Carro com câmbio automático: é necessário trocar o óleo da caixa?

"Essa é a dúvida de muitos motoristas, já que no caso do câmbio manual o óleo da caixa pode durar a vida toda do automóvel"

Por Boris Feldman23/04/19 às 19h30

Carro com câmbio automático deve ter o óleo da caixa trocado ou pode só completá-lo se o nível estiver baixo?

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do AutoPapo diz ter pela primeira vez um carro com câmbio automático. E que estranhou ter percebido uma vareta para se conferir o nível do óleo da caixa, que não existia no carro com câmbio manual e nem a recomendação de se trocar esse óleo, e pergunta: o nível do óleo do câmbio automático baixa e tem que ser completado regularmente como no motor? Então, no câmbio manual não se troca o óleo, ele vale para a vida toda do carro.

No caso dos carros com câmbio automático, alguns recomendam a troca do óleo em elevadas quilometragens. Outros como nos câmbios manuais, não pedem a troca – confira no manual. Quanto a baixar o nível: não, ele não baixa como no motor, a vareta está lá só para conferir se não há um vazamento. Única possibilidade do nível baixar e ter que ser completado. Só que neste caso, o carro tem que ser levado a oficina para reparar o vazamento.

carro com câmbio automático
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
24 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Sidney Menezes 5 de setembro de 2019

    Coloca Militec e nunca mais precisará trocar nada. kk

  • Avatar
    Ruy Francisco Thomaz 15 de julho de 2019

    Corolla seg 2009 câmbio automático. Com 50.000 km rodados necessita trocar óleo da Caixa de câmbio?

  • Avatar
    Sergio Moura Silva 26 de abril de 2019

    Olha acabei de comprar um usado C3 Automático ano 2009. Está com 54.550 km. Troca ou não troca? Eu estou querendo fazer a preventiva, mas está difícil chegar ao consenso de qual a quantidade de litros neste AL4.

  • Avatar
    Luiz. Vieira 25 de abril de 2019

    O correto é efetuar a troca a cada 80,000km

  • Avatar
    Adalberto Carlos de Siqueira 24 de abril de 2019

    Tenho um Cobalt LTZ altomatico,2015 gostaria de saber si e mesmo nessessario trocar o óleo do câmbio automático.esta com 53 mil km.porque no manual está escrito para não trocar.gostsria de entender isto.

    • AutoPapo
      AutoPapo 25 de abril de 2019

      Olá, Adalberto.

      O AutoPapo sempre recomenda que o proprietário siga as orientações da fábrica para a manutenção do veículo;

      Obrigado e abraço.

  • Avatar
    LUIZ ALIBERTI 24 de abril de 2019

    Trabalho com isso há oito anos e é sim necessário a troca. O óleo é um agregador de limalhas do atrito das engrenagens e fica muito escuro e perde o poder de lubrificação.

  • Avatar
    Eduardo 24 de abril de 2019

    Esse povo se engana muito fácil!!!
    Todo cambio automático tem e deve ser trocado o óleo, seja por tempo ou kilometragem.
    Não trocar o óleo do câmbio automático traz um prejuízo muito grande, fazendo com que o povo fale mal do câmbio. Todo óleo tem vida útil e não é eterno.
    Nos manuais algumas montadoras não falam sobre, pois se for necessário eles trocam o câmbio completo, que pode variar até uns R$50mil…
    Realmente a falta de informação que mantém nossa oficina especializada em câmbios.

  • Avatar
    ARNALDO COSTA DE OLIVEIRA 24 de abril de 2019

    Eu tenho um Corolla 2015 câmbio CVT,e fiz troca do óleo com 90.000 km, apesar de que na própria concessionária indicou que não precisava,mas após várias consultas resolvi trocar,mas vale lembrar que tem ser na máquina específica pra isso,onde o óleo é esgotado totalmente se for manual não é correta.nos câmbios CVT é em torno de 8 litros, assim vc aumenta a vida útil do câmbio e não terá problemas futuros.

  • Avatar
    Rafa 24 de abril de 2019

    Quando trocamos o óleo do Kia Carens do câmbio automático?

