Câmbio automatizado: vale a pena comprar um carro com ele?

"O câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador"

ilustra automatizado
Por Boris Feldman
Publicado em 26/12/2019 às 10h00

O leitor do nosso AutoPapo pergunta: “vale a pena comprar um carro com o câmbio automatizado, seja ele novo ou usado?”

Pra quem não sabe o câmbio automatizado é o que não tem nem pedal de embreagem e nem alavanca de mudanças, mas é um câmbio manual que passa as marchas por computador, que se chama Dualogic na Fiat, I-Motion na Volkswagen, Easytronic na GM, e Easy’R na Renault.

Pois eu não aconselho a compra de um carro nem novo, ainda tem da Fiat, nem usado, pois esta é uma daquelas inovações que não deram certo. Ele realmente funciona como um câmbio automático convencional, mas ele é desconfortável e engasga ao cambiar e costuma dar problema e dor de cabeça para o dono do carro. Tanto isso é verdade que todas as fábricas eliminaram esse câmbio automatizado e partiram pra caixa automática convencional.

Câmbio automatizado
Foto VW | Divulgação
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
43 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Kleeber Francis 22 de setembro de 2023

Aqui em casa temos um Punto Dualogic Plus 14/15 desde zero, atualmente com 157000km.
Durante esses quase 9 anos nunca tivemos problemas graves com o carro. A questão dos trancos depois que você se habitua fica praticamente imperceptível.
Em uma cidade como São Paulo, ter um carro mesmo que automatizado é muito bom. Com o creeping ajuda bastante no trânsito pesado.
O que fizemos foi trocar a embreagem que estava no fim da vida junto com o robô aos 112000km que custou R$ 4300,00. Não achei nada absurdo.
Além do mais, opções de troca de marcha com aletas no volante, opção sport que muitos carros em 2023 não tem.
Ah, e o piloto automático na estrada é uma maravilha.

Avatar
Diego 18 de agosto de 2023

Tenho um Palio 2016 Essence dualogic. Que carro excelente! Está com 60 mil KM e nunca me deu nenhum problema.

Avatar
Luciano Carneiro Silva 25 de março de 2024

Vai dar, aguarde ?

Avatar
Pedro Henrique abdala 26 de abril de 2023

a evolução do mundo é cambio automatizado de dupla embreagem , e essa matéria caluniando ainda kkkk , Antes que alguem fale algo errado , se tem embreagem é automatizado , Pesquisem sobre dupla embreagem e se surpreendam , automático é horrivel , beberrão , caro demais o câmbio e as peças e pior de tudo lento e pesado

Avatar
Pedro Henrique abdala 26 de abril de 2023

Pessoal , deem uma olhada no preço de um câmbio automatizado completo e um automático , o automatizado é muito mais barato , só que as pessoas esquecem que ele tem embreagem então andam até quebrar , tem uns que vieram com defeito de fábrica mas tirando isso a maioria e excelente só dar manutenção que está tudo certo , afinal a manutenção e muito mais barata que de um automático , carro automático com conversor de torque é pesado beberrão , carro com CVT é sem graça para mim , de todos os câmbios que conheci o melhor foi o automatizado , e procurem a saber que todos os carros esportivos de luxo usam câmbio automatizado de dupla embreagem ou seja é a evolução

Avatar
Lorinaldo Ferreira de Oliveira 24 de abril de 2023

Estou com 68 anos, cansei de dirigir carro com câmbio manual. Tenho o fox 1.6 Confort Line câmbio manual, é um carro bom. Agora, preciso de orientação sobre as ofertas da WV e Fiat de carros automáticos e/ou automatizados e novos como menor preço. Também gostaria de dicas na compra de um seminovo, por exemplo, com até 4 anos de uso. Quanto vale um Fox Confort Line 2015 em ótimo estado de conservação?

Avatar
Márcio Adriano 22 de novembro de 2022

Boa noite. São tantos comentários bons e ruins. Mas hoje estou trocando meu Logan manual por um Gran Siena essesnce 2015. Cuido bem do carro. E tenho certeza que fiz uma boa troca.
Obrigado

Avatar
Oi e aí um ano depois vc gosto do carro automatizado quero saber porque estou pegando um 13 de junho de 2023

Quero.saber se valeu apena pq quero comprar um

Avatar
Deoclar 25 de junho de 2023

Tive um palio Sporting com esse câmbio, n deu tempo ter problemas pq vendi logo, mas já sentia um barulho no câmbio. É imprevisível, mas n vale apenas arriscar. Câmbio q n deu certo.
Se fosse bom, continuariam à vender com esse câmbio, mas tiveram tantas dores de cabeça, q desistiram.

