em iminente risco de acidente
Pelo amor… Que sugestão desnecessária. Tive que entrar aqui para comentar pois o que se propõe não somente é sem sentido, é perigoso!
Sr. Boris, retrate-se pois sua colocação traz risco real à segurança das pessoas no trânsito!
Antonio Oliveira ???????????
Daqui a pouco vai dizer que o pedal do freio é mais largo para que sejam usados os dois pés numa freada……..né não Seu Boris ???
Tenho outra opinião: o pé esquerdo não fica sem função, parado. Ele serve para dar estabilidade e firmeza ao motorista, principalmente nas freadas. Evita que a parte baixa do corpo escorregue, tanto pra frente como para os lados. Inclusive, alguns carros automáticos têm um ponto de descanço para o pé esquerdo, ao lado do pedal de freio, que é um ‘calço’ inclinado, que também serve de apoio.
Inacreditável esse tipo de sugestão da matéria. Não sigam essa opção de usar o pé esquerdo, é acidente na certa.
Este post e só para causar, deveria ser excluído.
Absurdo, ainda deixam uma falta de responsabilidade.
Já disseram tudo que precisava saber, aprendi dirigir carro automático.
Grato
Só pode ser brincadeira uma coisa dessas! Matéria irresponsável. NUNCA FACAM ISSO,pé esquerdo está acostumado em embreagem, se frear, va “afundar” o pedal e parar bruscamente.
Essa matéria chega a ser criminosa e é inacreditável ler tamanha asneira
Na minha opinião não procederia pois, no caso de uma frenagem de emergência pode causar acidentes é mais seguro tirar o pé do acelerador e frear com o mesmo.
Sinistra esta proposta de usar os dois pés para cambio automático. O Cérebro programou o pé direito para duas opções de ação. Acelerar e travar, independentes. Uma ou outra. O pé esquerdo fica em repouso ou como “segurança”. Se mudar isso, há que mudar o chip, para não provocar “comando duplo”, sujeito a causar acidentes, devido à programação primeira….a conferir…
Já estanquei um carro automático numa avenida movimentada quando confundi o pé esquerdo usando para frear. Não façam isso jamais! O pé direito está acostumado a acelerar e frear com movimento controlado. O esquerdo tende a apertar o pedal como se fosse a embreagem!!!!
É isso aí, disse Td, já me meti a tentar usar o pé esquerdo para frear e aconteceu exatamente isto. Só com muita prática ou se o sujeito nunca dirigiu câmbio manual.
Quem sabe dirigir com embreagem, usa o pé esquerdo de uma forma diferente do direito: o direito é usado com o calcanhar apoiado no “chão”, o que da bom controle do movimento. O pé esquerdo pisa inteiro no pedal e afunda.
Assim sendo, na primeira vez que o motorista for frear com o pé esquerdo, vai dar aquela afundada no pedal e travar as rodas.
E mesmo que aprenda a frear com o esquerdo, vai ter um “vício” caso queira voltar a dirigir com câmbio manual.
No dia a dia não precisamos fazer igual os pilotos que freiam e aceleram ao mesmo tempo. Essa orientação para dirigir no trânsito é totalmente irracional. E a justificativa é ridícula: se o homem tem dois pés e o carro dois pedais … Deveriam fazer outra reportagem pedindo desculpas.
Comparar treinados com motoristas de primeira viagem com esse tipo de câmbio? Piada né?
Só pode estar com raiva das seguradoras e estar querendo causar um monte de acidentes… Até nos manuais dos carros geralmente alertam para nunca frear com o pé esquerdo.
Lamentável essa matéria…. Favor apagá-la para não colocar em risco pessoas desavisadas.
É para levar a sério isso? Kkkkkkkkkk cada uma.
Conclusão totalmente fora de lógica,se utilizar o pé esquerdo para frenagem correrá o risco de acelerar e frear ao mesmo tempo,além de ser incoerente já que o pé esquerdo é historicamente o da embreagem,se não tem essa função ele fica quieto no canto dele.