  • Avatar
    João Carlos petricioli 24 de abril de 2019

    Boa tarde.. como qe eu faço pra conferir o nível do óleo da pagero TR4 automatica .mi falaram qe tem qe ser com o motor ligado mas tenho dúvidas

    • Avatar
      Leia no MANUAL!! 24 de abril de 2019

      Leia no MANUAL!!

    • Avatar
      Adriano 24 de abril de 2019

      Cambios automaticos sempre se verifica o oleo com o motor ligado.
      É que a bomba de oleo tem que encher o conversor de torque e isso faz baixar o nivel do oleo quando o motor esta ligado.
      Da mesma forma, oleo de cambio automático não se troca esgotando e enchendo novamente a caixa.
      Tem que ser com maquina apropriada que vai introduzindo o oleo enquanto retira o oleo velho, e tudo isso com o motor ligado para que o oleo novo entre em todas as valvulas selenoides que comandam as marchas, bem como do conversor de torque
      Há varias “troca de oleo” especializadas em trocar oleo de cambios automáticos.
      Pesquise google.

  • Avatar
    João Carlos petricioli 24 de abril de 2019

    Boa tarde.. como qe eu faço pra conferir o nível do óleo da pagero TR4 altomatica .mi falaro qe tem qe ser com o motor ligado mas tenho dúvidas

  • Avatar
    Nailson 24 de abril de 2019

    tema polêmico, mas na minha experiência tem de ser trocado de acordo com o rodado e com a coloração do fluido.

    câmbio automático merece atenção redobrada já que reparos são quase inviáveis.

  • Avatar
    Jailton 24 de abril de 2019

    Bom dia, tenho um Chevrolet cruze 2012 tá com 46 km gostaria de saber com quantos km e necessário fazer a troca do óleo do câmbio?

    • Avatar
      Eudes 24 de abril de 2019

      Deixa de ser preguicoso e leia a manual, q lá indica o prazo…!

      • Avatar
        Pablo william 24 de abril de 2019

        No manual diz vitalício kkkk, mas faz um teste pega um carro com caixa manual, o carro com 10 anos de uso, de dois litros vai ter 500 ml kkkk, claro vai continuar funcionando, mas isso desgasta a caixa,e como andar com óleo do motor pelo metade, desgasta e a vida útil dura menos,

    • Avatar
      Pablo william 24 de abril de 2019

      Olá,o óleo da caixa não se troca por km e sim por tempo, caixa manual troca se com o tempo ideal 6 anos de uso, eu troquei do meu com 9 anos de uso, e dos dois litros que vai na caixa, retirei o óleo p ver a medida e tinha 800 ml, então acredito que se carros manual o ideal e de média 6 em 6 anos, claro pode durar mais, Mas a manutenção preventiva sempre faz o carro ter mais vida util

    • Avatar
      Pablo william 24 de abril de 2019

      Caixa manual, e mais barato trocar o óleo, vai de dois a três litros dependendo o carro,mas as automática vai de 7 a 15 litros dependendo o carro. Mas óleo da caixa se troca por tempo e não por km, caixa manual com 6 anos e o ideal, as automática com 10 anos por que vai muito mais litros, e por isso pode demorar mais trocar.

    • Avatar
      Careca 24 de abril de 2019

      O oleo que usa no cambio automatico do cruze é o dextron 6 é para troca com 60.000km.

    • Avatar
      Fernando Romão 24 de abril de 2019

      Bom dia! Deve sim ser trocado, o prazo indicado é o do fabricante da caixa, já que as caixas equipam veículos de diversas montadoras, o km vai depender do país que o carro roda, trânsito, buracos e demais condições que podem determinar se o uso é severo ou não, em são paulo o recomendado é a cada 30 mil km, não existem óleo com vida eterna, todos devem ser trocados já que as caixas automáticas só estragam devido a falta de troca do óleo.

    • Avatar
    • Avatar
      LUIZ ALIBERTI 24 de abril de 2019

      A partir de 50000km é necessário a troca. *

      EDITADO

Avatar
Deixe um comentário