Carro automático no sinal: coloca no ‘N’?

A venda de modelos equipados com este tipo de transmissão está em alta e muitos motoristas ainda têm dúvidas de como operá-lo

carro automático Câmbio automático
Quando você está parado no sinal ou no congestionamento, colocar no ‘N’ ou no ‘D’ pode mudar o consumo do carro automático. (Foto: Freepik )
Por Boris Feldman
Publicado em 11/03/2025 às 18h00

Finalmente, o brasileiro aderiu ao câmbio automático e hoje automóveis com esse câmbio vendem mais do que os que contam com o câmbio manual. Apesar desse sucesso, várias dúvidas surgiram na cabeça do motorista.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Uma delas é bem curiosa e frequente. Imagine que eu estou dirigindo meu carro automático com a alavanca no D de drive e paro em um semáforo ou congestionamento.

A questão é a seguinte: quando eu estou parado eu devo jogar no N de neutro ou mantenho a alavanca no D de drive? Bo, nada contra jogar no N, até porque no passado já teve carro automático da GM no Brasil, por exemplo, que quando parava, mesmo que o motorista não acionasse a alavanca, o câmbio ia para neutro e voltava para drive quando se acelerava.

Na verdade, o carro automático parado com o câmbio em drive pode gerar um consumo um pouco maior. Mas, isso é quase insignificante em comparação ao gasto obtido com a alavanca no N.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto 13 de março de 2025

Não tenho nenhum embasamento técnico para afirmar que é melhor manter em D quando se para no semáforo, mesmo naqueles mais demorados.
Mas na minha opinião, é melhor manter em sempre em D porque o carro fica sempre pronto para arrancar ao contrário de quando mudamos para N.
Se mudamos para N em todas as paradas, quando voltamos a alavanca para D, os componentes da transmissão sofrem um tranco, mesmo que leve.
A dúvida é saber se esses pequenos trancos em todas as paradas é suficiente para reduzir a vida útil da transmissão automática.
Em viagens de taxi e Uber nos USA, noto que alguns motoristas mudam a alavanca para N, outros não. Em São Paulo, raramente vejo um taxista ou motorista de Uber mudando a alavanca para N.

Avatar
Polvo 13 de março de 2025

Acho que não é saudável pro sistema ficar fazendo essa troca de D para N constantemente, justamente por conta desse pequeno tranco que ocorre no acoplamento da transmissão. Algum desgaste deve gerar no longo prazo.

Avatar
Deixe um comentário