Avatar
BERNARD 16 de julho de 2022

e um cambio que depede de dois fatores o primeiro e um robo que troca marcha ela nao e vidente pra saber oque o condutor vai precisar se acostumar com o carro primeiro que depis de acostumar ele da da trancos porque o motorista ja acostumou que fala mal que da trancos e e ruim pegou o carro na quela hora somente eu tenho um e vairios que andou comigo no carona me falou esse cabio falam que da tranco mas jejo agora que nao e verdade vendo eu dirigir e eu sou honeto em falar que ja acostumei com ele e realmente desafio qualque um que fala mal sobre trancos nao vai sentir comigo no meu carro que sou acostumado e em relacao a defeitos mantendo as manutencoes em dia ele nao da preoblemas do nada tenho um idea adventure 2010 a 10 anos nunca tive problemas no cambio nunca mantenho manutencoes ja troquei o kit de embreagem sem aproveitar nenhuma peca antiga e as vedacoes precisan ser trocadas e se souber dirigir e coidar nao da problemas em morro nao se segura acelerando somente usa o freio e acelere somente pra sair nao e fito pra fazer controle de embreagem isso e uma maneira errda que vai trazer defeitos e um cabio bom sim mas nao tem como comparar com um automatico ele e um cabio manual robotizado mas e gosto e muito e barato as manutencoes em comparativo com automatico e so fazer a pesquiza vai chegar a conclusao geralmente a maioria das pessoas que falam mal so dirigiu uma vez ou nuca dirigiu ccaro amigo BORIS FELDMAN tenho certeza que voce deu a sua opiniao sem ter aprendido a dirigir primeiro acostumado antes de falar ou foi a primeira volta e ja deu sua opiniao eu discordo de voce em tudo que voce defez do cambio na sua opiniao da uma volta comigo que te mostro na pratica que nao e verdade nao e um cambio ruim e automatizado

Avatar
Marce 1 de julho de 2024

Concordo plenamente

Avatar
Reginaldo Stoffel 22 de fevereiro de 2022

Os Câmbios automatizado são bons demais, ainda + se tiverem borboletas no volante, um luxo. Aliás essa é uma tecnologia embarcada Fórmula 1, na época do Senna ainda não tinha.
Não sei porque o pessoal fala mal. Tenho um Pálio Etorq com esse câmbio,já passou dos 150.000 Km e nem seu alerta avaria nem de embreagem nem do óleo do robô, que aciona os engates. Tomo todos os cuidados se preservação. Já vi relatos se taxistas que rodaram mais de 200.000 Mil km com esse sistema e passaram o carro em perfeitas condições de embreagem.

Avatar
Milton rodrigues França 6 de dezembro de 2021

Esse cabio pra viagens longas eu até goste,mas quando pega transito pesado tem que andar no modo manual se não é uma bosta,quanto aos problemas eu desconheço.em uma nota de 0 a10 daria um 5 pra ele mas não tenho coragem de comprar carro com esse cabio a não ser bem barato.

Avatar
Cesar 4 de novembro de 2021

Eu andei em Vw voyage 1.6 Imotion ,hoje e achei muito bom , no trânsito é excelente .
É praticamente um cambio Automático com Tiptronic …

Funciona muito bem , não tem essa de trancos , você tem que saber usar igual um carto automático …

Carro com excelente torque fazendo 10,5 na cidade e no trânsito … Mecânica é barata desses carros …

Fica meu Relato que compensa e muito , já era o tempo de carro manual …

Podem comprar sem medo , entrei aqui por ue vi falando mal a reportagem e decidi opinar , que não é verdade …

Pode ver que a maioria não critica então tem que saber avaliar …

Andem em um , analizem a manutenção com outros cambios e você perceberá que compensa e muito …

Avatar
Alcinobatista00.@gmail.com 3 de junho de 2021

todo cara que põe porcaria no carro tem dor de cabeça.tanto em motor como câmbio. o libra e o Punto São dois caros maravilhosos .melhor que qualquer caro de mesmo valor de mercado .eu já tive bem uns 10 carros Fiat inclusive caros agora por motivo de estar construindo precisei comprar um linea mais velho 1.9 2009 e perfeito

Avatar
samir 11 de dezembro de 2023

eu tive um linea com cambio Dualogic e que coisa ruim de controlar no trânsito .Em viagem é muito bom o câmbio , mas na cidade no para e sai é só nome feio que a gente fala.

