Carro antigo para fugir do IPVA vale a pena?

Em Minas Gerais, é preciso que um automóvel seja placa preta para ter isenção do imposto, mas custos de manutenção devem ser levados em conta

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Carro antigo para colecionador pode valer a pena, mas para usar no dia a dia dá dor de cabeça (Foto: AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/03/2025 às 07h00
Atualizado em 13/03/2025 às 10h51

Muitas pessoas sabem que eu coleciono carros antigos e, por isso, vem me perguntar se vale a pena comprar um carro com mais de 30 anos e com a placa

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E muitas vezes não seria nem para ficar parado na garagem fazendo coleção, mas para rodar no dia a dia. Pode até parecer uma boa ideia, mas me arrisco sempre a responder: nem pense em uma coisa dessas!

Isso porque as contas não vão fechar, principalmente no Brasil, que adota a política de ir reduzindo esse imposto à medida que o carro vai envelhecendo. Mesmo com a economia do IPVA esse tipo de negócio não vale a pena, porque todo carro precisa de manutenção, principalmente o antigo fabricado há 30 anos ou mais.

Se for para mantê-lo parado na garagem ou só para rodar de vez em quando tudo bem, mas se for para dirigir todos os dias, o custo com reparos será bem maior do que a economia do IPVA.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
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Maximo 18 de março de 2025

O governo quer que você seja ecológico, mas induz a ter carro velho. A função dos impostos é deixar as pessoas pobres e a elite aristocrática rica.

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Elson Bega 13 de março de 2025

Discordo totalmente. Tenho um Verona 1.6 ano 1990 um Hyundai Accent 2000 e um Étios Sedan 2013. Para viajar de São Paulo para Porto Alegre ou vice versa, ou qualquer outra viagem, indiscutivelmente vou com o Verona. Todos os carros estão com as manutenções rigorosamente em dia, mas o único que se porventura der um problema na estrada terá peças fáceis e mão de obra barata (isso se não for eu mesmo a arrumar), é o Verona. Tinha um Passat TS 1977 e um Corcel II 1978. Nunca deram problemas e sempre preferi viajar com eles.em vez dos outros dois. Mecânicas simples, carros robustos e confiáveis.

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Hilton lemes dos Santos 14 de março de 2025

Isso mesmo,assino embaixo, você tem razão,carros antigos na maioria são confiáveis, com a manutenção em dia é claro.

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Andre 14 de março de 2025

Eu.acho que a lei deveria mudar cobrar IPVA só apartir dos 3 anos de uso ou 5 para a renovação da frota…

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Polvo 13 de março de 2025

Acho que vale a pena para quem é entusiasta e conheça um pouco de mecânica. Aquele dono zeloso que fica de olho cuida bem da manutenção pode valer a pena sim ficar com um carro mais antigo, vai muito da necessidade. Tem que considerar não apenas o IPVA, mas também o investimento necessário para comprar um carro mais novo, além do seguro, manutenção, etc.

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Santiago 13 de março de 2025

Depende do uso que se faça, do estado geral do veículo, e de cuidados e manutenções redobrados com ele.
São veículos com alta quilometragem (salvo raras exceções), com restrições de peças de reposição, e que só os mecânicos/eletricistas mais velhos sabem mexer de verdade neles.
Além do próprio desempenho que não acompanha os veículos atuais, e do consumo que é mais elevado.
Vale a pena se for pelo gosto por modelos antigos. Ou caso deseje-se um veículo que custe mais barato, para o uso em rotinas diárias bem mais calmas e de curtas distâncias.
Porém se isso for apenas para fugir do IPVA, então vale aquela mesma máxima que existe para o combustivel e a manutenção: Se o mais “importante” é não gastar com isso, então nem compre automóvel!

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Ricardo Millei 13 de março de 2025

Discordo , carros da década de 90 tem uma durabilidade muito maior que os atuais, além de um custo de manutenção baixíssimo comparado aos atuais. Todos os carros exigem manutenção, se feita adequadamente, não há o que se preocupar. Acontece que a galera que usou carro pode ser aquela turma do arame e esparadrapos, aí qualquer carro quebra . Além das peças de reposição serem muito baixos, não sendo uma preocupação financeira a manutenção do veículo
Tenho bons exemplos na Garagem: D20 1994, Veraneio 1995, Uno 1993. Uso diário, manutenção no mecânico de confiança, nunca pararam na rua
Nunca misturou óleo de câmbio com água, nunca deu pau em bomba de alta, nunca teve que trocar motor porque correia estourou, coisas do cotidiano de carros semi novos.
Além de preços de lanternas, faróis , para choques e pequenos reparos de funilaria necessários quem anda no trânsito e está sujeito. Paguei 15 reais na lente da lanterna da D20 que uma moto bateu. Imagine se tivesse uma S10 2025 qual seria o prejuízo?
Sem.xontar o conforto e espaço q esses carros oferecem
Carro antigo, só vantagem em relação ao que vemos por aí de zero
Agora se o mais importante pra você é o tamanho do multimídia do painel e os controles remotos de um carro, aí fica com o novo mesmo

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Leonardo Orlandi 12 de março de 2025

Exatamente! É por mais cuidado que se tenha mais cedo ou mais tarde algum imprevisto acontece! Por ser um veículo com uma certa idade, nem sempre se consegue com facilidade algum item de reposição e quando se encontra é o olho da cara, pois o vendedor sabe da dificuldade de ser encontrar o item e joga o preço lá em cima!

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Emerson 12 de março de 2025

Nem tanto cá, nem tanto lá. Não precisa ser carro clássico, como o exemplificado na matéria, mas há excelentes opções no mercado de carros com 10, 15 anos que podem atender muitíssimo bem o dia a dia. Carro clássico não é mesmo pra ser utilizado assim, é arte e é somente para quem gosta verdadeiramente de carro.

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Carlos Alberto Ranieri 12 de março de 2025

De acordo. Carro antigo, por mais bem cuidado que esteja, é vulnerável a quebras e acidentes.

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