Câmbio automatizado: vale a pena comprar um carro com ele?
"O câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador"
"O câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador"
O leitor do nosso AutoPapo pergunta: “vale a pena comprar um carro com o câmbio automatizado, seja ele novo ou usado?”
Pra quem não sabe o câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador, que se chama Dualogic na Fiat, I-Motion na Volkswagen, Easytronic na GM, e Easy’R na Renault.
Pois eu não aconselho a compra de um carro nem novo, ainda tem da Fiat, nem usado, pois esta é uma daquelas inovações que não deram certo. Ele realmente funciona como um câmbio automático convencional, mas ele é desconfortável e engasga ao cambiar e costuma dar problema e dor de cabeça para o dono do carro. Tanto isso é verdade que todas as fábricas eliminaram esse câmbio automatizado e partiram pra caixa automática convencional.
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Aqui em casa temos um Punto Dualogic Plus 14/15 desde zero, atualmente com 157000km.
Durante esses quase 9 anos nunca tivemos problemas graves com o carro. A questão dos trancos depois que você se habitua fica praticamente imperceptível.
Em uma cidade como São Paulo, ter um carro mesmo que automatizado é muito bom. Com o creeping ajuda bastante no trânsito pesado.
O que fizemos foi trocar a embreagem que estava no fim da vida junto com o robô aos 112000km que custou R$ 4300,00. Não achei nada absurdo.
Além do mais, opções de troca de marcha com aletas no volante, opção sport que muitos carros em 2023 não tem.
Ah, e o piloto automático na estrada é uma maravilha.
Tenho um Palio 2016 Essence dualogic. Que carro excelente! Está com 60 mil KM e nunca me deu nenhum problema.
Vai dar, aguarde ?
a evolução do mundo é cambio automatizado de dupla embreagem , e essa matéria caluniando ainda kkkk , Antes que alguem fale algo errado , se tem embreagem é automatizado , Pesquisem sobre dupla embreagem e se surpreendam , automático é horrivel , beberrão , caro demais o câmbio e as peças e pior de tudo lento e pesado
Pessoal , deem uma olhada no preço de um câmbio automatizado completo e um automático , o automatizado é muito mais barato , só que as pessoas esquecem que ele tem embreagem então andam até quebrar , tem uns que vieram com defeito de fábrica mas tirando isso a maioria e excelente só dar manutenção que está tudo certo , afinal a manutenção e muito mais barata que de um automático , carro automático com conversor de torque é pesado beberrão , carro com CVT é sem graça para mim , de todos os câmbios que conheci o melhor foi o automatizado , e procurem a saber que todos os carros esportivos de luxo usam câmbio automatizado de dupla embreagem ou seja é a evolução
Estou com 68 anos, cansei de dirigir carro com câmbio manual. Tenho o fox 1.6 Confort Line câmbio manual, é um carro bom. Agora, preciso de orientação sobre as ofertas da WV e Fiat de carros automáticos e/ou automatizados e novos como menor preço. Também gostaria de dicas na compra de um seminovo, por exemplo, com até 4 anos de uso. Quanto vale um Fox Confort Line 2015 em ótimo estado de conservação?
Boa noite. São tantos comentários bons e ruins. Mas hoje estou trocando meu Logan manual por um Gran Siena essesnce 2015. Cuido bem do carro. E tenho certeza que fiz uma boa troca.
Obrigado
Quero.saber se valeu apena pq quero comprar um
Tive um palio Sporting com esse câmbio, n deu tempo ter problemas pq vendi logo, mas já sentia um barulho no câmbio. É imprevisível, mas n vale apenas arriscar. Câmbio q n deu certo.
Se fosse bom, continuariam à vender com esse câmbio, mas tiveram tantas dores de cabeça, q desistiram.
e um cambio que depede de dois fatores o primeiro e um robo que troca marcha ela nao e vidente pra saber oque o condutor vai precisar se acostumar com o carro primeiro que depis de acostumar ele da da trancos porque o motorista ja acostumou que fala mal que da trancos e e ruim pegou o carro na quela hora somente eu tenho um e vairios que andou comigo no carona me falou esse cabio falam que da tranco mas jejo agora que nao e verdade vendo eu dirigir e eu sou honeto em falar que ja acostumei com ele e realmente desafio qualque um que fala mal sobre trancos nao vai sentir comigo no meu carro que sou acostumado e em relacao a defeitos mantendo as manutencoes em dia ele nao da preoblemas do nada tenho um idea adventure 2010 a 10 anos nunca tive problemas no cambio nunca mantenho manutencoes ja troquei o kit de embreagem sem aproveitar nenhuma peca antiga e as vedacoes precisan ser trocadas e se souber dirigir e coidar nao da problemas em morro nao se segura acelerando somente usa o freio e acelere somente pra sair nao e fito pra fazer controle de embreagem isso e uma maneira errda que vai trazer defeitos e um cabio bom sim mas nao tem como comparar com um automatico ele e um cabio manual robotizado mas e gosto e muito e barato as manutencoes em comparativo com automatico e so fazer a pesquiza vai chegar a conclusao geralmente a maioria das pessoas que falam mal so dirigiu uma vez ou nuca dirigiu ccaro amigo BORIS FELDMAN tenho certeza que voce deu a sua opiniao sem ter aprendido a dirigir primeiro acostumado antes de falar ou foi a primeira volta e ja deu sua opiniao eu discordo de voce em tudo que voce defez do cambio na sua opiniao da uma volta comigo que te mostro na pratica que nao e verdade nao e um cambio ruim e automatizado
Concordo plenamente
Os Câmbios automatizado são bons demais, ainda + se tiverem borboletas no volante, um luxo. Aliás essa é uma tecnologia embarcada Fórmula 1, na época do Senna ainda não tinha.
