Comprou carro novo com defeito, mas conseguiu dinheiro de volta
O consumidor comprou um Onix que logo começou a fazer barulhos e apresentou um problema grave no motor, mas o dono conseguiu ressarcimento
O consumidor comprou um Onix que logo começou a fazer barulhos e apresentou um problema grave no motor, mas o dono conseguiu ressarcimento
Cidadão entra numa concessionária Chevrolet em São Paulo, a Rumo Norte, e compra um Onix 2012, zero quilômetro. Pouco tempo depois, ainda novinho e na garantia, o veículo aparece com um barulho esquisitíssimo e é rebocado para a concessionária. Era um carro novo com defeito.
O diagnóstico é de um problema grave no motor.
Começa então uma enrolação para o reparo do carro. Prometem uma data que não é cumprida. Outra e mais outra. A fábrica não mandou a peça, houve um problema na remessa, veio a peça errada e nada do Onix voltar para o proprietário.
O dono resolve então fazer valer seus direitos e entrar com uma ação judicial contra a fábrica e a concessionária, alegando desrespeito ao artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. O CDC dá prazo de 30 dias para se resolver qualquer problema detectado num produto novo. Caso contrário, devolver o valor pago ou substituir o carro por outro zero quilômetro.
A Justiça demorou, mas não falhou: em dezembro de 2016, o TJSP condenou fábrica e concessionária, solidariamente, a indenizarem o cliente. Ao valor inicial pago pelo Onix, de R$ 38 mil, foram acrescidos outros R$ 30 mil relativos a juros, correção monetária e danos morais, num total de R$ 68 mil reais.
No caso do carro novo com defeito, o CDC é muito objetivo quanto à responsabilidade da concessionária e até do prazo para repará-lo, como foi o do Onix. Mas, e no caso do carro usado?
Nem sempre o comprador é protegido pelo código do consumidor, pois são duas possibilidades: de se comprar numa loja (da concessionária ou independente) ou de um particular (pessoa física).
Adquirir o carro diretamente do dono tem a vantagem de sair mais barato, pois não existem custos administrativos, comissões, nem impostos. Mas, só vale a pena quando se conhece o dono e o carro.
Pois, ao se comprar um automóvel de uma pessoa física, não se caracteriza a relação de consumo, que é protegida pelo código de defesa do consumidor. No caso de um problema, é bem mais difícil o comprador fazer valer os seus direitos.
O carro comprado numa loja (pessoa jurídica) se enquadra no CDC e ela tem que se responsabilizar por seu histórico (boa procedência) e ainda dar uma garantia de pelo menos três meses em todos os componentes mecânicos. O comprador é protegido pela legislação.
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estou nessa luta com a RENAULT vendeu meu Logan 2017-2018 com defeito no motor com 2 mil km me fui obrigado a receber o carro de volta com 45 dias depois achando eu que eles tinham feito a troca no MOTOR por um novo, quando vi foi feito retifica, nunca vi isso hoje estou andando com 1 lt de oleo no carro para fica completando a cada 3 mil km. movi a ação estou no aguardo ate hoje com essa nossa justiça.
Estou com esse mesmo problema numa discovery sport 20/20, o carro foi vendido como flex, mas não aceita o etanol, a montadora fica se defendendo e dixendo que irão resolver, mas não resolvem, Já estou reunindo a papelada e vou iniciar um processo contra a montadora.
Caro Boris, muito boa tarde!
…. Neste caso a justiça foi feita! Estamos casados de algumas Concessionárias que não vão com a cara do cliente e fazem corpo mole ou empurram o famoso “mal uso” ou “não tem peça”.
…. Tomara que o povo sempre acione a justiça nestes casos, pois depois o dinheiro perdido e tempo vem com juros, correção monetária e o ótimo “danos morais”.
…. Quero deixar aqui o meu parabéns ao bom trabalho dos peritos automotivos do Brasil, mecânicos e aos advogados que defendem os direitos do cidadão de bem que comprou seu carro 0 km com defeito de fábrica e a Concessionária o deixou na mão por mais de 30 dias!
Um forte abraço,
Olá. Estou com este problema tbm comprei um Onix Premier 2 no dia 30 de junho 2020 recebi no dia de julho de 2020 viajei com o carro dia 19 de julho o carro apresentou um problema acionei o seguro levei na revendedora alegram mal uso, entrei em contato com a GM quase n obtinha uma resposta, quando mim dão uma resposta dizer q e com a revendedora como vou comprar um carro zero tão caro e vou fazer mal uso isso e um absurdo,estou transtornada.