Lamentável essa matéria. Espero que nenhum desavisado ou principiante siga essa orientação. Deve ser retirada.
Deveria ser preso um cara que dá uma dica dessa.. totalmente irresponsável hein…
Um absurdo essa matéria! Se a intenção do freio é a desaceleração… É mais prático utilizar o pé direito que está próximo. Além da coordenação motora para que já dirige um carro manual. Outra a maioria não está participando de corrida ou competição… Que Material sem nexo..
SURREAL e perigosa dica! Não faz sentido manter o pé direito no acelerador quando se freia, ainda que o pé não esteja pressionando o acelerador. A elevação do pé direito sem retirá-lo do assoalho (como seria no caso da frenagem com o pé direito) cansa muito mais e aumenta a probabilidade de um erro grave: aceleração durante uma frenagem. LAMENTÁVEL a publicação deste artigo, uma besteira sem tamanho!!
Além de todos os aspectos de segurança já relatados nos comentários, tem a questão do desgaste do freio. Totalmente desnecessária essa orientação, nada mais doido.
Que sugestão absurda, de onde esse gênio tirou uma idéia dessa. Justamente por serem forças antagônicas que usamos o mesmo pé, para evitar acidentes. Já gastamos preciosos ms em tirar o pé do acelerador para levar ao freio em uma emergência, imagina ter que coordenar a retirada do pé direito do acelerador mais o tempo apra colocar o pé esquerdo no outro pedal e pressionar de forma sequencial. Inacreditável um texto tão sem nexo ser publicado sem revisão.
Só que não! O pé que está no acelerador está mais próximo do freio e que o pé em esquerdo. Pura baboseira!
Estou achando que a sugestão dele é manter o pé esquerdo em cima do pedal do freio, já que o sistema de freio é baratinho pra trocar e não dá nada ficar desgastando ele a toa. (Ironia)
É UM ABSURDO o que este senhor falou (escreveu), deve estar com alzemeir ou outra doença mental, o carro automático serve também para pessoas deficientes e neste caso, podem não ter a perna ou pé esquerdo, ou problemas de mobilidade em uma das pernas, por este motivo aprende-se a usar somente um pé nos cursos para motoristas com PCD e outros casos de total comando manual.
RETIREM ESTA MATÉRIA ELA É CRIMINOSA COMO JÁ COMENTARAM. UOL DESSERVIÇO A TODOS
Tudo anda bem com Bardahl !!
No Brasil a 66 anos !!
Ótimo preço na linha sintética de lubrificante e com um lançamento sensacional para o Diesel S10 que é alvo de tantas reclamações.
Bardahl Max S10
Nas melhores lojas do Ramo e Postos de Combustível
no carro manual se freia e acelera com o pé direito.Tenho carro automático e minha cabeça nem cogita frear com o pé esquerdo. Mas tudo é falta de costume. Não me atrevo a mudar, senão quando for dirigir um carro o manual vai virar uma bagunça
Que noticia e informaçao inutil e criminosa, essa pessoa que falou dois pedals para dois pes, creio que nunca deve ter dirigido um carro na vida, UOL que decepção.
Sério isso????
Quase não acredito que o senhor BORIS FELDMAN tenha escrito isso.
Acho que o registro dele no CREA deva estar expirado.
Um verdadeiro desserviço à segurança no trânsito
No dia que comprei o meu primeiro carro automático pensei: Vou aprender gritar com o pé esquerdo. Um dia posso precisar. Não deu outra. Rompi o tendão calcâneo da perna direita. Quando fui começar a fazer a fisioterapia tinha que tirar meu filho do trabalho ou usar transporte alternativo. Quando consegui firmeza no movimento do pé, passei a ir de carro. Não precisava de força para acelerar. Precisava somente para passar no freio. Já havia conseguido a sensibilidade no pé esquerdo. Hoje estou recuperando mas continuo a frear com o pé esquerdo. Concordo com você. Dois pés, dois pedais.