Não sei porque o pessoal fala mal. Tenho um Pálio Etorq com esse câmbio,já passou dos 150.000 Km e nem seu alerta avaria nem de embreagem nem do óleo do robô, que aciona os engates. Tomo todos os cuidados se preservação. Já vi relatos se taxistas que rodaram mais de 200.000 Mil km com esse sistema e passaram o carro em perfeitas condições de embreagem.
Esse cabio pra viagens longas eu até goste,mas quando pega transito pesado tem que andar no modo manual se não é uma bosta,quanto aos problemas eu desconheço.em uma nota de 0 a10 daria um 5 pra ele mas não tenho coragem de comprar carro com esse cabio a não ser bem barato.
Eu andei em Vw voyage 1.6 Imotion ,hoje e achei muito bom , no trânsito é excelente .
É praticamente um cambio Automático com Tiptronic …
Funciona muito bem , não tem essa de trancos , você tem que saber usar igual um carto automático …
Carro com excelente torque fazendo 10,5 na cidade e no trânsito … Mecânica é barata desses carros …
Fica meu Relato que compensa e muito , já era o tempo de carro manual …
Podem comprar sem medo , entrei aqui por ue vi falando mal a reportagem e decidi opinar , que não é verdade …
Pode ver que a maioria não critica então tem que saber avaliar …
Andem em um , analizem a manutenção com outros cambios e você perceberá que compensa e muito …
todo cara que põe porcaria no carro tem dor de cabeça.tanto em motor como câmbio. o libra e o Punto São dois caros maravilhosos .melhor que qualquer caro de mesmo valor de mercado .eu já tive bem uns 10 carros Fiat inclusive caros agora por motivo de estar construindo precisei comprar um linea mais velho 1.9 2009 e perfeito
eu tive um linea com cambio Dualogic e que coisa ruim de controlar no trânsito .Em viagem é muito bom o câmbio , mas na cidade no para e sai é só nome feio que a gente fala.
Tenho um Siena 2011 dualogic, tive o primeiro problema as 75 mil km onde tive que trocar a embreagem e fazer reparos no câmbio isso custou aproximadamente 4.200 reais, agora 30 mil km estou tendo problemas novamente com o cambio. Pior desgosto da minha vida. Se arrependimento matasse eu estava em estado de putrefação.
Tive um Linea e rodei 120.000 km, Vendi e está com um amigo, 200,000 mil km sem problemas. Hoje tenho uma S10 LTZ automática, carro impecável, mas posso dizer que O Linea foi o melhor carro que já tive. Confortável e porta malas gigante sem aqueles suportes internos que ocupam metade do bagageiro.
Já estou no meu segundo Fiat Idea dualogic. Não faço ideia do que vcs estão falando. Não sei se tive sorte ou se de fato sei dirigir, pois com o primeiro rodei 110.000, com o segundo rodei 230 km. Não é pouco, né? O câmbio é MARAVILHOSO!!! Claro que a cada 100.000 é bom fazer a revisão e trocar o óleo do robô, que custa 150 reais. Muito conforto esse carro. Não entendo essas matérias!!!
Concordo totalmente. Tenho um Stilo 2010 dualogic a 3 anos, fiz a troca da primeira embreagem com 140mil km, alguns trancos que falam até apresentou, mas em uma era coxim e outra vez era bico gotejando, Kkk. Já andei com cvt de 3 marcas diferentes e esses sim não gostei. Sentir a força do motor de forma imediata é demais e isso que me faz querer ficar com meu stilo. Abraço.
Eia aí a grande questão amigo! Essa turma quer rodar sem fazer preventiva e depois reclama que a Embreagem estragou com 80 mil km…querem rodar quanto com uma Embreagem?
Tenho um Easytronic com 110 mil excelente! Nunca me deu dor de cabeça.
Só da problema pra quem acha que esta num carro de corrida ou fórmula 1, que fica mexendo no câmbio toda hora, uma hora ta no automatico, outra no manual, ai não tem câmbio que aguente.