Avatar
Elizeu Junior 13 de janeiro de 2021

Tenho um Siena 2011 dualogic, tive o primeiro problema as 75 mil km onde tive que trocar a embreagem e fazer reparos no câmbio isso custou aproximadamente 4.200 reais, agora 30 mil km estou tendo problemas novamente com o cambio. Pior desgosto da minha vida. Se arrependimento matasse eu estava em estado de putrefação.

Avatar
GILSOMAR TEODORO 6 de janeiro de 2021

Tive um Linea e rodei 120.000 km, Vendi e está com um amigo, 200,000 mil km sem problemas. Hoje tenho uma S10 LTZ automática, carro impecável, mas posso dizer que O Linea foi o melhor carro que já tive. Confortável e porta malas gigante sem aqueles suportes internos que ocupam metade do bagageiro.

Avatar
Jorge Luiz Santos 9 de outubro de 2020

Já estou no meu segundo Fiat Idea dualogic. Não faço ideia do que vcs estão falando. Não sei se tive sorte ou se de fato sei dirigir, pois com o primeiro rodei 110.000, com o segundo rodei 230 km. Não é pouco, né? O câmbio é MARAVILHOSO!!! Claro que a cada 100.000 é bom fazer a revisão e trocar o óleo do robô, que custa 150 reais. Muito conforto esse carro. Não entendo essas matérias!!!

Avatar
Marcio 15 de novembro de 2020

Concordo totalmente. Tenho um Stilo 2010 dualogic a 3 anos, fiz a troca da primeira embreagem com 140mil km, alguns trancos que falam até apresentou, mas em uma era coxim e outra vez era bico gotejando, Kkk. Já andei com cvt de 3 marcas diferentes e esses sim não gostei. Sentir a força do motor de forma imediata é demais e isso que me faz querer ficar com meu stilo. Abraço.

Avatar
Wargner 22 de novembro de 2021

Eia aí a grande questão amigo! Essa turma quer rodar sem fazer preventiva e depois reclama que a Embreagem estragou com 80 mil km…querem rodar quanto com uma Embreagem?
Tenho um Easytronic com 110 mil excelente! Nunca me deu dor de cabeça.

Avatar
Wesley Gomes Evangelista 29 de setembro de 2020

Só da problema pra quem acha que esta num carro de corrida ou fórmula 1, que fica mexendo no câmbio toda hora, uma hora ta no automatico, outra no manual, ai não tem câmbio que aguente.

Avatar
José olavo 11 de dezembro de 2020

Mas tem opção de trocar manual e automático, é pra ser USADO ! Se der problemas é porque NAO presta

Avatar
Lúcio 28 de setembro de 2020

O câmbio é perfeito. Eu o denominaria como “satanás dentro do carro”

Avatar
Robson 18 de agosto de 2020

É o famoso carro de 2 alegrias, uma.qua do vc compra e outra quando vc vende

Avatar
Marcos André 21 de julho de 2020

O dualogic é tão bom que até hoje a Fiat tenta corrigir a programação. Simples assim, ofereça seu carro com esse câmbio dualogic pra uma revendedora e depois me diga. Depois compare os preços comparado ao manual.

Avatar
Robson 18 de agosto de 2020

É o famoso carro de 2 alegrias, uma.qua do vc compra e outra quando vc vende

Avatar
Jorge Luiz Santos 9 de outubro de 2020

Amigo, essas revendedoras são usurpadora, infeliz de quem precisa deles. Tenho um Idea 2014 dualogic funcionando tudo. Lataria brilhando. Sabe quanto me ofereceram??? 8 mil reais. Falaram que é pq a km está alta. Sendo que eles sempre alteram a km para vender. Coincidentemente lá tinha um Idea dualogic igual ao meu. Inclusive um ano mais velho. Adivinha o valor que vi no vidro? 28.900. isso mesmo!!! Eles ganhariam 20 mil reais em cima da minha idiotice caso vendesse p eles. Revendedores são os lixos da sociedade.

