Carro automático no sinal: coloca no ‘N’?
A venda de modelos equipados com este tipo de transmissão está em alta e muitos motoristas ainda têm dúvidas de como operá-lo
A venda de modelos equipados com este tipo de transmissão está em alta e muitos motoristas ainda têm dúvidas de como operá-lo
Finalmente, o brasileiro aderiu ao câmbio automático e hoje automóveis com esse câmbio vendem mais do que os que contam com o câmbio manual. Apesar desse sucesso, várias dúvidas surgiram na cabeça do motorista.
VEJA TAMBÉM:
Uma delas é bem curiosa e frequente. Imagine que eu estou dirigindo meu carro automático com a alavanca no D de drive e paro em um semáforo ou congestionamento.
A questão é a seguinte: quando eu estou parado eu devo jogar no N de neutro ou mantenho a alavanca no D de drive? Bo, nada contra jogar no N, até porque no passado já teve carro automático da GM no Brasil, por exemplo, que quando parava, mesmo que o motorista não acionasse a alavanca, o câmbio ia para neutro e voltava para drive quando se acelerava.
Na verdade, o carro automático parado com o câmbio em drive pode gerar um consumo um pouco maior. Mas, isso é quase insignificante em comparação ao gasto obtido com a alavanca no N.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Não tenho nenhum embasamento técnico para afirmar que é melhor manter em D quando se para no semáforo, mesmo naqueles mais demorados.
Mas na minha opinião, é melhor manter em sempre em D porque o carro fica sempre pronto para arrancar ao contrário de quando mudamos para N.
Se mudamos para N em todas as paradas, quando voltamos a alavanca para D, os componentes da transmissão sofrem um tranco, mesmo que leve.
A dúvida é saber se esses pequenos trancos em todas as paradas é suficiente para reduzir a vida útil da transmissão automática.
Em viagens de taxi e Uber nos USA, noto que alguns motoristas mudam a alavanca para N, outros não. Em São Paulo, raramente vejo um taxista ou motorista de Uber mudando a alavanca para N.
Acho que não é saudável pro sistema ficar fazendo essa troca de D para N constantemente, justamente por conta desse pequeno tranco que ocorre no acoplamento da transmissão. Algum desgaste deve gerar no longo prazo.