Por que motorista deixa o caminhão parado ligado?

Hábito é comum e pode ter algumas explicações que dependem da região onde o pesado circula, mas pode ser puro desperdício

Hábito ruim ou necessário? (Ilustração: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 26/08/2024 às 07h00

Eu nunca entendi porque os motoristas de veículos pesados que funcionam a base de diesel às vezes deixam o ônibus ou o caminhão parado por 10, 15 minutos e não desligam o motor.

VEJA TAMBÉM:

Cheguei até a perguntar para alguns deles: por que você não desliga o motor? Nenhum dos condutores soube me explicar. A resposta normalmente era: “sempre foi assim, os motoristas mais antigos, o meu tio e o meu avô, por exemplo, faziam isso, então eu também não desligo.

Depois eu até consegui duas explicações razoáveis. A primeira é que em países muito frios, onde a neve é quase uma constante, o motor não é desligado para manter o sistema de calefação. Enquanto nos locais tropicais, é feito para manter o ar condicionado.

Mas e nos veículos que não têm nem calefação e nem ar condicionado? Aí veio uma explicação mais convincente: é para manter em funcionamento o compressor que gera o ar comprimido para os freios e, em alguns casos, também para a suspensão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Kusahara 28 de agosto de 2024

Por ñ ser caminhoneiro profissional, apenas dirigia o caminhão qdo. o meu motorista tirava férias na empresa mas nunca tive essa preocupação se desligava ou ñ o caminhão…mas sim me preocupava em economizar combustível, embora eu nunca tive problemas em dirigir…

Avatar
Alves Pereira 28 de agosto de 2024

Desnecessário deixar ligado, trabalho desde 2005, fiz curso em uma montadora que já falava que não havia necessidade disso, trabalhei um ano com Scania Super 460R e agora estou com um Volvo FH 2024, na entrega técnica já é falado, economia de combustível, então parou desligou, deu partida, saía devagar marcha por marcha pra aquecer todo o trem de força junto.

Avatar
Paulo Kusahara 28 de agosto de 2024

Se os combustíveis fósseis são os grandes causadores do efeito estufa no ambiente (diesel, principalmente) que tal desligarmos o motor nas paradas, aí diminuiria a poluição…nada contra ás pessoas que deixam o motor ligado, seja por qquer. motivo for, pq. cada um tem o seu livre pensar e, outras pessoas ñ tem nada a ver, ou opinar em contrário…

Avatar
Walcyr 27 de agosto de 2024

Fui motorista de ônibus e caminhão, e deixava o motor ligado para encher as cuícas do sistema de freio a ar. Veículo mais antigos tendem a perder o ar rapidamente após ser desligado. E demoram a enxer e com isso o veículo fica com os freios travados até encher o ar

Avatar
Cherles 27 de agosto de 2024

Sou motorista há trinta anos eu deixo o veículo ligado por dois motivos primeiro quando o veículo é desligado assim que para a turbina está funcionando em alta rotação e preciso esperar a rotação baixar porque assim que o motor é desligado para a lubrificação da turbina segundo se a temperatura estiver alta mesmo com o motor desligado ela vai continuar subindo por esse motivo e preciso esperar a temperatura do motor baixar e a rotação da turbina baixar ao mínimo esse tempo precisar para desligar o motor.

Avatar
Alves Pereira 28 de agosto de 2024

Isso é nas muriçocas né, trabalho desde 2005 e não faço isso, é desnecessário, se tem vazamento de ar, manda arrumar, inclusive, em 2005 fiz um curso em uma montadora, e já ensinava que não tem necessidade.

Avatar
Edson Martins 27 de agosto de 2024

Até 3 minutos no máximo, acima disso é desperdiço de combustivel e poluição ambiental .

Avatar
Pietro 27 de agosto de 2024

Existem vários outros fatores, menores individualmente mas que em conjunto justificam manter ligado por alguns minutos. Além do compressor (para o sistema de freio) e possivelmente o ambiente térmico (calefação ou A/C), preserva-se bateria e turbina (comum no diesel). Outro aspecto de um motor diesel é que até atingir a temperatura ideal de funcionamento o consumo é bem maior, podendo dobrar quando frio.

Avatar
Jacir Francisco 26 de agosto de 2024

Alem dos vários benefícios listados pelos motoristas, também tem a preocupação:Se der uma pane no sistema e o bruto não funcionar,imaginem os prejuízos e transtornos que teremos com guincho, mecânicos ou reboques prá desobstrui a via.

Avatar
Rafael Bohac 26 de agosto de 2024

Exatamente Raimundo e Rogério!

Avatar
João F Alves. 26 de agosto de 2024

Meu carro é a gasolina e também não desligo por até 15 minutos.

Avatar
Raimundo Nonato Barbosa da Silva 26 de agosto de 2024

Desde adolescente que eu dirijo caminhões, na verdade eu fui criado rodeado deles e sempre fui orientado a não desligar o motor, para: economizar a bateria e o motor de partida, manter o ar comprimido

Avatar
Rogério 26 de agosto de 2024

Tenho carro a diesel caminhonete, e em paradas rápidas não desligo pra economizar a bateria e o sistema de partida pois é certo que em 10. Ou 15 minutos o carro irá consumir uns 2 a 4 reais de diesel , porém caso eu tenha que gastar com uma bateria e um motor de arranque o gasto seria bem maior ….

Avatar
Deixe um comentário