Uma das piores dicas que eu já vi na minha vida. Essa matéria pode provocar até um acidente com um motorista inexperiente. O pé esquerdo só se usa para o pedal da embreagem, como o automático não possui embreagem manual, o pé esquerdo deve ficar em repouso o tempo inteiro. Para frear um carro, seja automático ou manual, faça o simples: tire o pé do acelerador e coloque-o no freio!!!
Que absurdo uma reportagem dessa, podendo ate causar um super acidente….que noticia inutil e criminosa.
Ufa! Fiquei estarrecida com a matéria. Mas fiquei bem mais tranquila lendo os comentários, ninguém caiu nessa idéia insana. Perigosíssimo. Ponto negativo pra UOL.
Discordo totalmente de quem escreveu o exposto no artigo!
Todo carro tende a parar quando tiramos o pé do acelerador; justamente esse fato é que ajuda a parar o carro automático quando se aciona o pedal do freio. Tanto que os livretos de instruções (pelo menos dos carros que tenho/tive) sempre aconselham a não colocar a alavanca em ‘neutro’ e sim, acionar o freio, deixando de pisar no acelerador. A se usar o proposto no artigo, o motor ficaria ‘forçando’ o câmbio, pois estaria acelerando e freando, simultaneamente (com ambos pés).
ISSO PROVOCA MUITOS ACIDENTES, como aqueles que sempre, sempre aparecem nas video-cassetadas por pessoas que ‘se enganaram com os pedais’…
Reportagem, totalmente equivocada e deveria ser retirada, eu conheço um senhor que o primeiro carro automatico que ele teve ele veio com o pé esquerdo para acionar a embreagem (costume) e acabou causando um acidente de grande proporções pois freou bruscamente em rodovia e o carro que vinha atrás não conseguiu parar. Obs: As pessoas não tem coordenação de força suficiente para dosar o acionamento do freio com o pé esquerdo e ainda mais estemos modelos mais modernos com ABS e assistente de frenagem param na hora!!! Por favor deletem essa reportagem.
Coisa mais doida está matéria!!! Se você usar o pé esquerdo, que está programado para usar na embreagem em sua cabeça de motorista de cambio manual, exercerá uma pressão muito superior no freio, pois a embreagem exige muito mais força, logo no mínimo você baterá seu peito no volante por conta da violência da freada, isto se não vier outro veículo atrás de você e causar um acidente. QUE MATÉRIA ABSURDA!!! Isto pode valer para novos motoristas que nunca dirigiram um carro com câmbio manual e sejam treinados apenas nessa nova tecnologia.
Pelo amor de Deus, quem leu isso deleta..NÃO FAÇAM ISSO….vai causar acidente…há decadas acostumamos a usar o pé direito pra acelerar e frear e esse camarada vem querer inventar moda..PELAMORDEDEUS, não façam isso…
Boa noite. Foi com satisfação que, novamente, leio sua matéria. Faz um relativo tempo, desde de que comecei a ter contato com carro de apenas dois pedais, que pratico a frenagem com o pé esquerdo. Isso, com o passar do tempo, torna-se tão normal. Sem contar a vantagem de estar com o pé esquerdo sempre pronto para um frenagem de emergência pois, o tempo que se leva para tirar o pé direito do acelerador, para então frear, anda-se alguns metros até a parada total do veículo. Abs.
Vdd. Depois q se acostuma frear com suavidade com o pé esquerdo fica até mais seguro e rápido.
Uma dica é encostar o calcanhar no assoalho para ter mais sensibilidade, como tenho o pé pequeno
coloquei um calço embaixo do tapete.
Vlw.
Falou besteira, essa reportagem deveria ser apagada. Não se tem notícia em lugar nenhum sobre esse conselho. Quem assistiu Breaking Bad, viu o Sr. White ensinando como dirigir um carro automático. Até uma criança sabe que essa reportagem está errada.