Avatar
Nelson 11 de maio de 2020

Tenho um Fox 1.6 automatizado que comprei usado a mais de cinco anos, ele está com 120.000km e nunca tive nenhum problema, troquei a embreagem com 75.000km, no transito do anda e para em São Paulo, esse recurso faz toda a diferença no final do dia.

Avatar
André Luís 11 de maio de 2020

Tenho um Grand Siena Essense 1.6 dualogic a 6 anos, nunca me deu problema, o cambio não é desconfortável, os supostos trancos são imperceptíveis, enfrento o engarrafamento diariamente no percurso casa / trabalho, costumo dirigir em média 30km/dia.

Avatar
Waldeco 11 de fevereiro de 2020

Olha tive uma strada com o dualogic por 3 anos, nunca me deu problema, muito bom e fiquei muito satisfeito, compraria novamente e recomendaria, papo furado esse negócio de tranco, no dia a dia vc nem percebe, o pessoal anda meia hora com o carro e reclama, tem que conhecer o sistema é como melhor usar e meia hora não dá.

Avatar
robson procopio 11 de fevereiro de 2020

A pior desgraça que fiz foi ter comprado um gran Siena com esse câmbio,,

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 29 de dezembro de 2019

Boris, sou seu fã, mas acho que dessa vez você exagerou.
Tenho um Tiggo 5x, adquirido há quase um ano, e posso dizer que estou plenamente satisfeito com o conjunto 1.5 turboxDCT Getrag, que inclusive tem melhor acerto nas escolhas das marchas que o meu carro anterior, um Peugeot 3008, com o tão propalado 1.6 THPxAisin. Em pequenas ladeiras em baixa velocidade o 3008 errava marchas e assim produzia trancos indesejáveis, o Tiggo 5x não tem essa falha e atua sempre suavemente na marcha correta. Na estrada se equivalem.
Alem disso, não acho sadio generalizar considerando apenas as implementações mal sucedidas de algumas montadoras no Brasil, creio inclusive que o Dr. CAOA não iria enfiar a mão em uma cumbuca com a boca apertada. A CAOA Chery dá garantia de 5 anos para o conjunto motriz, não deve ser a toa, né?

Avatar
Bruno 28 de fevereiro de 2020

Ivan,
Não confunda o cambio do Tiggo 5X que é automatizado de dupla embreagem com um automatizado convencional.

Avatar
Rafael 27 de dezembro de 2019

Tive um Fiat 500 e um Linea com câmbio dualogic e fiquei satisfeito com ambos. O problema é que a Fiat tentou vender como automático, o que não é. A melhor forma de dirigir um automatizado mono embreagem é no modo manual. Assim, você tem o domínio sobre o carro como um manual, mas sem a embreagem, como um automático.
Outro problema é essa imprensa que acha que, porque não agradou de um carro ele não presta. Ora, existem gostos e necessidades infinitas. Eu mesmo, teria novamente um dualogic, apesar de todos os “especialistas” não recomendarem…

Avatar
Anderson de Almeida 27 de dezembro de 2019

Alguém sabe se é necessário algum tipo de manutenção e de quanto e quanto tempo?

Avatar
Jorge Luiz Santos 9 de outubro de 2020

Olha. A cada 200.000 km rodados é bom levar num mecânico de confiança e trocar o óleo do robô. O valor hoje está em 150 reais mais os reparos de manutenção em torno de 200 que são as borrachas. Aí com o custo do mecânico fica em torno de 500 reais. O bom é vc não comprar com uma km muito alta para evitar esses custos. Apesar que câmbio manual também da problemas com a embreagem que tem que ser trocada geralmente a cada 100 mil

Avatar
Adeilson 26 de dezembro de 2019

Ja usei vários inclusive uma Strada (167.000 km) sem nenhum problema…

Avatar
Paulo 26 de dezembro de 2019

Tenho um Cronos GSR e nada tenho a reclamar. Não é um automático, mas funciona perfeitamente, além de ser muito econômico.

Avatar
Divaldo 8 de outubro de 2021

Seu carro está com quantos mil kilometros.

Avatar
Paulo Debrot 26 de dezembro de 2019

Não é verdade. Olhe os câmbios dual cluch da VW e da Audi, por exemplo.

Avatar
Waslon T. A. Lopes 26 de dezembro de 2019

O Golf TSi, o New Tucson, etc tem câmbio automatizado.

Avatar
Deixe um comentário