Mas tem opção de trocar manual e automático, é pra ser USADO ! Se der problemas é porque NAO presta
O câmbio é perfeito. Eu o denominaria como “satanás dentro do carro”
É o famoso carro de 2 alegrias, uma.qua do vc compra e outra quando vc vende
O dualogic é tão bom que até hoje a Fiat tenta corrigir a programação. Simples assim, ofereça seu carro com esse câmbio dualogic pra uma revendedora e depois me diga. Depois compare os preços comparado ao manual.
É o famoso carro de 2 alegrias, uma.qua do vc compra e outra quando vc vende
Amigo, essas revendedoras são usurpadora, infeliz de quem precisa deles. Tenho um Idea 2014 dualogic funcionando tudo. Lataria brilhando. Sabe quanto me ofereceram??? 8 mil reais. Falaram que é pq a km está alta. Sendo que eles sempre alteram a km para vender. Coincidentemente lá tinha um Idea dualogic igual ao meu. Inclusive um ano mais velho. Adivinha o valor que vi no vidro? 28.900. isso mesmo!!! Eles ganhariam 20 mil reais em cima da minha idiotice caso vendesse p eles. Revendedores são os lixos da sociedade.
Tenho um Fox 1.6 automatizado que comprei usado a mais de cinco anos, ele está com 120.000km e nunca tive nenhum problema, troquei a embreagem com 75.000km, no transito do anda e para em São Paulo, esse recurso faz toda a diferença no final do dia.
Tenho um Grand Siena Essense 1.6 dualogic a 6 anos, nunca me deu problema, o cambio não é desconfortável, os supostos trancos são imperceptíveis, enfrento o engarrafamento diariamente no percurso casa / trabalho, costumo dirigir em média 30km/dia.
Olha tive uma strada com o dualogic por 3 anos, nunca me deu problema, muito bom e fiquei muito satisfeito, compraria novamente e recomendaria, papo furado esse negócio de tranco, no dia a dia vc nem percebe, o pessoal anda meia hora com o carro e reclama, tem que conhecer o sistema é como melhor usar e meia hora não dá.
A pior desgraça que fiz foi ter comprado um gran Siena com esse câmbio,,
Boris, sou seu fã, mas acho que dessa vez você exagerou.
Tenho um Tiggo 5x, adquirido há quase um ano, e posso dizer que estou plenamente satisfeito com o conjunto 1.5 turboxDCT Getrag, que inclusive tem melhor acerto nas escolhas das marchas que o meu carro anterior, um Peugeot 3008, com o tão propalado 1.6 THPxAisin. Em pequenas ladeiras em baixa velocidade o 3008 errava marchas e assim produzia trancos indesejáveis, o Tiggo 5x não tem essa falha e atua sempre suavemente na marcha correta. Na estrada se equivalem.
Alem disso, não acho sadio generalizar considerando apenas as implementações mal sucedidas de algumas montadoras no Brasil, creio inclusive que o Dr. CAOA não iria enfiar a mão em uma cumbuca com a boca apertada. A CAOA Chery dá garantia de 5 anos para o conjunto motriz, não deve ser a toa, né?
Ivan,
Não confunda o cambio do Tiggo 5X que é automatizado de dupla embreagem com um automatizado convencional.
Tive um Fiat 500 e um Linea com câmbio dualogic e fiquei satisfeito com ambos. O problema é que a Fiat tentou vender como automático, o que não é. A melhor forma de dirigir um automatizado mono embreagem é no modo manual. Assim, você tem o domínio sobre o carro como um manual, mas sem a embreagem, como um automático.
Outro problema é essa imprensa que acha que, porque não agradou de um carro ele não presta. Ora, existem gostos e necessidades infinitas. Eu mesmo, teria novamente um dualogic, apesar de todos os “especialistas” não recomendarem…
Alguém sabe se é necessário algum tipo de manutenção e de quanto e quanto tempo?
Olha. A cada 200.000 km rodados é bom levar num mecânico de confiança e trocar o óleo do robô. O valor hoje está em 150 reais mais os reparos de manutenção em torno de 200 que são as borrachas. Aí com o custo do mecânico fica em torno de 500 reais. O bom é vc não comprar com uma km muito alta para evitar esses custos. Apesar que câmbio manual também da problemas com a embreagem que tem que ser trocada geralmente a cada 100 mil
Ja usei vários inclusive uma Strada (167.000 km) sem nenhum problema…
Tenho um Cronos GSR e nada tenho a reclamar. Não é um automático, mas funciona perfeitamente, além de ser muito econômico.
Seu carro está com quantos mil kilometros.
Não é verdade. Olhe os câmbios dual cluch da VW e da Audi, por exemplo.
O Golf TSi, o New Tucson, etc tem câmbio automatizado.