Sem dúvidas este Sr. tem bastante experiência e todo o direito de opinar. Entretanto, penso que para a grande maioria este hábito seria altamente arriscado. Particularmente em carros sem freio auxiliar e mais pesados sempre tive o hábito de segurar o carro com o freio enquanto começo o processo de saída da inércia para evitar sobrecarga no câmbio quando preciso parar em subidas. Mas Isto é algo exporádico, feito com consciência e cuidado. Não me vejo usando os dois pés em qualquer outra situação.
Se o carro tem que parar, então o pé não tem que estar no acelerador, mas sim no freio.
Isso é para os norte americanos que já possuem esse habito a muito tempo.
Não façam isso!!!
Se o homem tem “dois” pés, e o carro tem “dois” pedais. Esse senhor deve ter “dois” cérebros, pois só assim explicaria uma orientação tão a frente de nossa geração kkkkk
Não percebi quem escreveu a reportagem, me surpreendeu Negativamente. Se equivocou muito.
Deixa ver seu entendi, então agora por causa do adoção do cambio automático, nós teremos que mudar algo que já está no inconsciente há décadas, ou seja, frear com o pé direito. Pode isso Arnaldo? Além dos temas de segurança já descritos em outros comentários.
Quanta bobagem! Tomara que ninguém Sousa esse conselho patético!
IRRESPONSÁVEL ou até criminosa essa reportagem, além do fato da experiencia ao volante, há ainda quem faça uso dos dois modelos podendo se confundir e pisar no feio com excesso de força, podendo causar acidente. E ao se usar o mesmo pé estará soltando o acelerador e usando o freio. Tudo foi pensado há muito tempo para segurança de todos, alguém que nasceu ontem acha que é o “descobridor da roda”. Procura assunto menos polêmico.
penso que UOL deveria fazer uma nova reportagem sobre esse tema,pois usar o pe esquerdo para frear é muito perigoso e certamente muitos especialistas irão discordar da afirmação deste sr.
Nunca vi tanta bobagem. Acho que nunca dirigiu um automóvel em sua vida. É um grande ‘ barbeiro ‘.
Ja li coisas ridiculas. Mas essa superou
Nunca vi uma asneira tamanha…
Não vejo praticidade nenhuma. Aliás, entendo ser bem perigoso, principalmente para quem está acostumado a dirigir carro com câmbio manual e tem que eventualmente dirigir um. É acidente na certa.
Não façam isso em hipótese alguma! Nenhum instrutor de direção defensiva do mundo vai dar um conselho desses. Até a disposição do pedal de freio em automáticos já deixa claro que é para usar o mesmo pé do acelerador, exatamente para evitar acidentes. Os riscos de pisar ao mesmo tempo nos dois pedais, por exemplo, é imenso, ainda mais em quem aprende a dirigir em carros manuais. Apenas pilotos profissionais são treinados para isso, e olhe lá (o Rubinho não conseguia). Conselho temerário esse da matéria…
É mais prático, mas também é perigoso. Criamos o hábito/ cultura (inclusive ensinado nas auto escolas), que se freia com o direito.
Esse conselho pode ocasionar acidentes se a pessoa não estiver acostumada e não for um/a motorista mais experiente.
Aí a pessoa pega esse hábito, tem uma situação de risco, se assusta e pressiona os dois pedais ao mesmo tempo e piora a situação.
Isso para não falar do sujeito que voltar para o carro manual e “frear” com a embreagem!
Sempre tive carro manual era taxicista.agora.com 74 anos e com ppbremas de mobilidade e protse no femur esquerdo tenho carro automático e é uma beleza.minha perna esquerda só vai no descanso
Por favor não inventem mais pedais.
Uma ideia muito maluca essa usar o pé esquerdo para frear pode se confundir e acelerar mais em vez de frear ele tem q ficar parado sim o pé direito da conta do recado